domingo, 12 de fevereiro de 2012

[Resenha] O Hobbit, de J. R. R. Tolkien

“O mundo está dividido entre aqueles que já leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que não leram”

E estou quase indo para o lado negro da força. 

Bilbo Bolseiro é um hobbit, que vive em sua aconchegante casa hobbit, em sua vila hobbit, porém seu comportamento típico de um hobbit é abalado com a chegada do velho e famoso mago, Gandalf, e seus amigos anões que o convida para uma aventura, aventura é a última coisa que Bilbo quer saber, porém por livre e espontânea pressão ele sai em busca em uma e tanto: Destruir Smaug (o dragão que dorme no topo da montanha) e recuperar o ouro dos anões. 

É a primeira vez que leio uma obra de Tolkien, e meu primeiro pensamento foi: “por que não fiz isso antes?”. Sério! Que coisinha mais gostosa de ler, muito diferente de Senhor dos Anéis, que parei nas primeiras linhas do primeiro capítulo, não que seja ruim... É que eu achei chato!

Mas, n’O Hobbit, a narrativa é agradável e de extrema fineza, a tradução está muito boa, um belíssimo trabalho desenvolvido por Lenita Maria Rímoli Esteves e Almiro Pisetta, porém apesar desses pontos fortes e que por isso valeria a pena por várias vidas ler a obra, em alguns momentos a história é maçante e tediosa e tive vontade de desistir, o que explica o fato de ter terminado o livro em quase duas semanas. 

Tolkien é detalhista em tudo, desde um simples farfalhar de uma folha no outono até uma grande e terrível guerra, embora na guerra narrada no livro não seja tão detalhista assim. E esse excesso de detalhes é o que me faz estagnar na série Senhor dos Anéis. É claro que é impossível comparar uma obra a outra. 

A complexidade de Senhor dos Anéis é muito maior que a do Hobbit, as obras foram feitas para públicos diferentes. O Hobbit é uma literatura infanto-juvenil puro, com todos os aspectos que definem como tal. (Aqui entraria aspectos muito técnicos, tais como desenvolvimento dos personagens, da história, do tempo e mais um monte de coisa que a gente vê na faculdade); Em Senhor dos Anéis a coisa é mais ampla, mais completa e complexa, a narrativa já não é tão simples, a linguagem é muito rebuscada e para quem é novato (como eu) em Tolkien vai simplesmente desistir do livro sem antes chegar à metade dele – digo por experiência própria. 

Os personagens são muito bem criados e o desenvolvimento é fantástico, Bilbo é o típico cara acomodado que sabe que pode realizar grandes coisas, mas o que tem já lhe o suficiente, ou tem preguiça de fazer algo para reverter a situação, porém logo ele vai descobrir a sua capacidade de mudar as coisas, e ora isso não se assemelha conosco em determinadas situações? 

Os anões são um espetáculo a parte, e confesso que Tolkien me fez odiá-los e amá-los na mesma proporção. É uma história épica, realmente! E para os amantes de Literatura de fantasia (como eu) é uma das coisas mais fantástica já escrita. Os diálogos da obra são inteligentes e até engraçados, mais um super ponto positivo, a história se desenvolve muito bem do início ao fim, quase beirando a perfeição. 

Embora seja um pontos mais chatos da obra, como já mencionei antes, Tolkien é por demais detalhista e é incrível a capacidade que ele tem de descrever um monte, um lago, uma floresta, é tudo muito real e a vontade que dá é pular dentro do livro e curtir a relva fresquinha. 

Se fosse para dá uma nota ao livro, eu daria oito, por que por mais que à história seja bela, e a narrativa seja muito deliciosa, Tolkien ainda me cansa, infelizmente. 

Título original: The Hobbit
Autor: J. R. R. Tolkien
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 289

Sobre a Autora:
Ana Caroline Ana Caroline é estudante de Letras Português Francês na Universidade Federal de Sergipe. Adora ler, é apaixonada por séries da Literatura de Fantasia e espera desenvolver um trabalho de pesquisa sobre esse tema na faculdade. Trabalha em uma livraria, onde o contato diário com os livros levou a desejar criar esse blog. Escreve no Loucuras de Caroline.

6 comentários:

  1. Boa visão, a sua. Quando li - levei três meses para completar a peripécia - achei menos enfadonho do que supus, mas excessivamente pueril. Desse crime Tolkein foi basolvido quando soube que o livro havia sido escrito para seus filhos pequenos. Ainda assim, não me deu fôçego para encarar "O Senhor dos Anéis" e o volume um permanece à espera em minha mesa. Deixo apenas um pedido/sugestão; da próxima vez, não se furte ao termos técnicos, vai ser´ótimo aprender um naco a respeito. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus,

      Céus como você demorou! hahaha Mas, até entendo o motivo! Ele o menos enfadonho de todos, disso tenha certeza.

      E quanto ao uso dos termos técnicos, cara isso iria alongar tanto a resenha que vc nem imagina, mas sugestão anotada!

      Beijos

      Ana Caroline

      Excluir
  2. Li em 3 dias, mas também tive vontade parar em algmas partes, narrativa demais faz o leitor se perder na história e isso me atrapalhou um pouco. Mas dorei o livro, dei boas risadas :) ô Carol dê mais uma chance ao senhor dos anéis, se tu gostou dos diálogos que tolkien criou em o hobbit vc vai infartar com os de o senhor dos anéis, alguns diálogos são tão inteligentes que vc pára de ler pra bater palmas, sério! A pior coisa de tolkien que eu já li foi: O silmarillion. Passe longe desse. O livro é só NAR-RA-ÇÃO, os diálogos dá pra contar nos dedos. :) *eita que eu escrevi hein!*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kayque,

      Eu vou dá mais chances a Senhor dos Anéis, tanto que ele está na minha lista de leitura, só não lembro a ordem! hahahahaha

      Beijos

      Ana Caroline

      Excluir
  3. Podem falar o que quiser, mas Tolkien medá SONO. Não rola

    Adorei a sua resenha. MUITO boa. Os pontos desacados foram coerents e bem desenvolvidos. Parabéns mesmo.

    Ah, att o blog, dps passa lá! ;)

    xxx

    Gleice
    @MPessoais
    www.murmuriosessoais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleice,

      Obrigada pelo comentário e que bom que você gostou da resenha! E acredite em mim... Tolkien também me dá sono hahaha

      PS: Seu blog está devidamente na parte de parceiros.

      Beijos

      Ana Caroline

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...