quarta-feira, 16 de outubro de 2013

[Resenha] A Lista do Nunca - Quando A Ficção É Tão Assustadora Quanto A Realidade

Conhecemos Sarah e Jennifer, duas amigas de infância que sofrem um acidente de carro que ocasiona a morte da mãe de Jennifer.
A partir deste dia as meninas viram maníacas por controlar tudo em suas vidas. Fazendo listas e listas sobre acidentes de carro, avião, moto etc.

Podemos entender esse medo. Quem nunca teve medo de pegar um avião? De andar de moto? Mudar de cidade?

Essas duas amigas levam todos esses medos a um nível absurdo. A ponto de fazer com que você, leitor, comece a pensar bem sobre sair de casa à noite, de pegar um táxi, de andar de trem e metro. Medo de coisas simples da vida.

Chega a época de ir para a universidade e por incrível que parece, a nossa dupla dinâmica do medo, consegue ir morar no campus. Claro, antes elas foram conhecer tudo e não só escolheram o quarto mais próximo à saída, mas também conheceram o táxi local.

Tudo isso faz você pensar "bando de lunáticas", mas será que elas são tão lunáticas assim?

Com essa mudança, veio também uma lista de segurança, a conhecida Lista do Nunca, que elas penduraram atrás da porta, para que sempre possam ler.

Infelizmente essa segurança toda, não serviu para nada. Um dia elas deixaram o medo de lado e foram a uma festa do campus e, ao saírem, não olharam para ver se o taxista era o mesmo de sempre. Grande erro.

Nesse deslize, Sarah e Jennifer acabam sendo sequestradas por um professor de psicologia e, durante 3 anos, ele testou torturas absurdas com elas e mais outras duas meninas que estavam no porão da casa dele: Tracy e Christine.

O livro é uma narrativa e quem conta a história toda é Sarah, dez anos depois do ocorrido. Sarah vive em um apartamento todo branco em Nova York, isolada do mundo e de todos. Suas únicas companhias são o porteiro do prédio, o detetive Jim do FBI e às vezes a psicóloga.

Como o julgamento da condicional de Jack (o professor que as sequestrou) está para acontecer, Jim tem que colocar as três sobreviventes na corte, porém a única que está disposta a ajudar é Sarah, e olhe que a disposição apenas é para que ele continue lá, pois ele matou sua melhor amiga.

Vemos uma Sarah determinada em manter Jack preso e com a ajuda de Tracy, elas começam uma investigação sobre o passado do bandido, sobre o próprio passado de Tracy e Christine. Tudo para solucionar a morte de Jennifer e deixar Jack apodrecer na cadeia.

Com muita cena de ação e algumas reviravoltas, a autora nos leva para o mundo do Sadomasoquismo (S&M), do tráfico de pessoas e prostituição.

Um livro que recomendo lerem, menos as neuróticas, porque mania de perseguição, TOC e o grande e velho medo são meros problemas que podemos adquirir lendo esta obra.

Em suma, um ótimo livro, bem escrito e que nos rende uma reflexão no final. Nem sempre podemos contar/confiar em seu melhor amigo numa situação de perigo. Ele pode se virar contra você... Não entendeu? Bem, leia o livro.

Livro: A LISTA DO NUNCA - Quando a ficção é tão assustadora quanto a realidade
Autor: Koethi Zan
Tradução: Elvira Serapicos
Editora: Companhia das Letras
Lançamento: 2013
Sinopse: Depois de um acidente de carro que sofreram quando ainda tinham dez anos, Sarah e Jennifer, amigas inseparáveis, passaram anos escrevendo o que chamaram de Lista do Nunca: uma lista de ações e atitudes que deveriam ser evitadas, a qualquer custo, para que se mantivessem sãs e salvas.

Numa noite, no entanto, ao entrarem em um táxi, o destino das duas garotas as levou a um lugar que certamente não considerariam nem um pouco seguro. Sequestradas por um homem frio e adepto do sadismo, elas ficam acorrentadas em um porão com mais duas garotas por três anos.

Dez anos depois de conseguir fugir, Sarah ainda tenta levar uma vida normal. Seu contato com pessoas se limita ao porteiro que diariamente entrega o que ela precisa para sobreviver e à sua psicóloga, que tenta ajudá-la a enfrentar cada novo dia.

Seu sequestrador, porém, está prestes a conseguir uma condicional e, mais do que preparar um belo discurso de vítima, Sarah sente que este é o momento de agir. Para isso, vai enfrentar seus terríveis traumas em busca de uma história que nunca fora revelada.

Sobre a Autora:
Camila CompariniCamila Comparini é Farmacêutica e Bioquímica formada pela Universidade Metodista de São Paulo. Adora ler, adora Literatura de Fantasia e Romance Policial e defende com unhas e dentes esse tipo de literatura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...