segunda-feira, 27 de outubro de 2014

[Resenha] Jogador Nº1, por Ernest Cline

Cline nos mostra um grande jogo de vídeo game que tomou conta de todo o futuro da nação norte-americana. O bilionário Halliday criou o OASIS, um mundo online, para que os fãs de games pudessem vivenciar tudo aquilo que ele não pode na sua infância. No momento de sua morte, inventou um concurso, uma caça aos ovos dentro do OASIS. Aquele que encontrasse todos os ovos venceria o jogo e herdaria todas as suas riquezas. 

Wade, personagem principal, é mais um desses garotos viciados em jogos. Ele sabe de tudo sobre a vida do bilionário e a caça aos ovos. É um menino pobre que deseja ganhar o concurso mais do que tudo, para poder mudar de vida. Passa mais tempo dentro do OASIS do que na vida real, pois dentro do vídeo game se pode ter a vida que quiser. Pode estudar em uma escola virtual e ainda conseguir um diploma que é aceito na vida real, além de viver sendo o avatar que ele próprio criou.

Cline nos diverte com a sua narração jovem e conhecedora de jogos. Até mesmo aqueles que não gostam tanto de vídeo games acabam gostando do livro. Eu fui um deles. O autor nos mostra um mundo onde a tecnologia se tornou algo equiparado à realidade, já que o mundo em que vivemos não é mais o mesmo. Quem vive dentro do jogo é ainda mais feliz do que aqueles que vivem sob a realidade. Além disso, ele nos expõe às ambições dos seres humanos e toca em pontos muito discutíveis pela sociedade de hoje, como a vergonha do corpo e a famosa caça pelo poder. Somado a isso, o escritor nos aventura com referências a grandes jogos, filmes e músicas dos anos 70 e 80. 

O livro é dividido em três partes, mas parece mais como um volume único de uma trilogia. Na primeira parte, conhecemos a história e os personagens. Na segunda, vemos mais o romance entre o personagem principal e uma grande jogadora do OASIS, além de mostrar os conflitos se desenvolvendo cada vez mais. E por fim na terceira parte é mostrada a última batalha e a conclusão de tudo. Ele é narrado em primeira pessoa e no pretérito. O desenvolvimento dos personagens foi muito bem elaborado e escrito. Um dos melhores e mais divertidos livros lidos nesse ano.

Livro: Jogador Nº1 
Título original: Ready Player One 
Autor: Ernest Cline 
Tradução: Carolina Caires Coelho 
Páginas: 462 
Editora: Leya 
Sinopse: O ano é 2044 e, como o resto da humanidade, Wade Watts prefere mil vezes o jogo do OASIS do que o mundo real. Ele garante que esconde as peças de um puzzle diabólico cuja resolução leva à riqueza incalculável. As chaves para o quebra-cabeça são baseadas na cultura do final do século XX e, por anos, milhões de seres humanos têm tentado encontrá-los, sem sucesso. De repente, Wade consegue resolver o quebra-cabeça e ganha o prêmio, e, posteriormente, deve competir contra milhares de jogadores para conseguir o troféu. A única maneira de sobreviver é ganhar, mas para isso terá que abandonar sua existência virtual e lidar com a vida e o amor no mundo real, de onde sempre tentou fugir.

Sobre o autor

Osmar Neto é resenhista convidado no blog Nosso Clube do Livro. Lê todo tipo de livro, desde clássicos à literatura moderna. Já leu cerca de 102 livros. Além desse seu vício, ele também ama café e filmes. Nas horas vagas gosta de escrever algumas páginas para o seu próprio romance.

2 comentários:

  1. Sou fissurado em games, principalmente essa pegada "retrô". Ai, aliado a isso, um livro divertido, bem escrito e empolgante. Amei ler, virei fã. Inda bem que você gostou tbm :)

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...