sábado, 1 de dezembro de 2012

Nosso Clube do Livro entrevista: Andrew Peters

Olá pessoal!
A terceira edição do Nosso Clube do Livro Entrevista faz parte da nossa programação de aniversário e traz a nossa primeira entrevista internacional, com autor de Floresta dos Corvos, Andrew Peters. O livro, que foi lançado pela editora Intrínseca em setembro, já foi resenhado aqui e conta a história de Ark, um menino que vê o seu rei e país sendo ameaçados e tenta impedir uma destruição em massa.

Em sua entrevista, o autor britânico foi extremamente carismático e sincero ao nos falar sobre literatura infantil, poesia, do ofício de escritor e, é claro, seu primeiro livro publicado em terras tupiniquins, Floresta dos Corvos. Confira! 

Peters com a edição brasileira de Floresta dos Corvos.

1. Floresta dos Corvos foi lançado no Brasil neste ano e é um livro maravilhoso. Como você teve a ideia para esta história? 
A primeira ideia que tive foi andando nas colinas que ficam atrás da minha casa. Eu me deparei com uma cobertura antiga, em que um tronco de uma árvore havia crescido para o lado e para cima. O ângulo do tronco formou uma pequena poça de três centímetros de água da chuva. Repentinamente eu imaginei a mesma árvore centenas de vezes maior e uma piscina de água em que todos poderiam nadar nela! Deste sonho, nasceu todo o mundo de Floresta dos Corvos

 2. Em Floresta dos Corvos você escreveu sobre morte, adoção, um pai que não dá a devida atenção ao seu filho, guerras. O quão difícil é falar sobre estes assuntos para crianças? 
Eu acredito que o mais importante é falar para as crianças de forma que esses temas não se tornem menores. Elas também são testemunhas das coisas terríveis que os adultos estão fazendo com o mundo – meu livro fala sobre como ser honesto e lidar com esses assuntos, além de ser uma aventura divertida. 

3. Há pessoas que dizem que a literatura para adultos é mais importante que a infantil. Como um autor que sempre escreve para crianças, como você encara este ponto de vista? Você já sofreu algum tipo de preconceito por escrever livros para crianças? 
Sim, muitos autores para adultos esnobam os autores de literatura infantil. Vergonha deles. De onde eles pensam que os futuros leitores deles vêm? É uma habilidade artesanal escrever livros para crianças e há muitos clássicos de literatura infantil que são tão bons quanto os melhores livros de literatura adulta. 

4. Você é um poeta. Qual é a importância da poesia em sua vida? 
Para mim, a poesia é a árvore no coração da minha floresta. Eu comecei como um poeta e eu espero que os leitores de Floresta dos Corvos possam ver e sentir a poesia na tradução do livro. Recentemente eu comecei a escrever poesia novamente e eu amo escrever poemas sobre a natureza. 

5. Agora, voltando a falar sobre Floresta dos Corvos, este livro foi traduzido para muitas línguas. Como você se sente por ser bem reconhecido ao redor do mundo? 
É um prazer saber que Floresta dos Corvos é vendido em 15 países. Eu estou honrado e humilde por saber que as pessoas de todas as idades e culturas gostaram da minha história! 

6. O que podemos esperar de sua continuação, The Glass Florest (ainda sem tradução no Brasil)?
The Glass Florest revela o Império de Maw – uma terra de arranha-céus brilhantes com seu próprio ecossistema e seu povo governado pela ganância das corporações para as quais a madeira é uma unidade de moeda e vale mais do que ouro. Esta é uma metáfora sobre a ganância de nossas próprias empresas globalizadas que a cada dia crescem mais, se tornando mais poderosas do que os governos. É também um thriller que se desenvolve em ações rápidas, com muita emoção. Espero que a editora brasileira o publique no Brasil. 

7. Aqui, no Brasil, há muitas pessoas que querem ser escritoras. Por outro lado, você é um autor bem sucedido, que ganhou muitos prêmios. Que concelho você daria para todos que desejam seguir esta carreira?
Leia! Leia muitos, muitos livros! E escreva, trabalhe nos seus escritos, obtenha um feedback e aprenda com o seu ofício. Ser um escritor é como qualquer outra profissão – isso requer treino, dedicação e nunca desistir em aprender e melhorar. 

