sexta-feira, 22 de março de 2013

[coluna] Com a palavra, o autor!

Olá! 

Hoje apresentamos mais uma coluna no blog, chama-se "Com a palavra, o autor". Nessa coluna, alguns autores convidados terão a liberdade de falar sobre qualquer assunto, desde suas influências literárias até sobre o provável início da 3ª guerra mundial (brincadeira). 

Iniciamos a coluna com a Roberta Splinder, co-autora do livro Os Contos de Meigan (confira a resenha aqui) e ela apresenta para os leitores as suas influências literárias. 

Confira.  


Com a palavra, o autor!  
Roberta Splinder 

Olá pessoal! 

Tudo bom com vocês? Para aqueles que não me conhecem, sou Roberta Spindler, co-autora do romance de fantasia Contos de Meigan – A Fúria dos Cártagos. Hoje vou dividir com vocês um pouco das minhas influências literárias e inspirações para escrever. Este é um tópico recorrente em diversas entrevistas, então achei que seria interessante abordá-lo de maneira mais detalhada. Vamos lá?

J.R.R. Tolkien

Para iniciar, preciso falar do grande J. R. R. Tolkien. O Senhor dos Anéis foi um dos primeiros livros de fantasia que li e que logo me conquistou. Fiquei apaixonada pela Terra Média e seus habitantes.A personagem Éowyn me encantou e até hoje figura entre as minhas favoritas. Minha admiração pelo autor só aumentou quando li O Silmarillion, minha obra favorita dele, que foi editada e publicada por Christopher Tolkienapós a morte do pai.

A escrita de Tolkien é repleta de detalhes e descrições, muitas vezes e é considerada enfadonha. Já para mim, foram tais características que diferenciaram sua narrativa, juntamente com sua capacidade criativa, destacando a coesão e a quantidade de informações que moldam o mundo que criou. Foi conhecendo estas histórias que comecei a me interessar pela escrita. Através da obra de Tolkien, percebi que os livros poderiam ser mágicos.


Durante a escrita de Contos de Meigan, dois livros que me ajudaram bastante foram A Última Guerreira e Portões de Fogo, de Steven Pressfield. São ótimos romances históricos que se passam na Grécia antiga, o primeiro tendo como focoas amazonas e o segundo a Batalha de Termópilas. A narrativa de Steven é direta e realista, não poupando os detalhes violentos das diversas batalhas travadas, transmitindo para o leitor umaintensa sensação de veracidade durante o processo de leitura. Estas referências, então, foram de grande valia enquanto detalhava as lutas entre magis e cártagos.



  


Outra influência é uma trilogia que, infelizmente, não possui muito reconhecimento por aqui; Lian Hearn, pseudônimo usado por Gillian Rubinstein, tem uma narrativa envolvente e um tanto poética. Descobri os livros meio ao acaso e não consegui parar de ler. A história se passa num país fictício, com várias características que nos remetem ao Japão feudal. Praticamente todos os personagens são cativantes, com destaque para o casal protagonista Takeo e Kaede. A autora mesclou muito bem o elemento fantástico com a cultura oriental, a qual sempre me interessou. Além disso, foi meu primeiro contato com uma fantasia de teor mais adulto. Até hoje, A Saga Otori está entre as minhas sagas preferidas.

  

Além destes livros, poderia falar de muitos outros, como a saga Fronteiras do Universo e As Crônicas de Gelo e Fogo. No entanto, acredito queestes aqui citados representam bem minhas principais influências e também fogem um pouco do lugar comum (com exceção de Tolkien).

Espero que tenham gostado. Se já leram algum deles, o que acharam? Já conheciam A Saga Otori? Os comentários estão abertos para vocês darem suas opiniões, adoraria conhecê-las. 

Por fim, quero agradecer ao blog Nosso Clube do Livro pelo convite. Fiquei muito feliz por participar desta coluna e espero que nos reencontremos por aqui em breve.=)

5 comentários:

  1. adorei a coluna! é muito interessante saber as influencias por trás de cada livro!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Adorei a coluna. =)
    Não gosto dos livros do Tolkien exatamente por ter muita descrição, mas literatura grega eu gosto.

    Beijos,
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho Contos de Meigan, mas ainda não li. Com todos os elogios que já ouvi ao livro, não fico admirada em saber onde ela buscou inspiração.
    Beta merece todo esse sucesso com certeza.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda! =)
      Espero que curta a leitura de Contos de Meigan!

      Excluir
    2. Olá Fernanda,

      Se você gosta de literatura fantástica, Contos de Meigan é uma ótima opção, o livro é cheio de aventura e além do mais é muito bem escrito, particularmente, um dos melhores de Litfan brasileira que já li!

      Que bom que gostou da coluna!

      Até a próxima!
      Beijos
      Ana Caroline
      Nosso Clube do Livro

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...