terça-feira, 30 de outubro de 2012

[Resenha] Memnoch

AVISO: ESSA RESENHA  PODE CONTER SPOILER!

Mais uma resenha da Saga Crônicas Vampirescas, mais uma vez eu digo: A Anne Rice pirou na batatinha! Quinto livro da saga e, digamos, o mais polêmico! 

Antes de começar esta resenha, venho informar que irei dar uma pausa nas resenhas do nosso Lestat. Por quê? 

Simples vou começar a resenhar outra saga da Anne Rice, pois lá na frente os dois mundos vão se fundir em um só. 

Voltarei para as resenhas das crônicas vampirescas com Pandora. 

Uma das vampirescas mais fortes, na minha humilde opinião.

Bem, vou parar de falar e vamos começar a resenha do livro mais polêmico da série inteira.

Memnoch

"Nós temos almas, você e eu. Queremos conhecer tudo. Dividimos a mesma terra, rica, verdejante e cheia de perigos. Não sabemos, nenhum de nós dois, o que significa morrer, por mais que possamos afirmar o contrário. É óbvio que, se soubéssemos, eu não estaria escrevendo este livro e você não o estaria lendo.

O que tem enorme importância, já que estamos entrando juntos nesta história, é que eu me propus a missão de ser um herói neste mundo. Eu me considero moralmente complexo, espiritualmente sólido e esteticamente pertinente, um ser de um impacto e uma visão candentes, um sujeito que tem muito a dizer.


Portanto, se você for ler este livro, que seja por esta razão - que Lestat está falando mais uma vez, que ele está assustado, que está procurando desesperadamente pela lição, pela canção e pela raison d´être, que ele quer compreender sua própria história e quer que você a compreenda; e que esta é a melhor história que ele no momento tem para contar.


Se isso não bastar, leia outro livro.


Se bastar, prossiga com a leitura. Acorrentado, ditei estas palavras a meu amigo e meu escriba. Venha comigo. Quero só que me escute. Não me deixe sozinho".

Bem, nesse finalzinho da narração já percebemos que Lestat não está bem. E posso afirmar: Ele não está nada bem.

Como? Por quê? Onde? Quando? O que aconteceu?

Foram essas perguntas que se passaram em minha cabeça quando eu comecei a ler esse livro. Por que ele está acorrentado? Isso só é explicado no final do livro.

Essa obra é totalmente diferente aos outros da saga, a razão? Simples. Ele fala sobre anjos e demônios. Ai você vem e me fala: "Ah para Camila, em todos os livros Lestat fala de demônios, de anjos". Concordo com vocês, mas não é se autodenominando demônio que estou falando. Literalmente entramos num mundo muito polêmico e religioso. Chego a confessar que esse livro é o mais religioso da saga toda.

As conversas com Nicolas, em Vampiro Lestat, são conversas de dois amigos bêbados. As brigas com Louis, em Entrevista com Vampiro, são conversas de um menino que foi levado para o mal, mas não gosta. Esse livro já leva a coisa a outro patamar. Como? Irei explicar para vocês.

Tudo começa quando nosso querido Lestat, se vê seguido por uma coisa, uma projeção astral. Um espirito talvez? Uma entidade que esteja protegendo a sua próxima vítima? Podemos até falar que sim, ou não. Tudo depende de como você interpretar a história dele.

Nosso vampiro também tem nova vítima. Um traficante, extremamente excêntrico. Colecionador de artes. Adora mandar matar pessoas; ganhar bilhões numa semana com a venda de drogas. E ainda adora a filha, Theodora, ou só Dora, como será mais chamada no livro. Ela, por sua vez, tem uma igreja evangélica pela televisão, sendo uma espécie de líder religiosa.

Lestat chega a um passo que mesmo nós leitores, achamos que ele perdeu a razão e está começando a ficar louco. Porém, com o decorrer da narrativa, vamos descobrindo que não é bem por aí e se realmente "Deus e o Demônio estivessem conversando sobre mim".  Eles estão, de fato, conversando sobre Lestat?

Podemos dizer que Memnoch está muito interessando em nosso vampiro rockstar! É justamente neste ponto que começa a loucura total desse livro.
[Só um aviso aos navegantes: mantenham a mente aberta. Bem aberta. Porque esse livro fala sobre Deus e Memnoch (Lúcifer) - ou como você queira chamar o primeiro anjo caído.]

Não irei entrar em detalhes, mas vou comentar sobre como isso aconteceu. Assim que Lestat consegue matar sua vitima, Memnoch aparece para ele. E começa a conversar com ele, falando que pode mostrar toda a história da humanidade; se ele, Lestat, o ajudar a salvar a humanidade do plano de Deus.

É ai que viramos e falamos: OI???". Sim, eu fiz a mesma cara que vocês devem estar fazendo. Como assim Memnoch querendo salvar a humanidade de um plano de Deus?
Lestat aceita conhecer a história desde seu principio - contada na versão de Memnoch, lógico.

Chegamos a um ponto que eu senti vontade de fechar o livro e ir a uma igreja rezar, isso porque eu achei um absurdo! Chegamos à parte em que Memnoch mostra a Lestat a passagem de Jesus na Terra e, então, a que sucede a crucificação: quando Jesus está levando a própria crux, segundo a descrição do livro, o Salvador mostra o pescoço para Lestat... Adivinhem! Nosso querido e imbecil vampiro vai e toma o sangue de Jesus.

