segunda-feira, 12 de outubro de 2015

[Resenha] "Prometo Falhar", Pedro Chagas Freitas

Investindo em obras de autores Portugueses, a editora Novo Conceito nos presenteou com o lançamento de “Prometo Falhar”, de Pedro Chagas Freitas. Em resumo, o livro é um apanhado de crônicas que fala de amor. Como diz a sinopse, fala de “amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor de mãe pelo filho” e etc. Com uma capa linda, que chama atenção (incluindo o título) e para os parceiros, a editora mandou cards com citações do livro que muito me chamaram atenção. Talvez seja por isso que me frustrou e me decepcionou de certa forma.
Devo ser a única leitora que virá a escrever uma resenha negativa da obra, já que muitos acharam o livro uma obra prima. Gostaria de pensar desse jeito também, mas ao longo das 400 páginas tudo que li foi a mesma coisa sempre, e devo confessar que em algumas situações me deu um sono incontrolável.
A proposta seria mostrar todas as nuances do amor fazendo com que o leitor, através das crônicas, revesse algumas opiniões e intuição sobre o sentimento mais almejado.
Não. Não me chamem de incompreensível ou de sem coração. A culpa não é minha se o achei bastante maçante, mais de 90% das vezes e uma tortura continuar a leitura. Outro ponto ruim foi o modo da escrita. Freitas utiliza de um estilo que ignora semântica, ortografia, pontuação e etc. Acho que tenho TOC literário, pois a agonia que senti lendo aquelas páginas não está no gibi.
Há algumas exceções, é claro. Dá para encontrar pontos positivos em meio a tantos negativos. Lembra dos cards que mencionei lá em cima? Tirando as citações contidas lá, podemos reunir outras que podem ser levadas para a vida.

Não sei se conseguiria ler outro livro do ator, mas pretendo tentar reler “Prometo Falhar”. Posso ter lido em um momento “amargurado”, sei lá. Só não vou prometer, pois vou falhar.

Um comentário:

  1. oi flor, apesar de ter curtido tanto o marketing da editora quando o livro chegou li apenas umas páginas e abandonei, infelizmente
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...