sábado, 25 de janeiro de 2014

[Resenha] Coisas não ditas, de Livia Brazil


De todos os livros que li em 2013, posso afirmar com certeza que Coisas não ditas foi o mais apaixonante!
E quando digo "apaixonante", leia-se: querido a ponto de eu perceber que ele estava acabando e diminuir o meu ritmo de leitura diária para que ele durasse mais tempo. Porque, sim, a minha despedida da Lucie e do Rafa me deixou triste. A razão? Queria muito mais deles!

Mas antes de falar quem são Lucie e Rafa, quero abordar um pouco do livro em si. Quando o vi pela primeira vez, achei a capa incrível (e quando postei a foto dele no instagram, minhas amigas disseram o mesmo!). Só pelo o bom gosto da capa, temos vontade de conhecer a história e o seu conteúdo. E, então, logo de cara encontramos uma nota da autora que cativa a todos, principalmente aqueles que - como eu - adoram uma boa música! Explico: Livia Brazil se inspirou em diversas canções para escrever o livro (uma para cada capítulo, para ser mais precisa) e compartilhou esta playlist conosco, seus leitores. Eu, particularmente, achei um máximo quando vi - principalmente porque a lista está no começo do livro e eu pude ouvir as músicas enquanto lia (fiquei super chateada quando cheguei ao final do Depois dos Quinze, da Bruna Vieira, e vi que tinha uma lista de músicas. Como nunca olho os fins dos livros antes de lê-los, só a descobri findada a leitura. Ponto para a Livia Brazil que colocou a lista dela no começo!).

Aliás, quanta música incrível! De novo falando de uma particularidade, fiquei estasiada quando percebi que havia uma música do Greg Holden na lista, porque nunca havia conhecidos alguém daqui do Brasil que soubesse das músicas dele além de mim (e das meninas do gr8 songs) - aliás se mais alguém conhecer, pode avisar aí nos comentários... Bem, acho que, por tudo isso que já citei, nem preciso dizer que comecei a leitura empolgada, não é?

O livro começa nos apresentando a Lucie, uma atriz que faz o tipo da mulher jovem e moderna: ela é independente e luta pelo que quer - no caso, um papel na sua peça teatral preferida: o musical Rent. É Lucie quem narra quase todos os capítulos apresentando os demais personagens e o desenrolar da trama. É por meio dela que conhecemos o seu irmão super-ciumento, Noah. Noah é cantor e faz parte e uma banda junto com o Vinicius, melhor amigo e Lucie, e com o Rafa - com quem ela fica. O problema é que os outros personagens da trama não sabem destas ficadas dos dois. É a partir deste conflito que a trama se desenvolve.

Falando assim, parece "coisa boba", mas o fato é que, com o desenrolar da história, vamos conhecendo melhor quem é quem e passamos a entender os motivos, os medos e os desejos de cada um neste enredo, em que os sentimentos dos personagens são os de todos nós: seus leitores. A maneira como tudo é narrado é tão cativante que é impossível não se pegar pensando nas vidas da Lucie e do Rafa. Mais improvável ainda é se distanciar a ponto e não torcer por eles.

Esta é uma obra de ação que nos faz pensar: a total proteção vale a pena? Como lidar com certos acontecimentos que são fatos imutáveis na nossa vida? Como viver intensamente? Pode-se realizar um sonho sozinho(a)? É válido se fechar com medo do amor? E esperar por amor, isso vale a pena? De maneira doe e intensa vemos Lucie e Rafa vivenciarem - cada um à sua maneira - todos estes questionamentos e chegarem às suas conclusões.

Lindo, bem-escrito, romântico, mas com uma boa dose de realidade. Coisas não ditas é um livro nacional que merece ser lido. Garanto que vocês não irão se arrepender e que, assim como eu, desejarão mais e mais.

Livro: Coisas não ditas
Autora: Livia Brazil
Páginas: 336
Editora: Benvirá
Sinopse: – Lucie, namora comigo? Namorar? Namorar de verdade? Dividir a vida? Contar todos os segredos? Fazer mil concessões? Não, Lucie não estava preparada; aliás, isso nem passava pela sua cabeça. Ela só não contava ficar tão perturbada com a pergunta. Mas não, definitivamente não, assumir a paixão por Rafael para todo mundo era algo impensável. Sem saber lidar com a situação e às vésperas de estrear no musical dos seus sonhos, Lucie vê sua vida virar de pernas para o ar. E o turbilhão de ansiedade acaba trazendo à tona um segredo que ela guarda desde a infância. Coisas não ditas é para rir, sentir raiva, se emocionar... E para tornar a leitura ainda melhor, Livia Brazil indica as músicas que a inspiraram em cada capítulo. A playlist está nas primeiras páginas – aumente o som e boa leitura!

Sobre a Autora:
Fernanda RodriguesFernanda Rodrigues é bacharela em Letras (Português e Inglês) e licenciada no curso de Formação de Professores da USJT. Além de ser professora de Língua Inglesa, é louca por assuntos que envolvam a Literatura, as demais artes e o processo de ensino e aprendizagem. Escreve no Algumas Observações, no Escritos Humanos, no Teoria, Prática e Aprendizado e no designdiPoesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...