domingo, 28 de setembro de 2014

[Resenha] Cartas a Amélia, de Pedro Costi

Trecho de Cartas a Amelia, de Pedro Costi.

“Não te abisma Amélia, a impotência humana de admirar o mundo?”

Não é a toa que Pedro Costi faz parte do selo Talentos da Literatura Brasileira. Com apenas 20 anos, este gaúcho escreveu Cartas a Amélia, um livro intenso, poético, filosófico e lindo – desses que nos deixa triste porque acabou.

O livro descreve uma série de cartas de Pierre, um poeta que sai em uma viagem sem destino certo. As epístolas são endereçadas a uma jovem chamada Amélia e relatam tanto o sentimento de seu redator, quanto as aventuras de sua jornada.

Ao deixar o seu apartamento e embarcar em um trem para a cidade mais distante, Pierre parte em uma busca por si mesmo. Na viagem, encontra de tudo: o artista, o músico, o louco, a morte, o amor, a infância. Com cada um Pierre aprende, levando e deixando um pouco de si pelo caminho. Com a viagem do personagem, o leitor aprende sobre a sua própria vida. A jornada de Pierre também passa a ser a nossa jornada.

A capa de Monalisa Morato é reflexo da beleza da obra. A entrega, a docura, a natureza, o bucolismo que traz a paz em meio a um desespero da alma. Até a tristeza é bela em Cartas a Amélia.

É impossível não ser tocado por palavras tão doces e por reflexões são profundas. São justamente estas reflexões em formato de confissões que nos fazem quer ler a obra do começo ao fim. Ler Cartas a Amélia é um degustar poético que nos enche de esperança, mesmo nos momentos de despedidas, nas horas de angústia.

"E da pureza fizeram-se os sonhos".



Livro: Cartas a Amelia
Autor: Pedro Costi
Páginas: 176
Editora: Novo Século
Sinopse: Não te abisma, Amélia, a impotência humana de admirar o mundo? Ao iniciar uma viagem que busca descobrir o Ao iniciar uma viagem que busca descobrir o mundo e a si mesmo, Pierre relata através de cartas destinadas a sua amada Amélia, um profundo questionamento filosófico sobre a vida, o ser e alma humana. Poesia, amor, tristeza, solidão e todos os sentimentos que permeiam o espírito são aludidos e inquiridos com extrema sensibilidade. Cartas a Amélia promete proporcionar ao leitor um verdadeiro mergulho filosófico à essência humana, que busca sanar indagações e trazer acalanto à alma.


-----------------------------------------------

Sobre a Autora:

Fernanda Rodrigues é bacharela em Letras (Português e Inglês) e licenciada no curso de Formação de Professores da USJT. Além de ser professora de Língua Inglesa, é louca por assuntos que envolvam a Literatura, as demais artes e o processo de ensino e aprendizagem. Escreve no Algumas Observações e no Teoria, Prática e Aprendizado.

Um comentário:

  1. Ai, meu Deus.
    Precisando desse livro URGENTE por motivos de: eu amo o nome Amélia, eu amo cartas, eu amei a capa.
    E, ah, amei o seu blog! :D

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...