quinta-feira, 20 de setembro de 2012

[Resenha] As Crônicas Vampirescas - A História do Ladrão de Corpos

AVISO: ESSA RESENHA  PODE CONTER SPOILER!

Bom, como eu posso começar essa resenha? Só afirmando: A ANNE RICE FICOU DOIDA! Este livro é, digamos, bem diferente de todos que já li; e é também nele que começa a loucura dos outros.

"Sonhos podem ser tão reais quantos fatos. Pelo menos foi o que me pareceu mais tarde.
      E eu estava num estado de espírito horroroso quando esses sonhos começaram, um vampiro errante, vagando pela Terra, às vezes tão empoeirado que ninguém dava pela minha presença. 
      De que adiantava o belo cabelo louro, os penetrantes olhos azuis, a roupa extremamente elegante, um sorriso irresistível e um corpo benfeito, com um metro e oitenta de altura que, a despeito dos seus duzentos anos de vida, parece o de um mortal de vinte anos? Na verdade eu era ainda um homem da idade da razão, um filho do século XVIII no qual eu havia realmente vivido, antes de Nascer para as Trevas."
 
Neste livro, nós iremos conhecer a antiga Talamasca e um dos seus historiadores David Talbot, o mesmo que aparece em O Vampiro Lestat, aquele homem que tem como sua maior obsessão Marius, um dos filhos dos Milênios.

Lestat está com a maior depressão que um vampiro poderia ter. Depois que sua banda, a visão do sucesso e a aceitação pelos humanos foram por água baixo, ele se isola dos seus companheiros vampíricos e, nada mais e nada menos, resolve morrer.

Sim, morrer. Cansado dessa imortalidade, ele voa (sim, voa, não escrevi errado não) até um deserto e fica exposto a luz solar. Mesmo no sol escaldante, nosso anti-herói sobrevive. O sangue de Akasha e de alguns dos mais fortes filhos do Milênio corre em suas veias, dando a Lestat alguns poderes que ele virá a descobrir no decorrer do livro.

Após esse episódio, nosso protagonista fica com sua pele totalmente deformada e procura David em busca de abrigo para que possa se tornar forte novamente. Após esta pequena aventura, ele fica com a pele um pouco mais escura que um vampiro normalmente tem, sentindo-se lindo, maravilhoso e tudo mais que o super ego dele pode sentir.

Nosso anti-herói começa a receber umas cartas de um homem chamado Raglan James. Lestat, como sempre intrigado como um simples humano consegue entrar em contato com ele, aceita se encontrar com tal homem.

Esse desconhecido oferece a Lestat uma oportunidade única: Trocar de corpo. Como? Sim, eu me fiz a mesma pergunta quando eu estava lendo o livro. Como eu dizia, esse livro é o começo das loucuras de Anne Rice, bem escrito, bem narrado, porém a história é totalmente doida!

" - Comece! - disse James bruscamente, em voz muito baixa. - Saia do seu corpo, agora!

Recostei na cadeira e com um gesto mandei o cão ficar imóvel. Então, ordenei a mim mesmo para subir e senti uma vibração brusca e total em todo o corpo. Depois, a compreensão maravilhosa de que estava realmente subindo, sob a forma de espírito, sem peso e livro, a forma de meu corpo ainda visível, com braços e pernas, subindo até um pouco abaixo do teto branco, e quando olhei para baixo vi o espetáculo assombroso do meu corpo sentado ainda na cadeira. Oh, que sensação gloriosa, como se eu pudesse ir a qualquer lugar num segundo! Como se não precisasse do corpo, que minha união com ele tivesse sido uma farsa desde que nasci.

[.....]

Tive a impressão de que ia sufocar - precisava escapar daquilo! -, mas então compreendi, eu estava dentro! Estava no corpo mortal! A troca estava feita. Institivamente respirei fundo, o ar entrando com um ruído áspero, movendo aquele enorme envoltório de carne, depois bati com a mão no peito, surpreso com sua espessura, e ouvi o sangue entrar aos borbotões no meu coração.
- Meu Deus, estou dentro! - exclamei. [.....] "


É nesse ponto crucial que entendemos nosso querido vampiro Lestat. É um humano. E um bem desajeitado, com mais de 200 anos de "morto", por isso ele esqueceu-se de como é ser um humano e ele começa a fazer burrada atrás de burrada. Estrupo, roubo e uma bela doença contraída nesse meio tempo que ele virou humano.

O mais engraçado são os comentários de Lestat para as nossas necessidades normais, coisas que ele com o tempo esqueceu que o corpo precisa. Achando-as nojentas.

James sumiu com o corpo original de Lestat, fazendo com que o trato seja quebrado. Começamos por uma odisséia para achar o corpo do nosso querido. Sim, o vampiro que agora é humano perdeu seu corpo imortal. Confuso? Um pouco. Burrice? Totalmente.

Lestat tenta procurar ajuda dos seus amigos vampiricos, porém encontra muita resistência da parte deles. Ninguém vinha ajudar. Única saída para Lestat? David Talbot. Ele, com a ajuda da Talamasca, procuram James por todos os cantos, enquanto ele usufrui da "pequena" herança de Lestat. 

O ápcie da trama ocorre dentro de um cruzeiro onde eles encontram James, ocorrendo assim finalmente a troca novamente de corpos, porém James entrou no corpo de David. Descobrem que na verdade James não se chama James e que já trabalhou na Talamasca. Lestat mata o nosso vilão no corpo de David.

David ficou com o corpo de um jovem, morto para a Talamasca ele foi viver numa casa onde poderia viver essa nova vida. Longe da Talasma, compromissos e deveres. Lestat vai onde David está morando agora e o transforma a força em vampiro, transformando-o assim na sua cria mais forte. Mais uma cria para Lestat, seu amigo David num corpo roubado. 

"Na verdade, o que mais há para dizer?
A história está contada"


Livro: A História do Ladrão de Corpos   
Autor: Anne Rice
Editora: Rocco
Lançamento: 1993
Tradução: Aulyde Soares Rodrigues

Sobre a Autora:
Camila CompariniCamila Comparini é Farmacêutica e Bioquímica formada pela Universidade Metodista de São Paulo. Adora ler, adora Literatura de Fantasia e Romance Policial e defende com unhas e dentes esse tipo de literatura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...