domingo, 14 de setembro de 2014

[Resenha] O Lado Mais Escuro

O que eu posso falar sobre a A.G.Howard? Ela é genial!!! Sinceramente um dos melhores livros que eu li em 2014!!!

Entusiasmo e tristeza a parte, porque o livro chegou ao fim, venho aqui comentar um pouco dessa experiência alucinante.

O lado mais escuro é narrado em primeira pessoa. Isso o que faz com que você se veja no lugar de Alyssa, nossa personagem principal – que, por sua vez, é descendente de Alice Liddell, sim a mesma Alice de Alice no País das Maravilhas.

Alyssa mora em uma cidadezinha dos Estados Unidos. O que chama a atenção em relação a Alyssa é que ela não é bem que nem as outras personagens principais de outros livros. Sim, ela é uma adolescente com problemas sobre sua sexualidade, amigos, pais, porém tem seus próprios segredos: assim como sua mãe (Alisson), que fora internada por falar a todos que ouvia e falava com insetos e plantas, ela também tem esta espécie de dom.

Nas páginas que se seguem, vimos que Alysson tem uma amizade com Jeb e sua irmã. Jeb trabalha no Submundo, um lugar bem escuro e com uma pista de skate. Alysson adora andar de skate e também faz mosaicos com insetos mortos (passatempo legal não?? srsrs)

A partir de então, vimos que Alyssa começa a se sentir observada e tendo uns sonhos estranhos com um cara que não é o Jeb (sim, ela gosta dele, porém ele namora a menina mais irritante do livro). Em um dos encontros com sua mãe no hospício, ela resolve conversar sobre ouvir insetos, plantas. Em um momento de lucidez a mãe dela conta que existe uma maldição sobre mulheres descendentes de Alice e que ela não deve ir atrás da Coelho Branco e nem de sua Toca.

Após um acontecimento muito estranho que quase mata Alisson, Alyssa vai para casa pensando em tudo e sobre o que conversou com o pai no caminho. Seu pai está convencido em fazer tratamento de choque em Alisson e isso deixa Alyssa mais decidida em encontrar a Toca do Coelho e acabar com essa maldição toda para que sua mãe não sofra mais.

É agora, pessoas, que começa a doideira total. Os acontecimentos sucedem-se de forma tão rápida que temos que prestar muita atenção, senão não entendemos direito. Alyssa consegue chegar a Toca do Coelho para o País das Maravilhas com um portal em seu quarto que leva diretamente a Londres, nisso aparece Jeb tentando trazer ela de volta (Alyssa pediu tanto que Jeb estivesse com ela, que esse desejo realmente acontece). Ao entrar pelo portal eles caem no que parece ser eternamente, ao seguir os passos de Alice, conseguem entrar no País das Maravilhas.
Esqueça a imagem bonitinha que você tem do País das Maravilhas, Howard o descreve bem psicodélico e bem estranho, e se isso n bastasse as criaturas de lá não são o que imaginamos ser. O próprio coelho não é um coelho e sim um humanóide bem feio cuja metade da pele havia caído.

Ao chegar nesse mundo estranho, Alyssa tem que passar por testes e desfazer os erros de Alice. Ao chegar no meio do País das Maravilhas com Jeb, ela conhece Morfeu (mais conhecido como a Lagarta Azul) e descobre que ele que estava a observado e esperando ela resolver entrar pela Toca.
Morfeu é um homem misterioso e exerce certo poder nos sentimentos de Alyssa. Sabendo dos testes, ela começa a desfazer os erros de Alice e começa a descobrir mais sobre si mesma, sobre sua história e a sobre a verdadeira história de Alice.

Bem descrito e com um quê de Tim Burton, Howard nos transporta para um novo mundo de intrigas, amizade improváveis e, bem, muito maluco. E eu gostaria muito que houvesse um filme desse mundo doido de O Lado Mais Escuro.

Mas agora, uma pergunta para vocês: Vocês entrariam pela Toca do Coelho?

Minha resposta: Com certeza!

Livro: O Lado Mais Escuro
Autor: A.G.Howard
Tradução: Camila José dos Santos
Páginas: 368
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real o superprotetor Jeb , mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...
Sobre a Autora:
 Camila Comparini  é Farmacêutica e Bioquímica formada pela Universidade Metodista de São Paulo.  Adora ler, adora Literatura de Fantasia e Romance Policial e defende com unhas e dentes esse tipo de literatura.

2 comentários:

  1. Nunca daria muito pra esse livro só por sua capa, mas já vi críticas positivas e parece ser incrivelmente interessante! Só estou triste porque você contou o final, rs :( De qualquer forma, o mundo de Alice sempre me intrigou, e pretendo dar uma chance para este "remake". Tem continuação?

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Clara, eu tbm não daria nem um real só pela capa.
    Mas é aquela coisa neh? Quem ve cara, não ve coração srsrrsrsrsrs.
    Quando puder leia o livro, ele é muito bom!!
    Ahhh tirei a parte que eu acho que fala sobre o final, obrigada por falar srsrsrsrsrs, então até o momento não estou sabendo se tem continuação ou não, mas espero do fundo do coração que tenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...