quarta-feira, 25 de setembro de 2013

[Resenha] A Trilogia do Mago Negro - O Lorde Supremo Livro III

Começo essa resenha falando apenas uma coisa: Estou de luto. Já dá pra imaginar que ocorrem mortes neste livro e, principalmente, da minha personagem favorita. Vamos ao que interessa: melhor livro da trilogia, bem descrito e com um suspense de matar um.

Creio que não contei na resenha anterior, mas Sonea descobre o real motivo atrás do grande segredo de Akkarin e resolve ajudá-lo nisso. Tudo para salvar a vida de todos. E não irei contar qual é o segredo dele.

Tirando este começo, onde tudo começa a ser esclarecido para o clã e neste processo, Sonea também é descoberta como a pulila do segredo dele.

Ambos são levados a julgamento, com a presença do ilustríssimo Rei de Imardin. Akkarin é expulso do clã e mesmo com as tentativas de todos os superiores de que Sonea continuasse lá, ela não aceita a decisão e prefere ser expulsa do que permanecer ali sem fazer nada. (Não, ela não está gostando de praticar o segredo de Akkarin). Quando eu li essa parte no livro, eu senti a indignação de Sonea, uma vez que Akkarin estava contando a verdade sobre o seu passado e o motivo que o levaram a praticar algo que o clã consideram um crime. E se eu fosse Sonea, também me juntaria a Akkarin e o ajudaria de qualquer forma, até mesmo aprendendo o seu segredo.

As histórias secundárias também são bem interessantes. Dannyl descobre que há magos ilegais em Elyne, para desvendar quem são, ele deixa um boato (que não é tão boato assim) sobre sua preferência sexual. Assim que ele é aceito nesse "clã" ilegal e acaba conhecendo um mago que está perdendo o controle, igual ao que ocorreu com Sonea no primeiro livro. Ele o ajuda, mas quando começa a perceber que eles sabem sobre magia antiga, uma magia que nenhum mago do clã deve saber, ele os denunciam, levando-os a um julgamento.

Voltando a história principal, Akkarin e Sonea são expulsos para uma terra não aliada (Sachaka), para sobreviverem da melhor forma possível. Porém Akkarin é caçado em Sachaka por causa do seu passado. É aí, que as coisas começam a ficar muito interessantes no livro e eu sinceramente li como se não houvesse o amanhã.

Em Sachaka, ocorre muita perseguição, que lhe deixará cansado juntamente com as personagens. Akkarin se deixa levar por um sentimento que Sonea lutava para deixar de lado, e eles acabam se envolvendo. O que eu achava impossível de acontecer; mas que, no fundo, eu sabia que este sentimento seria o real motivo dela se juntar a Akkarin nessa loucura toda.

Akkarin e Sonea acabam voltando clandestinamente a Imardin, um pouco antes de começar a invasão dos magos exilados de Sachaka. Quando isso ocorre, seu primeiro pensamento é "Parabéns clã, vocês irão morrer".

Até que eu achei bem merecido isso pro Clã e pro Rei, porém uma morte fez tudo ficar triste, a do Administrador, que era amigo intímo de Akkarin. No fundo não gostei dessa morte, mas não é por ele que estou de Luto.

Muito bem descrita a cena da invasão: você começa a ficar com raiva desses magos exilados de Sachaka, não precisa destruir tudo e matar todos, mas eles fazem exatamente isso.

Com a ajuda dos Ladrões, Sonea e Akkarin começam a matar esses dez magos (sim só dez, porém super fortes) deixando para o final os três magos mais fortes. É essa hora que a coisa começa a ficar feia, três contra dois. Eles utilizam todas as suas forças, Sonea e Akkarin vencem, mas não é bem por aí, um dos melhores e mais poderosos do clã morre nesse combate. Foi aí que eu não me aguentei em lágrimas e chorei pela morte da minha personagem favorita da trilogia toda.

O final até que é legalzinho, mas não foi da magnitude que eu imaginei que seria. A vida volta ao normal em Imardin, algumas coisas mudaram, um novo Lorde Supremo é posto no lugar de Akkarin; pois, como foi expulso, não pode mais exercer esse cargo. E a cor da túnica do Lorde Supremo é mudada para Branco em vez de Preta.

Estou relativamente triste e feliz pelo final, porém um dos dois tem que morrer, dois magos negros seria demais para um clã apenas.

Livro: A Trilogia do Mago Negro - Livro III - O Lorde Supremo
Autor: Trudi Canavan
Tradução: Frank de Oliveira e Júlido Monteiro de Oliveira
Editora: Nova Conceito
Lançamento: 2013
Sinopse: Na cidade de Imardin, onde aqueles que têm magia têm poder, uma jovem garota de rua, adotada pelo Clã dos Magos, se encontra no centro de uma terrível trama que pode destruir o mundo todo.

Sonea aprendeu muito no Clã, e os outros aprendizes agora a tratam com um respeito relutante. No entanto, ela não pode esquecer o que viu na sala subterrânea do Lorde Supremo — ou seu aviso de que o antigo inimigo do reino está crescendo em poder novamente. Conforme Sonea evolui no aprendizado, começa a duvidar da palavra do mestre de seu clã. Poderia a verdade ser tão aterrorizante quanto Akkarin afirma? Ou ele está tentando enganá-la para que Sonea o ajude em algum terrível esquema sombrio?

Sobre a Autora:
Camila CompariniCamila Comparini é Farmacêutica e Bioquímica formada pela Universidade Metodista de São Paulo. Adora ler, adora Literatura de Fantasia e Romance Policial e defende com unhas e dentes esse tipo de literatura. 

2 comentários:

  1. Este com certeza foi o melhor livro da trilogia.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Já existe uma nova trilogia que dá continuidade à história. Mas sinceramente espero que aconteça algo de recompensador, caso contrário, O Mago Negro se tornará tão decepcionante para os fãs a ponto de abalar a credibilidade da autora.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...