terça-feira, 5 de novembro de 2013

[Resenha] Os Adoráveis, de Sarra Manning


Fazendo uma leitura dessas só por ler, pode-se dizer que Os Adoráveis, da britânica Sarra Manning, é apenas um romance adolescente, desses feitos para passar o tempo. Entretanto, o leitor mais atento notará algumas temáticas correntes nos cotidianos das grandes metrópoles, uma vez que a obra aborda a relação familiar sob os dois pontos de vista: o da família nada convencional e o da família perfeita. 

A narrativa nos é contada em primeira pessoa, na alternância de duas personagens. A primeira delas é Jeane, uma garota tida por todos no mundo real como excêntrica e amarga, mas que é extremamente popular no seu ofício de blogueira no blog Adorkable. Famosa e interessante na internet, a menina é vencedora de prêmios de jornais de grande circulação – como o The Guardian – e sobrevive das palestras e eventos que faz por ser um jovem talento empreendedor.

Página de abertura.

Independente, Jeane mora sozinha – os pais se separaram e a irmã está estudando medicina nos EUA – e não tem amigos, pois, de uma forma ou de outra, ela se sente entediada com os jovens que só falam das mesmas coisas e vestem as mesmas roupas. A história começa de fato, quando Michael Lee – o garoto mais bonito e popular da escola – vai alertá-la que Barney – namorado de Jeane – está dando em cima de Scarlett, sua namorada. Aliás, é justamente Michael Lee que traz a outra perspectiva de tudo o que acontece na trama. 

Enquanto Jeane se acha autossuficiente, Michael tem uma vida regrada em que tenta agradar a todos ao seu redor. Com uma mãe controladora, um pai amável e irmãs mais novas que, de tão fofas, às vezes o irritam, o menino tenta ser o mais perfeito possível para não magoar alguém. 

Bem humorado, Os Adoráveis é aquele tipo de livro que, apesar de grande, lemos em um pulo. Até onde uma adolescente de 17 anos consegue tocar a vida sem o apoio da família? Como fica a vida de Jeane depois que ela se vê sem Barney? E é claro, até onde vai essa relação entre ela e Michael Lee? É justamente o contraste entre as duas personagens, que faz com que elas se descubram. Jeane passa a perceber que o mundo não é tão “ele usa Hollister e por isso merece o meu desprezo”, já Michael entende que o mundo virtual é tão palpável quanto o fora dele. 

As dúvidas acima apresentadas são esclarecidas com uma trama bem humorada, leve, divertida. As idas e vindas entre os casais, a busca de identidade de Jeane, a tentativa de independência da família perfeita de Michael, tudo nos faz querer saber mais e mais. As menções ao uso das tecnologias - do twitter, principalmente - faz com que os leitores mais tecnológicos não apenas gostem do que leem, mas se identifiquem. A verossimilhança faz-se presente, tornando o livro contemporâneo de seu leitor.

Ao fazer com que as vidas milimetricamente planejada de Michael e estritamente monótona de Jeane saiam de seus eixos, a autora nos faz refletir sobre o quanto é fundamental que as pessoas se deixem levar pelo inesperado para que suas vivências ganhem algum sentido. No fundo, a trama nos mostra que não se pode viver de aparências regradas e pré-estabelecidas, já que o popular é inteligentíssimo e a egocêntrica tem sim um coração (não tão gelado).

Livro: Os Adoráveis
Título original: Ardokable
Autor: Sarra Manning
Tradução: Ronaldo Luís da Silva
Páginas: 384
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Jeane é blogueira. Seu blog, o Adorkable, é um blog de estilo de vida — na verdade, o estilo de vida dela — e já ganhou até prêmios na categoria “Melhor Blog sobre Estilo de Vida” pelo e Guardian e um Bloggie Award. Adora balas Haribo, moda (a que ela cria, comprando em brechós) e colorir (ou descolorir totalmente) os cabelos. Cheia de personalidade e meio volúvel, ainda assim Jeane é bacana — mesmo nos momentos em que se transforma numa insuportável. Mas, certamente, ela não olharia duas vezes para Michael. Porque Michael é o oposto de Jeane. Ele é o tipo de cara que namoraria a garota mais bonita da escola. E compra suas roupas na Hollister, na Jack Wills e na Abercrombie. Além disso, diferente de Jeane, que é autossuficiente, Michael é completamente dependente do pai, o Clínico Geral que condena açúcar, e ainda permite que sua mãe compre suas roupas! (Embora, para Jeane, o pior mesmo sobre Michael é que ele baixa música da internet e nunca paga por isso). Jeane e Michael têm pouco em comum, além de algumas aulas e uma maçante dupla de “ex” — Scarlett e Barney. Mas, apesar disso, eles não conseguem se desgrudar desde que ¬ ficaram pela primeira vez.
Livro no skoob. | Clique aqui para ler o trecho disponibilizado pela editora.


Sobre a Autora:
Fernanda RodriguesFernanda Rodrigues é bacharela em Letras (Português e Inglês) e licenciada no curso de Formação de Professores da USJT. Além de ser professora de Língua Inglesa, é louca por assuntos que envolvam a Literatura, as demais artes e o processo de ensino e aprendizagem. Escreve no Algumas Observações, no Escritos Humanos, no Teoria, Prática e Aprendizado e no designdiPoesia

Um comentário:

  1. Me diverti muito com este livro, só não aprovei a capa pois o garoto não tem nada haver com o fofo do Michael.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...