domingo, 17 de fevereiro de 2013

[Resenha] Brumas do Tibete, de Aldo Pereira

Escrito pelo jornalista Aldo Pereira, Brumas do Tibete é um livro que nos faz viajar por uma cultura totalmente diferente da nossa e, mais do que isso, totalmente distinta da imagem que a mídia nos passa.

Embora conforme o próprio autor afirme que “Este modesto livro não tem pretensão alguma de dissipar por inteiro as brumas que resguardam o Tibete da curiosidade mundial”, para os leitores, o deleite está justamente e desvendar as diversas curiosidades apresentadas pelo autor.

A obra passa pelos principais pontos da cultura da região tibetana, abordando desde questões político-religiosas, a geográficas e arquitetônicas. Sobre a religião, o livro destrincha quem é a figura do dalai-lama, quantos já houve na história e quais foram as características e os papéis de cada um deles. Ademais, já no campo político, além de retratar a importância da figura política do dalai-lama, fala também sobre todo o entrave da disputa territorial com a China e da luta pela independência do Tibete como um Estado – que não aconteceu ainda.

Entender as dicotomias entre passado e presente, progresso e tradição é um processo interessante. A discussão é trazida a tona de forma leve e clara, o que torna a leitura um caminho de descoberta. Assim como o título sugere, a cada página passamos a desejar entender melhor o que está por trás das tais brumas.

Livro: Brumas do Tibete
Autor: Aldo Pereira
Páginas: 104
Editora: Publifolha
Sinopse: Com fatos retrospectivos e atuais, este livro-reportagem, escrito pelo enviado especial da Folha de S.Paulo ao Tibete Aldo Pereira, expõe o forte e surpreendente contraste entre as realidades tibetanas e a imagem construída --para a mídia e a opinião pública mundial--, por meio de séculos de propaganda, relações públicas, lobby e sutil desinformação. Brumas do Tibete traz uma análise sobre a atual situação do local, além dos principais aspectos de sua cultura e população.


Sobre a Autora:
Fernanda RodriguesFernanda Rodrigues é bacharela em Letras (Português e Inglês) e estudante do curso de Formação de Professores na USJT. Além de ser professora de Língua Inglesa, é louca por assuntos que envolvam a Literatura, as demais artes e o processo de ensino e aprendizagem. Escreve no Algumas Observações, no Escritos Humanos, no Teoria, Prática e Aprendizado e no Barbie Nerd

2 comentários:

  1. Parece um bom livro, gosto de livros que me fazem sentir o lugar descrito e esse parece ser assim!

    Me visita também!

    ResponderExcluir
  2. OI esse livro parece ser bom vou dar uma procurada para ler ele!
    Bjs e aproveita que tem promo no ar!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/01/promocao1-carnaval-literario.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...