Todo mundo já ouviu falar de histórias como esta já que sua receita é muito simples: coloque uma garota bonita e inteligente, que tem um melhor amigo igualmente bonito, educado – e que está muito a fim dela –, mas ela não consegue enxergar isso porque ainda pensa em um ex-namorado que é um enorme sacana e a traiu com outra pessoa. Jogue todos esses elementos dentro de uma narrativa simples e direta e voilà, temos Do seu lado – romance de Fernanda Saads.
Sarah Albuquerque é uma arquiteta nada glamurosa. Trabalha em um escritório de arquitetura, com o seu melhor amigo Igor – que é completamente apaixonado por ela, desde que saiu da universidade. Ela tem uma vida estável – seu próprio carro e apartamento – e uma vida amorosa problemática.
Há 4 anos fora traída por Bruno e, desde então, não consegue seguir com outro relacionamento. No entanto, sua vida vira de cabeça para baixo quando o escritório em que trabalha fecha um grande contrato com outro de publicidade – e advinhe quem é o dono? Se você disse Bruno, acertou!
Dividida entre dois amores, Sarah terá que decidir por aquilo que é melhor para ela: de um lado o melhor amigo Igor, o cara que sempre esteve presente e que a ama de uma forma incondicional; do outro, o ex-namorado Bruno que está de volta e disposto a tê-la novamente.
Como falei antes, é uma história clichê. Quantas vezes nos deparamos com coisa do tipo na televisão ou em filme? Enquanto eu lia, ficava torcendo para que a autora me surpreendesse ou que acontecesse fantástico, alguma coisa que me deixasse de cabelo em pé e os olhos marejados, mas isso não aconteceu.
Já nos primeiros capítulos, o leitor é capaz de traçar exatamente o que irá acontecer no romance e acredito que falar um pouco mais sobre a obra não seria caracterizado como spoiler, porque é algo que estamos tão acostumados a ver, que dá até uma frustraçãozinha. De qualquer forma, não contarei a vocês o que acontecerá!
Contudo o grande diferencial da obra é a sua narrativa.
A história é narrada no presente e em primeira pessoa, sob a perspectiva da própria Sarah. Como vocês sabem, não costumo gostar desse estilo narrativo, mas a autora soube levar muito bem a escrita. Não é uma narrativa pesada, pelo contrário é simples e direta.
Sarah começa a história insegura e depois desenvolve uma confiança irritante, tão irritante que chega a ser egoísta. Outras personagens são muito marcantes no livro, como a mãe da protagonista, Tereza – uma perua muito engraçada – e claro, o Igor.
É impossível não se apaixonar por ele que é a própria personificação do homem perfeito, descrito em diversos romances que vemos por ai. Romântico, educado, inteligente e lindo, Igor consegue arrancar suspiros até da mais durona (eu!)
Do seu lado é um livro bom, gostoso de ler. Ainda que clichê é tão bem escrito que o leitor até esquece esse detalhe. Confesso que o desfecho, apesar de ser óbvio, é muito lindo e eu chorei na cena final. Sim, de modo geral, eu fiquei muito emocionada com a obra, ela é muito real e palpável; indicada para todos aqueles que querem adoçar a vida com um pouco de amor.
Sobre a Autora:
Ana Caroline é estudante de Letras Português Francês na Universidade Federal de Sergipe. Adora ler, é apaixonada por séries da Literatura de Fantasia e espera desenvolver um trabalho de pesquisa sobre esse tema na faculdade. Trabalha em uma livraria, onde o contato diário com os livros levou a desejar criar esse blog. Escreve no Loucuras de Caroline. |
Carol, querida, só uma coisa a dizer: não existem fatores mais distantes do que real e palpável e amor açucarado com homem perfeito, né?
ResponderExcluirMas, fazer o quê, viver no mundo da lua por alguns minutos enquanto folheia um livro, suspirando e imaginando que aquilo ainda pode ser real é um dom feminino que eu reluto em largar.
Ótima resenha. Bem simples e direta também. Beijo!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Maluh!
ResponderExcluirAcho que toda mulher reluta em guardar isso, acredito que todas, por mais duronas que sejam, desejam um dia encontrar o homem perfeito.
Obrigada pelo comentário, querida! Beijo!
Ana Caroline
Equipe Nosso Clube do Livro