quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

[Resenha] Poemas Escolhidos de Gregório de Matos

Capa
Quando me deparei com Poemas Escolhidos de Gregório de Matos, pensei: “Uau! Quanta coragem!”, isso porque José Miguel Wisnik, responsável pela seleção e prefácio do livro, teve em suas mãos um desafio que não é seria vencido por qual quer um. Falando assim pode parecer um exagero, mas não o é. Gregório de Matos é considerado um dos maiores poetas Barroco das Américas. Além disso, nem todos os poemas atribuídos ao Boca do Inferno foram realmente escritos por ele. Logo, a proeza de Wisnik é plenamente justificável. 

O “Prefácio” dividi-se em três partes. Na primeira delas, “Esboço biográfico”, o leitor passa a conhecer quem foi Gregório de Matos e Guerra, nascido em Salvador (1633 ou 36) e morto no Recife (1696), arcebispo, marido, advogado – doutor in utroque jure*, pela Universidade de Coimbra -, poeta na Bahia colonial e dono de uma biografia cheia de aventuras, amigos e inimigos. A segunda, por sua vez, é um “Estudo Crítico” que apresenta as características do período vivido pelo poeta e como elas influenciaram em sua escrita: o embate entre a mentalidade jesuítica e a Contrarreforma, somadas à sua “consciência dividida entre a moral pública, ascética, e a prática sensual, privada”. A seguir temos, então, explicações sobre a poesia satírica – que registrou e criticou as transformações socioeconômicas vividas no política colonial –; sobre a poesia lírica-amorosa e seus confrontos entre asceticismo e sensualidade, corpo e alma – levando muitas vezes a oximoros preciosos – e sobre a poesia religiosa, em que “a dualidade matéria / espírito projeta-se na dualidade culpa / perdão”. Por fim, mas não menos importante, José Miguel Wisnik explica como foi o processo de seleção dos poemas e como a obra está organizada. 

Findada a leitura do “Prefácio”, o leitor encontra uma lista de uma pequena “Bibliografia”, também dividida em três partes: “Do autor”, “Antologias anotadas”, “Sobre o autor”. Os livros ali mencionados podem servir para quem, após a leitura, quiser aprofundar seus conhecimentos acerca de Gregório de Matos. E, em continuidade, temos os poemas organizados em: 

• Poesia de Circunstância (I - satírica e II – encomiástica) 
• Poesia Amorosa (I – lírica e II – erótico-irônica) 
• Religiosa 

O que dizer deles?! A força sonora (rimas, aliterações, assonâncias**) embala o leitor, tornando a leitura prazerosa. Os jogos de ideias, a ironia e zombaria das sátiras nos fazem gargalhar e ao mesmo tempo refletir (muitas das mazelas que li sendo alvo de críticas do Boca do Inferno nos tempos coloniais me fizeram recordar o que ainda hoje é vivido no Brasil). As intertextualidades com as figuras mitológicas provocam o leitor a querer saber mais sobre Baco, Apolo, Cupido, Janos, Saturno e tantos outros personagens clássicos. O vocabulário surpreende, já que muitos dos termos – alguns de baixo calão – ainda se mantém atual. Em suma, o livro é um deleite para apaixonados por poesia e/ou pelo Barroco. Ademais, as notas de rodapé ajudam o leitor a esclarecer o significado dos vocabulários em desuso e a entender quem são as pessoas e personagens citados nos poemas – fato que ajuda na interpretação do que é lido. 


Livro: Poemas Escolhidos de Gregório de Matos 
Autor: Gregório de Matos 
Seleção e prefácio: José Miguel Wisnik 
Ano: 2010 
Páginas: 360 
Coleção: Listrada 

_______________________
*in utroque jure = em ambos os direitos. Ou seja, no civil e no canônico. (Definição do site Revisões e Revisões
**Aliterações = repetição ritmada de um som de consoantes idênticas ou semelhantes em um verso. || Assonância = repetição ritmada de vogais idênticas ou semelhantes em um verso.


Sobre a Autora:
Fernanda Rodrigues Fernanda Rodrigues é bacharela em Letras (Português e Inglês) e estudante do curso de Formação de Professores na USJT. Além de ser professora de Língua Inglesa, é louca por assuntos que envolvam a Literatura, as demais artes e o processo de ensino e aprendizagem. Escreve no Algumas Observações, no Escritos Humanos, no Teoria, Prática e Aprendizado e no Barbie Nerd

4 comentários:

  1. Nossa. Adorei essa sua resenha crítica sobre o livro. Aliás, pra mim, o Gregório de Matos é um dos maiores poetas que produziu no Brasil, até porque não é só o vocabulário que permanece até hoje, muito da estrutura poética dos tempos de hoje é também repetida e copiada. Se pensarmos bem na estética desse poeta até o concretismo já fora previsto pelo poeta. Em certos poemas ele tem uma preocupação espacial para entender o jogo de sentidos utilizados no texto. Em suma, ler gregório de matos sempre é bom. Principalmente a satírica, em que ele critica a tudo e todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nagai, Gregório de Matos é realmente ótimo! Eu sou super fã dele. A poética dele é fruto de muitas pesquisas - eu mesma já fiz um monte delas - e, sei que este post poderia ser imenso. A cada leitura, descobrimos uma 'sacada' nova dele!
      É por isso que gosto tanto!

      Um beijo,

      Excluir
  2. Minha amiga amada, se lhe for contribuir, tenho as resenhas dos 5 volumes da série Pearcy Jackson e os Olimpianos (Atividade Complementar da facul)... não sei se lhe é útil.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amada!

      Bom ter você por aqui!
      Saudades suas infinitas!

      Obrigada pelo oferecimento da resenha. Vou ver com as meninas que tbm escrevem aqui, aí te lo digo! ;)

      Beijos,

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...