terça-feira, 15 de maio de 2012

[Resenha] Se você me visse agora, de Cecelia Ahern

Elizabeth Egan não tem tempo para amigos e muito menos para a imaginação fértil do sobrinho Luke. O menino de seis anos acaba de conhecer Ivan, um amigo imaginário. Ao notar que Elizabeth às vezes pode ouvi-lo e sentir que está por perto, Ivan resolve conhecê-la melhor e, a partir daí, começa a aparecer frequentemente em sua vida, levando-a a sair de seu ritmo normal e retilíneo. 

Sabe quando você procura por belas e surpreendentes histórias de amor para ler? Nada muito clichê em que o mocinho e mocinha se conhecem, passam por alguns problemas e acabam não ficando junto. Uma história de amor que cative sem fazer muito esforço... Se você me visse agora é exatamente essa história. 

Ambientada em uma pequena cidade da Irlanda – Baile na gCroíthe – Se você me visse agora é a história de Elizabeth Egan, uma mulher centrada, que vem de uma família complicada: sua mãe alcoólatra abandonou a família há mais de vinte anos, deixando um pai desolado e uma irmã mais nova para ser criada. Sempre centrada, Elizabeth se vê em uma situação atípica de sua vida quando conhece Ivan, mais novo melhor amigo de Luke, sobrinho da mulher. Até aí seria um daqueles romances clichês, mas para a surpresa de todos, Ivan é um amigo imaginário de Luke. É a partir deste ponto que o romance toma proporções inesperadas e envolventes, fazendo com que o leitor se apaixone por ele. 

Com uma narrativa fácil, leve e delicada, a obra nos leva a um mundo de amores possíveis. Narrado em dois momentos: primeira pessoa – em que temos a perspectiva de Ivan; e em terceira pessoa – em que não há apenas a perspectiva de uma personagem e sim de todos eles. Esta foi um dos pontos que mais gostei. 

Geralmente quando um romance é narrado em terceira pessoa, há uma atenção maior para uma determinada personagem e, embora Elizabeth seja o centro da história, pode-se notar o desenvolvimento das outras personagens ao redor. Não há apenas Elizabeth, há espaço para os coadjuvantes de uma maneira sutil, mas que não passa despercebido pelo leitor. E são personagens apaixonantes com suas próprias características. 

É interessante observar a posição de Ivan; como um amigo imaginário ele tem um grande dilema: declarar para Elizabeth os seus sentimentos ou terminar o seu trabalho inicial na sua função de amigo imaginário. Este é, sem dúvida, um dos personagens mais peculiares que já conheci. É engraçado vê as suas dúvidas, pois ele nunca teve nenhum contato humano demais com seus clientes. Suas indagações são até divertidas, e os diálogos entre ele e Elizabeth são de uma profundeza memorável. São conversas sensíveis, com ensinamentos simples e profundos; que, mesmo sem querer, levam o leitor a pensar em princípios como amor, amizade e respeito. 

 O desenvolvimento da obra é incrível e, devo ressaltar, belo. O relacionamento entre Elizabeth e Ivan amadurece de uma forma brilhante. Algumas vezes a moça chega a ser chata, sua personalidade faz com que não acredite em quase nada. Na verdade, todo o seu passado a deixou fria e sem sentimentos, talvez isso explique o fato dela não acreditar enquanto está com Ivan de que ele não existe para as outras pessoas. Devo confessar que Cecelia Ahern me deixou sem palavras e sem adjetivos para falar sobre o romance, o que posso dizer sobre Se você me visse agora é lindo e ponto. 

É uma história de amor verdadeiro, aquele amor que cuida, que respeita, que ama de verdade. O romance faz com que o leitor acredite fielmente que o amor é capaz sim de fazer qualquer pessoa mudar.  

Título original: If you could see me now  
Editora: Rocco  
Tradução: Angela Pessôa  
Páginas: 304  
Avaliação: Lindo e ponto final.


Sobre a Autora:
Ana Caroline Ana Caroline é estudante de Letras Português Francês na Universidade Federal de Sergipe. Adora ler, é apaixonada por séries da Literatura de Fantasia e espera desenvolver um trabalho de pesquisa sobre esse tema na faculdade. Trabalha em uma livraria, onde o contato diário com os livros levou a desejar criar esse blog. Escreve no Loucuras de Caroline.

2 comentários:

  1. Opa, quero ler o livro. Gosto de romances que fogem do clichê. Pela sua resenha é uma obra concisa e coerente, sem ser sentimentaloide. Adoro.

    Parabéns pela resenha. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ela não é Gleice, pelo contrário, é o tipo de romance que gosto: na medida certa! Sem excessos de açucar ou de sal.
      Vale muito a pena ser lido!

      Obrigada pelo comentário querida!

      Beijo

      Ana Caroline

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...