domingo, 4 de novembro de 2012

[resenha] Do seu lado, de Fernanda Saads

Todo mundo já ouviu falar de histórias como esta já que sua receita é muito simples: coloque uma garota bonita e inteligente, que tem um melhor amigo igualmente bonito, educado – e que está muito a fim dela –, mas ela não consegue enxergar isso porque ainda pensa em um ex-namorado que é um enorme sacana e a traiu com outra pessoa. Jogue todos esses elementos dentro de uma narrativa simples e direta e voilà, temos Do seu lado – romance de Fernanda Saads

Sarah Albuquerque é uma arquiteta nada glamurosa. Trabalha em um escritório de arquitetura, com o seu melhor amigo Igor – que é completamente apaixonado por ela, desde que saiu da universidade. Ela tem uma vida estável – seu próprio carro e apartamento – e uma vida amorosa problemática. 

 Há 4 anos fora traída por Bruno e, desde então, não consegue seguir com outro relacionamento. No entanto, sua vida vira de cabeça para baixo quando o escritório em que trabalha fecha um grande contrato com outro de publicidade – e advinhe quem é o dono? Se você disse Bruno, acertou! 

Dividida entre dois amores, Sarah terá que decidir por aquilo que é melhor para ela: de um lado o melhor amigo Igor, o cara que sempre esteve presente e que a ama de uma forma incondicional; do outro, o ex-namorado Bruno que está de volta e disposto a tê-la novamente. 

Como falei antes, é uma história clichê. Quantas vezes nos deparamos com coisa do tipo na televisão ou em filme? Enquanto eu lia, ficava torcendo para que a autora me surpreendesse ou que acontecesse fantástico, alguma coisa que me deixasse de cabelo em pé e os olhos marejados, mas isso não aconteceu. 

Já nos primeiros capítulos, o leitor é capaz de traçar exatamente o que irá acontecer no romance e acredito que falar um pouco mais sobre a obra não seria caracterizado como spoiler, porque é algo que estamos tão acostumados a ver, que dá até uma frustraçãozinha. De qualquer forma, não contarei a vocês o que acontecerá! Contudo o grande diferencial da obra é a sua narrativa. 

A história é narrada no presente e em primeira pessoa, sob a perspectiva da própria Sarah. Como vocês sabem, não costumo gostar desse estilo narrativo, mas a autora soube levar muito bem a escrita. Não é uma narrativa pesada, pelo contrário é simples e direta. 

Sarah começa a história insegura e depois desenvolve uma confiança irritante, tão irritante que chega a ser egoísta. Outras personagens são muito marcantes no livro, como a mãe da protagonista, Tereza – uma perua muito engraçada – e claro, o Igor. 

 É impossível não se apaixonar por ele que é a própria personificação do homem perfeito, descrito em diversos romances que vemos por ai. Romântico, educado, inteligente e lindo, Igor consegue arrancar suspiros até da mais durona (eu!) 

 Do seu lado é um livro bom, gostoso de ler. Ainda que clichê é tão bem escrito que o leitor até esquece esse detalhe. Confesso que o desfecho, apesar de ser óbvio, é muito lindo e eu chorei na cena final. Sim, de modo geral, eu fiquei muito emocionada com a obra, ela é muito real e palpável; indicada para todos aqueles que querem adoçar a vida com um pouco de amor. 



Sobre a Autora:
Ana CarolineAna Caroline é estudante de Letras Português Francês na Universidade Federal de Sergipe. Adora ler, é apaixonada por séries da Literatura de Fantasia e espera desenvolver um trabalho de pesquisa sobre esse tema na faculdade. Trabalha em uma livraria, onde o contato diário com os livros levou a desejar criar esse blog. Escreve no Loucuras de Caroline.

3 comentários:

  1. Carol, querida, só uma coisa a dizer: não existem fatores mais distantes do que real e palpável e amor açucarado com homem perfeito, né?
    Mas, fazer o quê, viver no mundo da lua por alguns minutos enquanto folheia um livro, suspirando e imaginando que aquilo ainda pode ser real é um dom feminino que eu reluto em largar.

    Ótima resenha. Bem simples e direta também. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Maluh!
    Acho que toda mulher reluta em guardar isso, acredito que todas, por mais duronas que sejam, desejam um dia encontrar o homem perfeito.
    Obrigada pelo comentário, querida! Beijo!

    Ana Caroline
    Equipe Nosso Clube do Livro

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...