quarta-feira, 1 de outubro de 2014

[Resenha] Perdendo-me, de Cora Carmak

Clichê. Essa é a palavra perfeita para definir “Perdendo-me”, da autora Cora Carmak, um dos New Adults lançados pela editora Novo Conceito. A obra fala sobre Bliss Edwards, uma menina de 20 e poucos anos que está concluído sua faculdade de Artes Cênicas, mas tem um problema. Ela é ainda virgem. Em um mundo em que a maioria das meninas dessa idade já fez sexo, Bliss se questiona por que ela não consegue ir até o fim. Obcecada em controlar tudo, a personagem vê o sexo como algo incontrolável.

Uma noite sua amiga, Kelsey, faz com que ela sai para um bar e finalmente acabar com este “probleminha”. Meio reticente sobre essa saída, Bliss acaba conhecendo Garrick, um inglês lindo que a faz jogar para o alto todas suas preocupações, porém, quando as coisas começaram a esquentar ela dá pra trás. Pobre Bliss não contava com uma grande surpresa no dia seguinte, ao ir para aula e Garrick estava lá.

Como todo livro de amorzinho, claro que tem um amigo apaixonado que leva um fora e torna a vida da personagem principal em um mundo de incertezas, de arrependimentos e de muito drama.

A escrita é simples e os diálogos também, isso faz com que a leitura flua de forma rápida e não cansativa. É a vida da personagem que está ali para nossos olhos atentos. E só. Não tem um grande plot, com grandes questões a serem resolvidas, ou um clímax que surpreenda o leitor. Confesso que nunca tinha lido nada deste gênero, então não posso fazer um grande julgamento no estilo. 

Fato é que poderia ter sido incluído mais coisa na história.  A sensação, pelo menos para mim, é que está faltando coisa, ou que poderia ter sido mais elaborado. Não sei.

Ter um livro que o foco principal é a ansiedade de deixar de ser virgem e a pressão feita pelo psicológico e pela mídia é um assunto bem relevante para as meninas público-alvo. No final, a mensagem que a autora tenta deixar, ou pelo menos foi o que eu tirei das 288 páginas, é que não importa quando vai acontecer desde que seja com a pessoa certa e quando você estiver preparado. Não se jogar só pelo fogo do momento ou porque alguém estar “forçando”.


Perdendo-me é o primeiro livro da trilogia que leva o mesmo nome. Os outros livros serão lançados no Brasil em breve.

Livro: Perdendo-me
Título Original: Losing It
Autor: Cora Carmak
Tradução: Ana Death Duarte
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
Sinopse: VIRGINDADE. Bliss Edwards vai se formar na faculdade e ainda tem a sua. Chateada por ser a única virgem da turma, ela decide que o único jeito de lidar com o problema é perdê-lo da maneira mais rápida e simples possível com uma noite de sexo casual. Tudo se complica quando, usando a mais esfarrapada das desculpas, ela abandona um cara charmosíssimo em sua própria cama. Como se isso não fosse suficientemente embaraçoso, Bliss chega à faculdade para a primeira aula do último semestre e... adivinhe quem ela encontra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...