domingo, 12 de janeiro de 2014

Ela, por Machado de Assis

Hoje é aniversário do primeiro poema publicado por Machado de Assis, quando ele tinha apenas 16 anos de idade. A publicação data de 12 de janeiro de 1855. Vamos conferir?!


ELA
Seus olhos que brilham tanto,
Que prendem tão doce encanto,
Que prendem um casto amor
Onde com rara beleza,
Se esmerou a natureza
Com meiguice e com primor

Suas faces purpurinas
De rubras cores divinas
De mago brilho e condão;
Meigas faces que harmonia
Inspira em doce poesia
Ao meu terno coração!

Sua boca meiga e breve,
Onde um sorriso de leve
Com doçura se desliza,
Ornando purpúrea cor,
Celestes lábios de amor
Que com neve se harmoniza.

Com sua boca mimosa
Solta voz harmoniosa
Que inspira ardente paixão,
Dos lábios de Querubim
Eu quisera ouvir um -sim-
P’ra alívio do coração!
Vem, ó anjo de candura,
Fazer a dita, a ventura
De minh’alma, sem vigor;
Donzela, vem dar-lhe alento,
“Dá-lhe um suspiro de amor!”

ASSIS, Machado de, 1839 – 1908 O Almada & outros poemas / Machado de Assis – São Paulo Globo 1997 – (Obras completas de Machado de Assis)

Um comentário:

  1. No ensino médio eu não entendia por que o Machado não era tão conhecido pelos seus poemas líricos (talvez por que ele estivesse enquadrado na escola realista quando muito dos seus poemas eram românticos). O fato é que eu acabei pedindo de presente o livro Toda Poesia de Machado de Assis pra conhecer melhor o autor nesse chão de poesia e fiquei encantado. Uma das minhas favoritas é a primeira que ele escreveu logo depois que a sua esposa faleceu.

    A Carolina

    Querida, ao pé do leito derradeiro
    Em que descansas dessa longa vida,
    Aqui venho e virei, pobre querida,
    Trazer-te o coração do companheiro.

    Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro
    Que, a despeito de toda humana lida,
    Fez a nossa existência apetecida
    E num recanto pôs um mundo inteiro.

    Trago-te flores, - restos arrancados
    Da terra que nos viu passar unidos
    E ora mortos nos deixa separados.

    Que eu, se tenho nos olhos malferidos
    Pensamentos de vida formulados,
    São pensamentos idos e vividos.

    Um abraço,
    oepitafio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...