Para quem quiser se aprofundar mais sobre o assunto, seguem algumas referências de leitura:
Teoria literária infantil
- AGUIAR, Vera Teixeira de. Leituras para o Ensino Fundamental: critérios de seleção e sugestões. In: Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Perspectiva, 2003
- ABRAMOVICH, Fanny. O Estranho Mundo que se Mostra às Crianças. São Paulo: Summus editorial, 1983.
- ABRAMOCHI, Fanny. Do que ando sentindo falta na Literatura Infantil Brasileira. In: Bibliografia de Infantil Brasileira. São Paulo: sem editora, 2001.
- COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil – abertura para a formação de uma nova mentalidade. In: Literatura Infantil e Juvenil. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004.
- MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2006. Coleção primeiros passos.
- LAJOLO, Marisa. O texto não é pretexto. In: Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Perspectiva, 2003.
- SANDRONI, Laura. A estrutura do poder em Lygia Bojunga. In: Literatura infantil e juvenil. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
- SILVEIRA, Cristina. Ziraldo na Sala de Aula. São Paulo: Melhoramentos, 2009.
- ROSEMBERG, Fúlvia. Discriminações étnico-raciais na literatura infantil e juvenil brasileira. In: Literatura Infantil e Juvenil. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002.
- ZIMBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro, Objetiva, 2005.
Ilustrações de literatura infantil
- BARBIERI, Ivo. Educação Artística – Proposições Básicas. São Paulo: sem editora, 2002.
- WERNERCK, Regina Yolanda. A importância da imagem nos livros de literatura infantil. In: Literatura infantil e juvenil. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002.
- Princípios da arte. In: Rumos da arte. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
Referências publicadas originalmente aqui.
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