domingo, 19 de maio de 2013

Indicações da semana #32 - Fotografia

Hoje o Nosso Clube do Livro traz em suas indicações livros sobre fotografia. Quer aprender a fotografar, ler mais sobre o assunto e se inspirar? Então veja as dicas abaixo.

Livro: 150 lições para você aprender a fotografar
Autor: John Easterby
Páginas: 130
Editora: Europa
Sinopse: Aspirantes a fotógrafos que acreditam que a câmera é a melhor ferramenta para capturar a forma como enxergam a realidade, podem se apoiar neste livro tanto para aprimorar seu trabalho quanto para conhecer o legado deixado por artistas renomados, como Henri Cartier-Bresson. Desde que foi criada, nos anos 1830, a fotografia exerceu um fascínio inexplicável sobre a consciência coletiva. Hoje, praticamente dois séculos mais tarde, ela move diversos setores da economia. A indústria do turismo é alimentada pelo desejo que consumidores têm de visitar destinos que conhecem apenas por fotos, e é praticamente impossível pensar na indústria da moda sem a fotografia. A publicidade, por sua vez, dificilmente cria anúncios sem o auxílio dessas imagens. O livro 150 lições para você aprender a fotografar dá aos leitores dicas sobre como fotografar com criatividade e qualidade, seja com fins comerciais ou por hobby, em ambientes a céu aberto, estúdios ou residências.

Livro: A arte da fotografia digital
Autor: André Luis de Alvarenga
Páginas: 238
Editora: Ciência Moderna
Sinopse: Neste livro o leitor aprenderá, passo a passo, as técnicas mais utilizadas por grandes profissionais do mundo fotográfico e descobrirá os segredos que as revistas utilizam para o aprimoramento de suas fotos, dentre eles técnicas como - Rejuvenescimento; Remoção de manchas; Correção de imperfeições faciais; Troca de cores de cabelo e de roupas; Troca de cores dos olhos. A fotografia artística também é abordada, com técnicas para - Conversão de fotos coloridas em preto e branco; Utilização de filtros de cores em imagens; Produção de imagens em infra-red; Criação de fotos panorâmicas; Restauração avançada de fotos. Para o fotógrafo tradicional, todas as técnicas utilizadas em sala escura também foram abordadas neste livro. Aprenda várias técnicas digitais, tais como - Colorir fotos em preto e branco; Realizar simulação de revelação em processamento cruzado C41 em E6 e vice versa; Remover sombras e corrigir nitidez e cores; Corrigir olhos vermelhos; Fazer fotos em Dualtone.

Livro: 8 X fotografia
Autor: Lorenzo Mammi
Páginas: 184
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: Tradicionalmente associada ao registro documental e objetivo, a fotografia muitas vezes foi tida como arte menor. Certamente não é isso o que pensam os oitos autores deste livro. Convidados pelo crítico de arte Lorenzo Mammì e pela antropóloga LiliaMoritz Schwarcz, professores, críticos e um fotógrafo profissional elegeram livremente uma fotografia e a tomaram como ponto de partida para construir ensaios luminosos e originais. Questionando concepções consagradas, e muitas vezes equivocadas, ostextos refletem sobre as mais variadas imagens, aproximando a fotografia da filosofia, do corpo, do tempo, da política e da memória familiar. Abrindo o livro, os críticos Alberto Tassinari e Rodrigo Naves passeiam pela obra de dois dos maiores fotógrafos do século XX: Henri Cartier-Bresson e André Kertész. Tassinari mostra como Bresson, em sua busca pelo acaso e pelo instante decisivo, incorporou a lógica da colagem à fotografia, associando elementos descontínuos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...