domingo, 9 de setembro de 2012

[Resenha] Milarepa, de Eric-Emmanuel Shmitt

Escrito pelo filósofo francês Eric-Emmanuel Shmitt, Milarepa é o primeiro livro da Trilogia do Invisível, cujos volumes baseiam-se nas três grandes religiões: budismo, islamismo e cristianismo. É uma obra curta, porém direta. De escrita simples e, ao mesmo tempo, poética, é daquele tipo de leitura que nos faz pensar nos valores que trazemos conosco. 

Tudo começa com Simon, um francês que é cercado por um mistério: todas as noites ele tem o mesmo sonho em que busca um homem a quem odeia, enquanto vagueia por altas montanhas. Então, em um certo dia, enquanto ele toma seu café da manhã, uma mulher misteriosa, lhe diz que ele é a encarnação de Svastika. A narrativa se desenrola, então, com Simon nos apresentando a história de Svastika e seu sobrinho Milarepa. 

Baseado na história budista do tibetano Milarepa, o livro nos faz refletir acerca das relações de ódio e amor, sobre até que ponto a cobiça faz as pessoas terem atitudes desastrosas. Vale a pena passar a vida toda querendo se vingar de alguém? O que, de fato, é amar? Como podemos atingir a sabedoria plena? Essas e outras reflexões nos são apresentadas ao longo das páginas da obra. 

Embora baseado em princípios religiosos, Milarepa não é um livro religioso e, justamente por isso, é uma delícia de ser lido. Ele nos apresenta uma cultura bem diferente, uma busca por um bem maior, uma fantasia envolvente que vale a pena conhecer.
“Tinha percebido que o bem requer mais vontade que o mal. Tinha percebido também que meu corpo é uma embarcação frágil: se o abarroto de crimes, ela naufraga; se a alivio seu peso praticando o desapego, a generosidade, o altruísmo, ela me leva a bom porto. Tinha, enfim, percebido que antes eu não era um homem, era somente um bípede, levemente peludo e dotado de linguagem articulada; a humanidade aparecia para mim no fim da estrada. Estava longe, um alvo. Será que conseguiria me tornar um homem?”
Livro: Milarepa
Autor: Eric-Emmanuel Schmitt
Tradução: Janaína Senna 
Série: Trilogia do Invisível
Páginas: 64
Editora: Nova Fronteira
Sinopse: Toda noite Simon tem o mesmo sonho, em que vaga por altas montanhas procurando um homem a quem odeia mortalmente. Certo dia, enquanto toma seu café da manhã, é abordado inesperadamente por uma mulher misteriosa, que interpreta as perturbadoras visões do sonho: segundo ela, Simon é a reencarnação de Svastika, o tio de Milarepa que nutria um rancor implacável pelo sobrinho. Para escapar ao ciclo de renascimentos, Simon deve narrar a história dos dois homens, identificando-se com eles a ponto de se confundirem. Mas onde termina o sonho e começa o real?

Sobre a Autora:
Fernanda RodriguesFernanda Rodrigues é bacharela em Letras (Português e Inglês) e estudante do curso de Formação de Professores na USJT. Além de ser professora de Língua Inglesa, é louca por assuntos que envolvam a Literatura, as demais artes e o processo de ensino e aprendizagem. Escreve no Algumas Observações, no Escritos Humanos, no Teoria, Prática e Aprendizado e no Barbie Nerd

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...