terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

[Resenha] Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice

(Por Camila Comparini)
 
“ – Qual a quantidade de fita que você trouxe? – perguntou o vampiro, virando-se agora de modo que o menino pudesse ver seu perfil. – O suficiente para registrar a história de uma vida? - Certamente, se for uma vida movimentada. Às vezes chego a entrevistar três ou quatro pessoas, numa noite de sorte. Mas tem de ser uma boa história. - É claro – respondeu o vampiro – Então, gostaria de lhe contar a história da minha vida. Gostaria muitíssimo de fazê-lo.” 

 E é assim que começa a aventura vampiresca de Entrevista com o Vampiro. O livro é contado em primeira pessoa e com diálogos às vezes maçantes, mas bem interessantes. Louis de Pointe du Luc era apenas um jovem de 25 anos quando virou vampiro em 1791. Morador de Louisiana, em Nova Orleans, era um jovem rapaz da alta sociedade quando começou a tragédia em sua vida. 

 Muito diferente do filme, o livro fala da família de Louis: de como seu irmão enlouqueceu após a vinda para Orleans, do seu desejo de virar padre, de suas visões e de como ele se suicidou ao ouvir que Louis não venderia a casa e suas plantações. Sentindo-se culpado pela morte de seu irmão, nosso entrevistado comea a se embebedar, vivendo como um homem que quer morrer, convidando todos a matá-lo. Quem aceita o convite? Um vampiro, o vampiro Lestat, que lhe suga o sangue, deixando não à beira da morte, mas quase. 

Após dias de delírio, fúria descontrolada e o desejo de morrer, Lestat volta para a fazenda de Louis para finalizar o que tinha começado noites antes. “-Lembro–me que o movimento de seus lábios arrepiou todos os cabelos de meu corpo, enviando uma corrente de sensações através de meu corpo que não me pareceu muito diferente do prazer da paixão [...]” 

O desenvolver erótico das personagens, a paixão e o ódio de Louis por seu criador, por sua vontade de não largar sua alma humana (não querendo sugar o sangue enquanto está com fome), rendem muitas brigas entre os vampiros da narrativa.

(Chega a ser engraçado o cinismo de Lestat com essa condição de Louis.) 

Após muitas desavenças e muitas brigas, Louis faz algo que mudará sua vida vampiresca para sempre: ele encontra uma menina, uma linda menina de menos que 6 anos junto ao corpo de sua mãe morta pela peste negra. Louis suga seu sangue, e Lestat a transforma em vampiresca para fazer companhia ao seu amado. Porém a trama com Claudia deixa tudo mais egoísta, possessivo. Claudia resolve matar Lestat, para que eles fiquem livres de seu criador, Louis submisso ao seu amor por Claudia aceito à ideia. Mas nem sempre tudo dá certo, até mesmo para os vampiros. 

Este primeiro livro das Crônicas Vampirescas é o ponta-pé para entramos neste mundo de muitas aventuras, romances devastadores, banhos de sangue, mortes, comédia, horror. E, é claro, sangue, muito sangue. 

Livro: Entrevista Com o Vampiro
Autor: Anne Rice
Editora: Rocco 
Lançamento: 1992
Tradução: Clarice Lispector

Sobre a Autora:
Camila Comparini Camila Comparini é Farmacêutica e Bioquímica formada pela Universidade Metodista de São Paulo. Adora ler, adora Literatura de Fantasia e Romance Policial e defende com unhas e dentes esse tipo de literatura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...