domingo, 21 de dezembro de 2014

[Com a palavra: o autor] O Natal de Livia Brazil

O Natal de Livia Brazil - Nosso Clube do Livro
Imagem por Thomás.
Eu sempre fico animada no Natal. Todos os preparativos, a decoração, os enfeites da árvore de Natal.  A própria árvore de Natal, não importa o tamanho ou a cor, é a sempre a estrela. Não, não é o Papai Noel, é a árvore. Ela que fica no centro da casa, com várias pessoas em volta, primeiramente ornamentando-a e, depois, no dia do Natal, esperando para receber os presentes que, dedos cruzados, serão vários (ah vai, eu sei que fui uma boa menina durante o ano). E além da árvore tem as luzes. As músicas. As comidas. Ah, as comidas... Bem, melhor parar por aqui senão encharco o papel (ou a tela do computador) de saliva.

Esse ano, pela primeira vez, o Natal será aqui em casa. Pra quem não me conhece (aliás, prazer, meu nome é Livia), eu casei esse ano. O que significa que eu também me mudei esse ano. E, por causa de todas essas mudanças e para simbolizar esse momento, decidimos, marido e eu, fazer todas as festas de fim de ano aqui no nosso pequeno apartamento de duas pessoas. Só que virão, em cada dia (24 e 25), pelo menos 10 pessoas (e um cachorro e um rato). E, no máximo, 15 pessoas. Estou um pouco nervosa para ver como vai ser a logística de espaço por aqui, mas isso é um caso a ser pensado (e analisado e desesperado) no dia. E, para falar a verdade, acho que nem será um problema.  As nossas famílias são muito tranquilas, ninguém se importa muito de sentar no chão (ou deitar, depois de ter se empanturrado de comidas natalinas) ou ter que se espremer no sofá. Porque, pra gente, o que importa é estar junto.

Sei o que você pode estar pensando. “Ah, Livia, duvido que seja essa alegria toda, famílias assim só em livros”. Mas é verdade, nossas famílias são muito relaxadas e não ligam pra essas coisas. E eu tenho muita sorte de ter uma família – e de ter entrado em uma nova – assim. Porque, no final das contas, o mais importante no Natal é isso, estar junto de nossas famílias, confraternizando, conversando, trocando opiniões, e comendo, claro, comendo, muito. E trocando presentes porque, vamos combinar, é muito legal ganhar presentes!

Então, se vocês me permitem, peço que torçam pra que tudo dê certo nesse Natal nosso aqui em casa, no nosso primeiro ano, onde vamos cozinhar comidas gostosas e acomodar nossas famílias. E fazer piadas sem graça e rir de coisas bobas. E fazer carinho no cachorro, conversar com meu rato e brincar com a única criança que temos na família (por enquanto). E que no final estejamos exaustos, mas com sorrisos nos rostos por ter sido dois dias incríveis, com muito amor.

E, claro, desejo o mesmo para vocês. Que vocês tenham dois dias maravilhosos com as pessoas que amam, e que sejam dias que vocês sempre se recordem. E lembrem-se de esquecer de qualquer problema, qualquer situação mal resolvida, qualquer indisposição que possa haver e só celebrar essa data que, infelizmente, só temos uma vez por ano e que foi feita para celebrações e para trocarmos carinho e palavras bonitas.

Desculpa aí, pareci uma tia velha nesse final, né?

Sobre a autora:

Livia Grynberg Brazil, conhecida somente por Livia Brazil (para o desgosto de sua mãe), é casada, tem três gatos (Léo, Nilo e Valentina) e um rato de olhos vermelhos e pelo branquinho (Arry). Escreve poesia desde os seis anos de idade, mas só a partir dos treze começou a escrever coisas mais longas. Para o desespero de seus professores, passava as aulas inventando histórias, e foi assim que Alice Maria, personagem de seu primeiro livro, Queria Tanto, surgiu. Publicou-o pela Benvirá em 2011 e, após dois anos, em 2013, publicou seu segundo livro, Coisas Não Ditas, anteriormente uma fanfic de McFly, pela mesma editora. Atualmente, trabalha como revisora freelancer para várias editoras e se desdobra em várias escrevendo dois livros e alguns roteiros para curtas e webséries.

2 comentários:

  1. O Natal é uma data colorida e foi muito bem pintada aqui. Teremos todos uma noite de paz e cor, principalmente quem desfrutar, como eu, da companhia da autora. Feliz Natal a todos.

    ResponderExcluir
  2. Sogra mais fofa que eu tenho!
    Foi mesmo uma delícia! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...