segunda-feira, 3 de setembro de 2012

[Resenha] Os Contos de Meigan - Livro 1 - A Fúria dos Cártagos

Os Contos de Meigan – A Fúria dos Cártagos (Dracaena, 2011) é o primeiro livro das escritoras Roberta Splinder e Oriana Comesanha. O livro chegou até o blog por meio da parceira firmada com as autoras. 

Devo dizer que, estava muito curiosa para ler a obra, já que só vi resenhas positivas sobre ela, e pude comprovar que fazem jus à leitura. 

Meigan é um mundo diferente do nosso, morada de seres especiais e poderosos que se denominam magis. Na aparência são exatamente como nós, mas as diferenças não podem ser ignoradas por muito tempo. Os magis tem uma relação especial com a natureza e seus elementos, moldando-os a sua vontade e apoderando-se de sua força. Esses elementos, chamados mantares, não se limitam apenas aos conhecidos fogo, terra, ar e água. 

Existem muitos outros, como as sombras, o tempo e até mesmo o controle sobre o próprio corpo. Ter a capacidade de decifrar, entender e interagir com a natureza é um dos principais requisitos para a evolução de um magi. Para tanto, deve-se, primeiramente, entender que tudo faz parte da mesma manifestação natural e que toda matéria e energia estão inseridas em um processo dinâmico e universal. 

Maya Muskaf é a herdeira do trono de Meigan. Depois de refugiar-se na Terra por três anos,ela resolve voltar ao seu mundo para resolver pendências familiares com a shyrat e também mãe da garota, Liza Muskaf. Entretanto, ao chegar à sua cidade Natal, se depara com um cenário de total destruição emKatur devido à invasão dos Cártagos. 

No meio da confusão estabelecida, ela conhece Seth, o misterioso guardião do sétimo portão de Katur e, com a ajuda dele, consegue chegar até o castelo onde vivia. Lá, ela vê sua mãe ser brutalmente assassinada pelas criaturas. 

Com sede de vingança e com um ódio sobrenatural pelas criaturas, ela se envolve em batalhas cruéis para se vingar, mesmo sabendo que isso pode custar não só a sua própria vida, mas também das pessoas que ama.  

Nunca uma história de literatura fantástica produzida no Brasil mexeu tanto com minha imaginação como essa. São 617 páginas de pura ação, não há um só momento em que o leitor possa respirar e se acalmar – confesso que por diversas vezes eu fui obrigada a parar a leitura só para poder respirar um pouco, absorver todos os detalhes que a obra tem para entender exatamente o que estava acontecendo. 

O início já é eletrizante, e com isso a responsabilidade das autoras aumenta, pois, imagino que manter uma obra com um nível tão elevado de ação seja muito difícil; aliás, não é apenas excelente, é cruel também. As descrições das batalhas são muito bem feitas, e o leitor é capaz de sentir a agonia da personagem. 

A narrativa é em terceira pessoa, mas não apenas a perspectiva de Maya; é interessante notar que cada capítulo tem um foco diferente, uma personagem diferente, e as autoras foram muito felizes ao trabalhar de maneira correta as passagens de personagens. Com uma narrativa assim, fica mais fácil o leitor imaginar o que esta realmente acontecendo na história. 

É possível ver o ponto de vista de todos aqueles que estão envolvidos na trama, e nota-se o desenvolvimento de cada personagem, não apenas de um ou outro. E falando em personagem, destaque especial para Keyth, o Sábio. 

Para uma obra tão tensa, a jogada de colocar uma personagem incrivelmente importante para a Meigan como alívio cômico da história fora muito bem pensada. Até porque, quando se fala em Sábios e Anciões, pensa-se logo em homens velhos, marrentos, de pouca fala e pouca piada. Keyth é extremamente o contrário. Confesso que suas cantadas bobas foram o que mais me cativaram; ele me rendeu algumas gargalhadas durante a leitura. 

 - Por que não desviou? – a garota perguntou, agachando-se para verificar o estado da amiga. – O que aconteceu? Perdeu a concentração de repente. 

