quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ferreira Gular ganha prêmio

Em Alguma Parte Alguma, livro mais recente do poeta brasileiro Ferreira Gullar, fez seu autor ganhar o 1º Prêmio Moacyr Scliar de Literatura, de 15 mil reais.A editora José Olympio, dententora dos direitos de distribuição da obra, também foi reconhecida, recebendo 30 mil reais. Priorizando a poesia em sua primeira edição, o prêmio é realização da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul por meio do Instituto Estadual do Livro e da Associação Lígia Averbuck.

Ferreira Gullar

Em Alguma Parte Alguma, marca o retorno de Gullar à publicação de poesias após 10 anos sem fazê-lo. Segundo reportagem publicada no site do jornal O Estado de São Paulo, o autor declarou o apreço sobre o reconhecimento, dizendo:
"Fiquei bastante feliz não só porque é a primeira vez que ele é dado, mas também pela razão de ter o nome de Moacyr Scliar, que era um amigo muito querido, um companheiro fraterno e um grande escritor. Eu gostaria de homenageá-lo com esse prêmio".
Ele ainda completou falando sobre seu processo criativo:
"Escrevo poesia muito raramente porque, no meu caso, a poesia é uma coisa que não controlo. Só quando o mundo espanta, quando alguma coisa surpreende, maravilha ou atordoa é que você escreve. Quem me dera que eu pudesse escrever todo dia um poema".
O último poema escrito por Ferreira Gullar, nasceu em novembro de 2009.

A comissão julgadora foi formada por Heloisa Buarque de Hollanda, Ricardo Vieira Lima, Antônio Carlos Secchin, Armindo Trevisan e Carlos Felipe Moisés. O prêmio será entregue no dia 29 de março. As obras Em Trânsito, de Alberto Martins; A Vida Submarina, de Ana Martins Marques; Lar, de Armando Freitas Filho, e Aleijão, de Eduardo Sterzi, receberam menção honrosa.

Capa da obra premiada.
Leia, abaixo a sinopse do livro Em Alguma Parte Alguma, publicada no site da editora José Olympio:
Após dez anos da publicação de seu último livro de poemas, Muitas vozes, Ferreira Gullar entrega ao público, agora, este Em alguma parte alguma, em que dá prosseguimento à reflexão poética sobre a existência. Este difere dos livros anteriores, no desenvolvimento de novos temas e, sobretudo, pelas questões que suscita na realização do poema.
É ele mesmo, o autor, quem costuma assinalar, como característica de sua produção poética o fato de que, sem que o busque deliberadamente, cada um de seus livros de poemas difere do outro, bem mais do que costuma ocorrer num mesmo autor. Faz questão de assinalar que não planeja seus livros de poemas, sendo eles, portanto, resultado da própria indagação poética e da reflexão sobre a vida e sobre seu trabalho de poeta. 
Ferreira Gullar afirma que o seu poema nasce do “espanto”, quando inesperadamente depara-se com um aspecto inesperado do real e, a partir daí, vão se sucedendo os poemas, até que a motivação se esgote. Isso explica a recorrência de determinados temas, que, tempos depois, voltam a ganhar atualidade. 
Nestes últimos anos, a obra de Ferreira Gullar, já consagrada pela crítica e pelos leitores, foi distinguida com prêmios de alta significação na vida cultural, como o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, e, este ano, com o Prêmio Camões, a mais alta distinção que se concede a escritores de língua portuguesa. Gullar foi também indicado para o Prêmio Nobel de Literatura, em 2002 e 2004.
Livro: Em Alguma Parte Alguma
Autor: Ferreira Gullar
Gênero: Poesia
Editora: José Olympio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...