8. Por favor, deixe um recado para os seus fãs brasileiros. 
Minha mensagem é: que bacana é saber que vocês estão lendo ao minha história no Brasil! Eu ficarei imensamente feliz em visitar uma feira literária ou alguma escola se vocês me convidarem! E obrigado por acreditarem em meu mundo no mais alto das árvores!

Esperamos que vocês tenham gostado deste bate-papo com o autor Andrew Peters. Para ler a resenha de Floresta dos Corvos, clique aqui.

Confira também: 

14 comentários:

  1. "Sim, muitos autores para adultos esnobam os autores de literatura infantil. Vergonha deles. De onde eles pensam que os futuros leitores deles vêm? É uma habilidade artesanal escrever livros para crianças e há muitos clássicos de literatura infantil que são tão bons quanto os melhores livros de literatura adulta."

    GRANDE verdade.


    O autor, no geral, parece ser muito bacana. Sabe, gostei do livro dele, acho que escreve bem, e o mundo criado por ele é bem original. Mas ainda acho que faltou aquele algo mais no livro, sabe? Em todo caso, é um livro juvenil muito acima da média.

    Adorei a entrevista! :D

    Beijooooooooooooooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleice!

      Eu também concordo com ele nesse sentido. O Andrew tem uma alma pura e isso é traduzido no que ele escreve.

      Eu li a obra para resenhá-la aqui no blog e acho que o trabalho feito é incrível! Fazia muito tempo que não me deparava com um texto bom assim.

      Um beijo,

      Excluir
  2. Gostei da entrevista. E sempre bom conhecer mais sobre o escritor e como a obra foi escrita.
    Gostei.
    Bjos....

    ResponderExcluir
  3. Deu pra conhecer mais da obra e do autor. Legal saber mais desse livro, gostei muito dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bacana conhecer melhor o autor e sua obra, não?!

      Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. gente... como se consegue essas interviews taaaaão bacanas... a ideia sobre o livro quando ele teve achei bem interessante, e o modo como ele aborda o tema para as crianças com total discernimento também achei muito bacana... aiaiai esse autor é mt fofo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, escrevi sobre como consegui a entrevista em meu blog pessoal (http://algumasobservacoes.blogspot.com/2012/12/a-primeira-entrevista-internacional.html). Ele é fofo demais!

      Também achei que ele aborda de forma coerente! Penso que o livro dele é bom, porque a história nasceu de uma ideia simples! :)

      Obrigada por comentar aqui no blog! :D
      um beijo,
      :*

      Excluir
  5. "Leia! Leia muitos, muitos livros! E escreva, trabalhe nos seus escritos, obtenha um feedback e aprenda com o seu ofício. Ser um escritor é como qualquer outra profissão – isso requer treino, dedicação e nunca desistir em aprender e melhorar."
    Estou apaixonada por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julieta,
      ele é muito doce, muito apaixonante mesmo! :D

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. A literatura infanto-juvenil é tão importante quanto os outros gêneros, direcionada para um público específico, o que não significa que quem gosta de outros gêneros não deva ler.
    Muito boa a entrevista e espero que o autor cative nossos leitores brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genilda, concordo muito com você!
      Já entrei em embates ferrenhos com outras pessoas que menosprezam a literatura infantil, por considerá-la de menor qualidade! :/

      Um beijo e obrigada por comentar!

      Excluir
  7. Como leitora desde muito cedo eu devo dizer que livros infantis e infanto-juvenis são essenciais na formação de novos leitores, daí a importãncia de grandes autores se dedicarem a escrevê-los. Adorei a entrevista com o escritor e até hoje eu amo infanto-juvenis bem escritos e com conteúdo. Só os tolos consideram a literatura infanto-juvenil como algo menor.

    ResponderExcluir
  8. Ele tem cara de ser super simpático! ;D
    Muito legal a entrevista :D
    http://rollerbladesblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...