(Entenderam o motivo de eu querer fechar o livro e ir a uma igreja? Conceitos religiosos bateram contra o que eu estava lendo, mas já que eu comecei, fui até o final dessa loucura toda.)

Mais a diante, Lestat conheceu o céu e o inferno, voltando dessa pequena aventura com algumas cicatrizes (leia-se: sem um dos seus olhos) e com uma pequena lembrança de Jesus (quem frequenta a igreja e conhece as passagens da Bíblia, irão se lembrar do véu de Verônica. Aquele que tem o semblante de Jesus).

Ao conhecer o inferno, Lestat resolve não aceitar ajudar o plano de Memnoch e começa a viver uma odisseia para sair daquele lugar.

Então... Ele volta com esse véu e mostra para Dora, que ensandecida mostra para todos fazendo que o mundo volte a ser devoto de Deus.

Confusa e doida a história? Sim, totalmente.

David, o mesmo personagem que já havia aparecido na História de um ladrão de corpos, leva Lestat para outro lugar, pois percebe que nosso querido está perdendo a razão. Ele está delirando com toda essa nova informação. Mas fica uma pergunta no ar: Lestat irá ficar com apenas um dos seus olhos? O outro irá continuar no inferno? É bem ai que Anne Rice mostra que Lestat não está ficando louco. Maharet, de A Rainha dos Condenados, aparece onde eles estão escondidos com um, digamos, presente e um aviso: Lestat será prisioneiro dela, até tudo se acalmar.

"- O quê? E o que é isso? - perguntei.
Era um pedaço de pergaminho amarfanhado.


[....]


- Entregaram a mim, para você - disse ela.
- Quem? - perguntei.
- A pessoa cujas palavras você vai encontrar aí dentro. Leia.
- Que inferno. - praguejei. Com os dedos da mão direita, abri o pergaminho amarrotado.
Meu olho. Meu olho brilhava ali sobre o que estava escrito. Esse embrulhinho continha meu olho, meu olho envolto por uma carta. Meu olho azul, inteiro, vivo.


[....]


- Leia - disse ela - o que está escrito no pergaminho.


Uma caligrafia arcaica, o que era aquilo? Uma ilusão! Palavras numa língua que não uma língua de modo algum, e no entanto articulada com clareza de tal certeza que eu pude captá-las em meio ao desenho emaranhado, escritas em sangue, tinta e fuligem

Ao Meu Príncipe,
Minha Gratidão por uma missão
perfeitamente cumprida
com Amor,
Memnoch,
o Demônio

- Mentira, mentira, mentira! - Comecei a urrar. Ouvi correntes. - Que metal é esse que você acha que pode me prender, que pode me segurar?!! Maldita! Mentira! Você não o viu. Ele não lhe deu isso!

Lestat caiu em silêncio e adormeceu depois de tanto esbravejar. Acordava às vezes, falava um pouco, mas sempre voltava ao seu estado de dormência que nenhum vampiro saberia dizer por quanto tempo iria durar.
Estou aqui, ainda. Sou o herói dos meus próprios sonhos, e permitam por favor que eu mantenha meu lugar nos seus.

Eu sou o Vampiro Lestat.

Que eu passe agora da ficção para as lendas."

Livro: Memnoch   
Autor: Anne Rice
Editora: Rocco
Lançamento: 1995
Tradução: Waldéa Barcellos

Sobre a Autora:
Camila CompariniCamila Comparini é Farmacêutica e Bioquímica formada pela Universidade Metodista de São Paulo. Adora ler, adora Literatura de Fantasia e Romance Policial e defende com unhas e dentes esse tipo de literatura. 

3 comentários:

  1. Eu sou fan louca de Anne Rice, quando comecei a ler Memnoch logo de cara eu percebi que seria uma leitura dificil, confesso que me irritei com o chororo todo do Lestat, mas quando eu cheguei ao fim eu percebi que esse livro foi um presente da Anne Rice para todos os leitores, quanta riqueza nos detalhes, quanta coisa para se refletir, quanta beleza, eu juro que fiquei muito emocionada ao fim desse livro!

    ResponderExcluir
  2. Então... Eu ainda não terminei de lê "As Cronicas Vampirescas" e não posso afirmar que essa seja a melhor cronica escrita pela Anne. Eu terminei de lê o livro e to sem palavras.
    Eu achei incrível a forma como a Anne descreveu a "Criação" sem falar nos diálogos muito bem elaborados.Já o final do livro,Confesso que fiquei confusa,talvez eu precise relê. Mas uma coisa é certa! eu chorei horrores.

    Mas certamente é um livro que recomendo a todos! e pra você que ta lendo e ta achando massante,não desista o final vai fazer você ficar sem palavras.

    ResponderExcluir
  3. Saudações Camila, tudo bem?
    Sou fã da Anne Rice, desde que assisti "Entrevista com o Vampiro" muito tempo atrás, no cinema...
    Bom... acabei de ler "Pandora" e... uma coisa que me intriga é: Porque dizer que Lestat está "...deitado no chão da capela incapaz de falar ou mover-se."
    Ele não estava preso e se libertou... e termina o livro "Memnoch" Em frente a uma vitrine de loja?
    ??????

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...