sábado, 21 de janeiro de 2012

J.K. Rowling e o Prêmio Nobel de Literatura

(Via Potterish)

A autora da história mais popular de nosso tempo, J.K. Rowling, merece receber um prêmio Nobel de Literatura? Enquanto isso certamente poderia elevar muita discussão, há alguns méritos para ela ser, pelo menos, considerada para essa grande honra. 

Em um artigo recente, Jeff O’Neal do The Huffington Post, pondera essa questão e expõe fatos e antecedentes do prêmio em grandes detalhes.

Alfred Nobel queria que o prêmio de literatura fosse dado àquele que tivesse produzido, através do campo literário, o mais magnífico trabalho em uma direção ideal. Certamente, a série Harry Potter tem inspirado pessoas ao redor do mundo a ler e isso segue a distinção de “uma direção ideal”. Além disso, os personagens, histórias e valores na série têm ressonância com o mundo. Então porque não considerar J.K. Rowling? 

J.R.R. Tolkien foi indicado ao prêmio Nobel por um de seus colegas, o também escritor C. S. Lewis em 1961 e o comitê de nomeação simplesmente o rejeitou. Assim como Rowling hoje, Tolkien e Lewis conseguiram em sua época atrair muitos leitores para suas histórias. Quem não conhece hoje alguém que já tenha lido As Crônicas de Nárnia, Senhor dos Anéis ou Harry Potter? Ou até mesmo alguém que tenha lido os três? Leitores estes que seguiram não necessariamente essa ordem, mas que através de uma história se desafiaram a conhecer estas e diversas outras. 

Atualmente a série Harry Potter é conhecida por fazer crianças e adolescentes de todo mundo começarem a ler, é através dos livros de Rowling que surgem outros interesses. E há muitos que reconhecem e se identificam nessas palavras. 

Não há ninguém que se encaixe tão perfeitamente no que foi dito por Alfred Nobel quanto Rowling nos dias de hoje. Se os seus livros tendem a compartilhar feitos como Lewis, Tolkien, Shakespeare, Homer, A Bíblia, Chaucer, Jules Verne e Louise May Alcott, então talvez ela realmente não mereça o Prêmio Nobel de Literatura, já que estes também não tiveram seus méritos reconhecidos.

E vocês o que acham? Compartilhem sua opinião nos nossos comentários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...