domingo, 22 de julho de 2012

[resenha] Resposta Certa, de David Nicholls

Um livro não tão divertido quanto parece, porém não tão insosso quanto pensei. 

Brian Jackson, um garoto pobre, que tem uma bolsa de estudos e ótimas notas, entra para a universidade com uma grande ambição: participar do famoso programa Desafio Universitário, um jogo de perguntas e respostas em que poderá enfim demonstrar todo o seu talento para generalidades. Após entrar para a equipe da faculdade e passar pela fase classificatória, Brian se prepara para seu primeiro embate na televisão (ao mesmo tempo em que se vê apaixonado por uma de suas colegas de time: a bela e carismática aspirante a atroz Alice Harbisson). 

Quando Alice se recusa a ceder a seus encantos ligeiramente ansiosos, Brian elabora um plano infalível para conquistar o coração de sua amada de uma vez por todas. Ele vai ganhar o jogo. A qualquer custo. Porque, afinal, todos sabem que o que uma mulher realmente procura em um homem é uma vasta gama de conhecimentos... 

Eu sei que não devemos comparar uma obra à outra, mas fazendo isso. Devo dizer que há um meio abismo de distância entre Resposta Certa e Um dia. Até porque Resposta Certa é o primeiro livro do autor e Um dia é o último, então, há uma evolução gritante entre as duas obras. 

A história é narrada em primeira pessoa, no presente, e todos sabem que tenho um grande problema com esta narrativa. Essa coisa de ver apenas um lado da história não combina comigo, sério. Mas estamos falando de David Nicholls e, se tratando dele – para mim –, qualquer narrativa era cativante.
No entanto, Resposta Certa está em cheque e, francamente, a história deixou um pouco a desejar. Sendo que o culpado disso é Brian Jackson, o protagonista, que é totalmente chato. 

Não sei por que, mas Brian me fez lembrar de Ian – namoradinho de Emma Morley, em Um Dia – e até me perguntei se não era um spin-off, com mudança de nome e de época. Brian e Ian são dois personagens bobos, apesar de adoráveis, beirando a chatice com um estoque de piadas completamente sem graça, que os coloca em situações constrangedoras e embaraçosas. 

O livro demorou muito para me cativar. A cada piada sem graça que Brian fazia, uma lhama do deserto morria, e eu sentia uma vontade imensa de me jogar pela janela mais próxima. Mas – por incrível que pareça – são exatamente essas brincadeiras sem graças e as colocações errôneas do protagonista que dão esse toque humorístico sutil à obra. 

Embora o protagonista seja bem enfadonho, tenho que dar a mão à palmatória quanto ao quesito construção de personagens: Brian é muito real, ele pode ser o vizinho, o primo ou até você mesmo. Em Um dia é a mesma coisa, e levando em consideração que Resposta Certa é o primeiro romance do autor, pode-se concluir que este é um mérito dele mesmo. Um talento bem natural para isso. 

É claro que o livro não é apenas feito pelo Brian Jackson, mas também por Rebecca e Spencer, dois personagens que, se o autor resolvesse explorar um pouco mais, iriam ser mais fantásticos do que já são; Spencer é um amigo fiel e leal, embora nosso “herói” seja um completo babaca com ele durante a história; já Rebecca é uma garota atraente, que deveria estar no lugar da linda e provocante Alice. 

A obra ainda tem algumas referências culturais maravilhosas. Confesso que quando ele citou Grandes Esperanças – Nicholls é muito, muito fã mesmo de Dickens – e As Crônicas de Nárnia, meu coração derreteu e quase dei uma chance a Brian... Quase. 

Há, sem sobra de dúvidas, uma evolução enorme na escrita do autor. Ainda que sejam histórias bem distintas, o leitor é capaz de encontrar características do escritor, como os personagens fortes e com personalidade própria, não uma coisa fingida; uma narrativa completamente envolvente e as referências culturais, musicais e até mesmo literárias. 

Enfim, o livro é muito bom, não chega a ser “nossa-que-livro-hilariante-vou-morrer-de-rir”. Sendo sincera, a escolha entre rir um pouco sim ou cometer suicídio fica em suas mãos! 

Título Original: Starter for ten 
Autor: David Nicholls. 
Editora: Intrínseca

Sobre a Autora:
Ana CarolineAna Caroline é estudante de Letras Português Francês na Universidade Federal de Sergipe. Adora ler, é apaixonada por séries da Literatura de Fantasia e espera desenvolver um trabalho de pesquisa sobre esse tema na faculdade. Trabalha em uma livraria, onde o contato diário com os livros levou a desejar criar esse blog. Escreve no Loucuras de Caroline.

4 comentários:

  1. Apesar de não gostar da linha literária que David Nichols escreve, devo dizer que seus romances cativam e conquistam aqueles leitores apaixonados. Seus personagens conseguem transmitir um Tom de realidade, através de seus comportamentos e ações. Ana, lindo trabalho fofinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Philipe! Esse é o grande diferencial de Nicholls, a narrativa dele é cativante demais e os personagens os mais verdadeiros possíveis.

      Beijo!

      Ana Caroline

      Excluir
  2. "A cada piada sem graça que Brian fazia, uma lhama do deserto morria, e eu sentia uma vontade imensa de me jogar pela janela mais próxima." - HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    É, Brian é chato pra burro; e burro tb, rs. Mas realmente...Vc pode vê-lo na esquina.

    David Nicholls escreve mt bem, mas ainda o considero um genérico do Nick Hornby. :)

    Beijooooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleice,

      Foi pior do que eu imaginava! Nossa! Achei que não ia terminar nunca. Brian é muito retardado mew, não tenho paciência e nem estrutura para isso.

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...