- Eu... – Maya não conseguia raciocinar direito, sentia uma dor enorme nas costas. – Eu... vi. 
- Viu? Viu o que? – Ayka começava a se sentir culpada por ter acertado Maya de uma maneira tão desleal. 
- Ela me viu – disse Keyth que se aproximava juntamente com Iash. – Sinto muito, Maya. Minha beleza irresistível acabou fazendo você perder a concentração na luta. 

Outros também se destacam na obra, como o professor Avatar, que me fez lembrar muito Severo Snape, de Harry Potter; Seth – que é um personagem muito intrigante –, o Allan – que tem uma mudança brusca durante a história, e a própria Maya que é uma personagem incrível, que tem um poder imenso, porém desconhece. 

Os últimos capítulos são envolventes e cruéis demais, é impossível parar de ler e acreditem que no meio de tanta guerra ainda tem tempo para alguns romances, outra forma muito bem pensada para quebrar o ritmo alucinante do livro. 

Apesar de tudo isso, algumas coisas me incomodaram durante a leitura, uma dessas coisas foi o tamanho dos dois primeiros trechos (epílogo e capítulo I). São muitos longos e eu fiquei impaciente com isso; a revisão pecou algumas vezes, houve umas duas frases que li que ficaram sem nexo por falta de uma ou outra palavra. Mas, foi com o vocabulário de Meigan que mais tive problema.

Acredito que deveria ter um vocabulário e/ou notas explicando para o leitor o que significa certas palavras, por exemplo: mantares. Não há uma definição formal da palavra, o leitor acaba deduzindo que se trata dos poderes utilizados pelos magis. 

Uma história rica e bem escrita, intrigante e cruel às vezes, porém envolvente. Os Contos de Meigan – A Fúria dos Cártagos é o tipo de livro que não se lê em alguns dias, é preciso tempo para examinar cada detalhe e absorver cada informação que é passada para o leitor. 

Com ele, as autoras provaram que não é preciso ir muito longe para ter uma boa narrativa; pois este é, sem dúvida, uma das maiores apostas da Literatura Fantástica brasileira.

Sobre a Autora:
Ana CarolineAna Caroline é estudante de Letras Português Francês na Universidade Federal de Sergipe. Adora ler, é apaixonada por séries da Literatura de Fantasia e espera desenvolver um trabalho de pesquisa sobre esse tema na faculdade. Trabalha em uma livraria, onde o contato diário com os livros levou a desejar criar esse blog. Escreve no Loucuras de Caroline.

4 comentários:

  1. Se tratando de uma obra nacional me surpreende que receba tantos elogios, sem querer ser preconceituoso (mas já sendo rs') a maioria de livros que leio do gênero não são muito bons e poucos são os que possuem um toque de originalidade, quero ler esse livro e provar dessa leitura! *-*

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty,

      Primeiro obrigada pelo comentário :)
      Eu tinha o mesmo problema que você, eu ficava pensando "cara, brasileiro escrevendo história fantástica?! não sei". Mas, sabe que depois que comecei a ler, vi que a produção literária brasileira é muito forte nesse quesito e muito boa por sinal.

      Os Contos de Meigan é MUITO original, elas criaram um mundo paralelo, não enfeitaram o nosso! Eu adoro essa coisa de história de UP (Universo paralelo).

      Leia sem medo, aposto que você vai amar!

      Um beijo querida!

      Ana Caroline
      Equipe Nosso Clube do Livro

      Excluir
  2. Carol, assim como você, já me deparei com várias críticas e resenhas que tecem acerca da obra comentários extremamente positivos. É bom ver que o enredo tem de fato agradado, pois além de possuir uma temática que para ganhar espaço precisa ser original, Os Contos de Meigan é enorme, e ainda por cima é um livro escrito por duas pessoas. Em outras palavras, um verdadeiro desafios, de todos os lados, mas com resultados satisfatórios.

    Gostei bastante da resenha e da sua sinceridade tão visível em meio as palavras. Vejo o quão agradável foi ler o livro. Quando temos em mão um enredo que nos desperta diversos sentimentos, com certeza ele vale a pena ser lido.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran!

      Obrigada pelo comentário! E sim, o enredo agradou muito. Como já falei é uma história muito original!

      Essa resenha fluiu muito bem, eu gostei! O livro ajudou muito sabe?

      Beijo!

      Ana Caroline
      Equipe Nosso Clube do Livro

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...