domingo, 13 de maio de 2012

Manuscritos de Olavo Bilac

Quem acompanha o Nosso Clube do Livro desde o começo sabe o quanto eu gosto do blog Questões Manuscritas, escrito por Pedro Corrêa do Lago, que integra o site da Revista Piauí. Desta vez, quero destacar aqui os dados apresentado por Corrêa do Lago no post A carta apaixonada de Olavo Bilac, de 08 de maio deste ano.

A postagem traz a transcrição e a reprodução de uma carta que Olavo Bilac - notável poeta parnasiano - escreveu para Luiz de Oliveira, irmão de sua noiva Amélia de Oliveira, que disponibilizamos abaixo:


“Meu querido Luiz 
Cheguei ontem do Rio, onde fui passar oito dias. Cá estou de novo n’esta medonha Paulicéa. Que inferno!
Participo-te que sexta-feira passada, 11 de Novembro de 87, ás 2 horas e 35 minutos da tarde, ficou sendo minha noiva tua irmã Amélia. Minha noiva, leste bem? Minha noiva! É a primeira vez que escrevo estas duas palavras. Minha noiva! Como estou feliz! Como é bom viver! Como é bom amar e ser amado! 
Manda-me dizer se ficas satisfeito com a notícia, e se ainda és meu amigo, Luiz. Escreve-me, assim que receberes esta carta, para o Diário Mercantil, S. Paulo. Fico ansioso pela tua resposta. Tenho lido a Vida Literária. Estás um poeta de mão cheia. Abraço-te. Escreve-me, escreve-me, escreve-me. Não te mando dizer se tenho feito versos porque não estou agora para tratar d’essas coisas. Qual poesia, nem qual nada! Não há nada como o amor! Não há nada como amar e ser amado como amo e sou amado! Estou com vontade de sair para a rua e de abraçar toda gente, amigos e inimigos, monarquistas e republicanos, Deus e o Diabo! Tal é a minha alegria. 
Escreve-me. Abraça-te, o teu amigo leal
Olavo Bilac”
Adoro ver os manuscritos dos grandes autores, e vocês?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...