segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Reler um livro pode ser benéfico à saúde emocional

Imagem: We ♥ it
Muita gente afirma que ler o seu livro favorito por mais de uma vez é como se fosse uma experiência diferente que aumenta a paixão pela obra e aproxima o leitor dos personagens. Agora, os cientistas comprovaram que isto é, de fato, verdadeiro.

Segundo artigo publicado no site do jornal Mail OnLine, o hábito de assistir a filmes ou ler livros por mais de uma vez incentiva o espectador/leitor a se envolver emocionalmente com as histórias. Na primeira leitura – ou na primeira vez em que assistimos a um filme – nosso foco está nos acontecimentos, nas histórias. Por outro lado, na segunda vez, a repetição desta experiência reacende as emoções provocadas pelo livro/filme e permite que o leitor/espectador saboreie as emoções que proporcionam o lazer.

Este “Segundo round” traz benefícios profundos à saúde emocional, diz um novo estudo realizado por meio de entrevistas com leitores dos Estados Unidos e da Nova Zelândia. Ao desfrutar destes efeitos emocionais mais profundos, as pessoas ficam mais em contato com si mesmas.

O mesmo pode acontecer quando revisitamos lugares em que passamos um feriado e/ou férias agradáveis, afirma um artigo do Journal of Consumer Research. Emoções sentidas anteriormente são “reacendidas” ao retornar a estes lugares.

Por tudo isso, as pessoas não devem hesitar em revisitar, reler e/ou rever o que eles já fizeram. Ainda que já estejam familiarizadas com os lugares e com as histórias, revisitá-los e relê-las traz uma apreciação renovada tanto do lugar/livro, quanto de si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...