sexta-feira, 20 de julho de 2012

Especial dia dos amigos: Os melhores amigos da Literatura.

Hoje, 20 de Julho, comemoram-se o dia do amigo. E para celebrar a data, o Nosso Clube do Livro faz uma homenagem bem singela a todos os melhores amigos da literatura. Mas antes, vamos conhecer um pouco sobre a história do Dia do amigo? 

A origem do Dia Internacional da Amizade é controversa. Isto é, ninguém sabe ao certo como foi que surgiu a idéia de se criar um dia especialmente dedicado aos amigos. Entretanto, acredita-se que a idéia tenha partido de um dentista argentino, chamado Enrique Febbaro. Segundo histórias contadas na Internet, esse dentista, entusiasmado com a corrida espacial que estava a todo vapor na década de 60, decidiu prestar uma homenagem a toda a humanidade por seus esforços em estabelecer vínculos para além do planeta Terra. Durante um ano, Febbaro teria divulgado o seguinte lema: "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro". Algum tempo depois, com a chegada do homem à Lua em 20 de julho de 1969, ele escolheu esta data para fazer uma festa dedicada à amizade. A história diz ainda que a comemoração tornou-se oficial em Buenos Aires, capital da Argentina em 1979 e, devagarzinho, acabou sendo adotada em outras partes do mundo. – Fonte: Portal São Francisco 

Agora vamos a lista?

Harry Potter, Rony Weasley e Hermione Granger. – (Harry Potter, J.K. Rowling) 

O trio mais famoso do mundo literário é o primeiro da nossa lista. A amizade deles começou de uma forma simples, com alguns probleminhas entre Granger e Weasley, mas nada que pudesse superar o que sentiam um pelo outro. Quem não chorou, sorriu e sofreu com esse trio hein?! O Harry tem a família, o Ron a oportunidade de ter e fazer algo importante com o Harry. 

Emma Morley e Dexter Mayhew – (Um Dia, David Nichols) 

Eu sei que eles estão mais para casal do que para amigos, mas Emma sempre foi a melhor amiga de Dexter e ele sempre fez questão de deixar isso bem claro. A cumplicidade entre eles era enorme e palpável. Uma das melhores amizades que eu já conheci. 

Amir e Hassan – (O Caçador de Pipas, Khaled Housseini) 

Esse é um dos maiores exemplos de amizade que já vi em toda minha vida, a devoção de Hassan tem por Amir é exagerada, porém linda! Ele não é apenas amigo, é defensor, conselheiro e verdadeiro. Nunca me esqueço da máxima do livro: “Por você, eu faria mil vezes”. 

O Pequeno Príncipe e a Raposa – (O Pequeno Príncipe, Antonie de Saint-Exupéry)

Sim! Porque não eles? Uma amizade clássica, sinônimo de espera e de amor. Uma das mais lindas que conheci, uma amizade que começou do nada e nem mesmo toda a fama de mal da Raposa, afastou o Pequeno Príncipe dela. "Se tu vens às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz." 

Lúcia e Sr. Tumnus – (As Crônicas de Nárnia – O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, C. S. Lewis) 

A amizade de Tumnus e Lúcia surgiu de uma forma inusitada e foi por causa dessa amizade que o mundo os irmãos tiveram a primeira aventura em Nárnia. Lúcia foi até o fim para salvar o amigo e Tumnus fez a mesma coisa. Um exemplo muito bonito de amizade. 

Ivan e Elizabeth Egan – (Se você me visse agora, Cecelia Ahern) 

O amigo imaginário que mudou a vida de Elizabeth! A amizade mais inusitada que já vi, contudo uma das mais belas e verdadeiras. Ivan ajudou Elizabeth a melhorar e até mesmo a se tornar uma pessoa melhor. 

Percy Jackson, Grover e Annabeth – (Percy Jackson e os Olimpianos, Rick Riordan) 

Outro trio maravilhoso e divertido da literatura fantástica, tudo bem que foram muito comparados com o trio de Harry Potter, mas quem leu as duas sagas sabe que a história de amizade entre eles são diferentes e que cada uma tem sua particularidade. 

Bella Swan e Jacob Black. (Twilight Saga, Mayer) 

Apesar do amor que Jacob sente pela Bella, a amizade deles é maior do que isso. Jacob é o tipo de amigo protetor, que só quer o bem dela e faz de tudo para vê-la bem. Até sofre com algumas decisões que a moça toma, mas mesmo assim está lá para proteger, aconselhar e amar. 

Légolas e Gimli – (O senhor dos anéis, Tolkien) 

Uma das amizades mais improváveis, mas mesmo assim eles colocam a disputa e diferenças entre elfos e anões de lado para um bem maior que eles. 

Lena, Carmen, Bridget e Tibby – (A irmandade dos jeans viajante, Ann Brashares) 

Amo demais esse quarteto e para mim é um dos maiores exemplos de amizades na literatura. Lena, Carmen, Bridget e Tibby são amigas desde infância e uma calça as une ainda mais, são companheiras, cúmplices uma da outra, brigam entre elas, mas a amizade nunca foi embora. 

Pronto, está aí nossa lista e você, tem mais alguém que queria adicionar? 
Comenta ai! 

Feliz dia do amigo :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...