sexta-feira, 23 de agosto de 2013

[RESENHA] O Grande Gatsby - F Scott Fitzgerald

Todo ano surge uma adaptação de clássicos da literatura para o cinema que alavanca as vendas e a popularidade da obra. E este ano não foi diferente com o lançamento de “O Grande Gatsby”. 
Publicado pela primeira vez em 1925, ele é o terceiro livro lançado por Fitzgerald e não teve muito sucesso primeiramente. Ao ser republicado em 1945, a obra despertou a curiosidade e conquistou um vasto número de leitores, se tornando um clássico da literatura Americana. Ambientado em meados de 1922, o livro, ao contrário do que todos pensam, é narrado em primeira pessoa por Nick Carraway, vizinho do protagonista, Jay Gatsby. 
Nick é um jovem de classe média que se muda para Nova York para trabalhar no mercado financeiro. Ele aluga uma simples casa na fictícia West Egg, em Long Island, vizinha à luxuosa mansão de Gatbsy. Um ex-oficial da marinha que misteriosamente virou milionário e é bastante conhecido por organizar grandiosas festas frequentadas por escritores, esportistas, produtores de cinema, pessoas famosas ou que estavam em busca de ascensão social.
Observando tudo ao seu redor, Nick acaba fascinado pelo glamour e mistério que rodeiam seu vizinho. Quem ele é Jay Gatsby? Como ele ficou rico? Ninguém sabe. Nem os frequentadores de suas festas.  Conforme o verão vai passando, Nick é convidado para uma dessas festas e acaba conhecendo o famoso vizinho, que apesar de parecer ter tudo, não tinha. Aos poucos o leitor e Nick acabam descobrindo a história Gatsby. Ele, ainda um simples oficial da marinha, teve um breve romance com a bela e rica Daisy, prima de Nick, em Louisville.
Apaixonado, deixou sua amada nos EUA para servir na guerra e ao voltar, descobre que ela havia se cassado com outro homem, Tom Buchanan. Determinado a recuperar sua amada Daisy, Gatsby move mundos e fundos para enriquecer e reconquistá-la. Usando Nick como ponte para chegar até Daisy, Jay consegue marcar um encontro com sua amada e assim se reaproximar dela.
O autor usa várias partes do livro como uma critica a aristocracia americana da época, escrevendo personagens fúteis e arrogantes. No texto também é possível ver temas como: resistência a mudanças, idealismo, ascensão social, excesso, preconceito racial e o American Dream. 
Durante toda a narrativa de Nick Carraway é possível ver que ele tenta se manter fiel aos fatos narrados de acordo com o que ele acredita se verdade, contando uma versão real sobre as ações e a reputação do amigo, do que a história em si. Por ser em primeira pessoa, a narrativa se torna envolvente, rápida, detalhista, cheio de dramas e segredos deixando o leitor curioso e interessado até o final.
Nesta edição do livro, conta com uma introdução analítica da história e diversas notas de rodapé que revelam várias informações importantes que poderão ajudar a compreender e contextualizar elementos do livro. 

Livro: O Grande Gatsby
Autor: F Scott Fitzgerald
Editora: Peguin Companhia
Lançamento: 2013
Tradução: Vanessa Barbara


Sobre a Autora:
Suelen DiasSuelen Dias é formada em Marketing e se aventura diariamente em sua segunda graduação, Jornalismo. Colunista do site Up!Brasil, juntou-se com as amigas para colaborar neste blog. Adora um bom chick-lit, romance e às vezes um drama ou aventura. Super encara, ou melhor, devora livros de banca sem preconceito.

2 comentários:

  1. Não é um livro que me chamou atenção,mesmo com todos falando sobre ele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é incrível! :D
      Acho que vale a pena dar uma chance!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...