sábado, 28 de setembro de 2013

[Resenha] The secret – O segredo, de Rhonda Byrne

The secret – O segredo tem a intenção de apresentar ao seu leitor a chave da felicidade. Chave esta que consiste na busca da positividade interior. Escrito por Rhonda Bryne, o livro busca ser um guia para a mudança de postura de seus leitores. 

A autora nos conta no prefácio da obra que descobriu o tal segredo quando via a sua vida desmoronar. Partindo de um livro que ganhou de sua filha, a escritora passou a fazer um estudo profundo dos grandes nomes da história da humanidade e percebeu que todos eles praticavam o segredo em suas vidas. 

Em termos de diagramação, a obra é extremamente bem feita: capa dura, ilustrada, colorida, com um papel gostoso de ser lido. Já em termos de redação, há ressalvas a serem feitas. O livro é extremamente repetitivo. Entende-se que Bryne tem intenções quase que didáticas, mas ela apresenta as mesmas opiniões em vários momentos ao longo das quase 200 páginas. Além disso, The secret – O segredo é baseado em um “achismo” que leva seu leitor à exaustão. Embora muito do que o livro traga tenha explicação científica e que a autora traga depoimentos de alguns cientistas, são poucos os trechos em que há uma argumentação comprovada – o que torna o texto superficial. Quem conhece um pouco de neurociência sabe que em vários momentos a autora poderia ter aprofundado o assunto e não o fez (nota-se que ela não aponta a opinião de nenhum neurocientista). 

Este é um livro que me faz pensar que a ideia da autora é boa, mas foi muito mal escrito. De qualquer forma, serve de alerta para que nos tornemos pessoas mais positivas e de bem com a vida.

Livro: The secret - O segredo
Autor: Rhonda Bryne
Editora: Ediouro
Páginas: 198
Sinopse: Fragmentos de um Grande Segredo foram encontrados nas tradições orais, na literatura, nas religiões e filosofias ao longo dos séculos. Pela primeira vez, todas as peças do Segredo se juntam numa revelação incrível que transformará a vida de todos que o vivenciarem. Com ele, você vai entender o poder oculto e inexplorado que está dentro de você, trazendo alegria a cada aspecto da sua vida.


Sobre a Autora:
Fernanda RodriguesFernanda Rodrigues é bacharela em Letras (Português e Inglês) e licenciada no curso de Formação de Professores da USJT. Além de ser professora de Língua Inglesa, é louca por assuntos que envolvam a Literatura, as demais artes e o processo de ensino e aprendizagem. Escreve no Algumas Observações, no Escritos Humanos, no Teoria, Prática e Aprendizado e no designdiPoesia

3 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Pesquisei mais sobre o livro , e li outras resenhas .
    Mas não me interessei muito pelo livro , não sei se leria :(
    Mas , amei a resenha !
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu só li, porque ganhei, Poli! :D
    Obrigada pelo comentário!

    :*

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...