sábado, 29 de setembro de 2012

[Resenha] Como ser solteira, de Liz Tuccillo

Mais do que um livro sobre relacionamentos, Como ser Solteira é um livro sobre a vida, sobre a humanidade – em todos os seus sentidos. Liz Tuccillo, que também é coautora de Ele Simplesmente não está tão a fim de você (autoria de Greg Behrendt), viajou ao redor do mundo para entender como os diversos povos lidam com a solteirice e transformou todas as informações em seu romance de estreia. 

Dividido em 11 capítulos – ou melhor dizendo, 11 regras – Como ser Solteira nos apresenta Julie, uma assessora de imprensa que sempre quis se escritora, e suas amigas: Georgia, recém divorciada; Alice, uma defensora pública que tenta ser prática em tudo o que faz; Serena, uma chefe de cozinha zen, que desistiu do amor – e, consequentemente, do sexo; e Ruby, uma deprimida irremediável.

Tudo começa quando Georgia e Dale se separam – ele a troca por uma professora de samba de vinte e poucos anos – e Georgia praticamente obriga a Julie a “ensiná-la” como ser solteira novamente. Julie, então, tenta reunir todas as suas amigas solitárias numa tentativa de animar Georgia. O grupo, que não se conhecia anteriormente, tem uma noite que é um fiasco e Serena vai parar no hospital. Lá elas conhecem algumas francesas que despertam em Julie a ideia de viajar o mundo para entender como as diversas culturas lidam com essa situação e transformá-la em um livro. 

A partir deste ponto, os capítulos se dividem entre as aventuras de Julie ao redor do planeta e o que acontece em Nova York com Georgia, Alice, Serena e Ruby. Engraçado e verdadeiro, Como ser Solteira nos mostra diferentes pontos de vista e todas as neuras que uma mulher solteira pode ter. Como lidar com as estatísticas que mostram que há mais mulheres do que homens? Como lutar contra o relógio biológico que diz que você está ficando velha, enquanto você deseja desesperadamente ter filhos? É mesmo preciso se apaixonar ou só encontrar alguém que cuide de você está valendo? Os familiares podem ajudar nesta busca pelo amor? Aliás, esta história de encontrar o “amor da nossa vida” é real ou é apenas mito, ilusão inventada por Hollywood?! Cada povo encontrou uma forma de lidar com estes dilemas, assim como cada personagem tenta descobrir qual é a melhor forma para enfrentar todas estas dúvidas. 

Cultural, divertido e poético, Como ser solteira é aquele tipo de livro que nos faz pensar como nós encaramos a vida e como nos relacionamos com as diversas formas de encarar este tão temido estado civil. Afinal, como a própria sinopse diz, depois de alguns anos, enche ter que ouvir a tal pergunta: “Por que você está sozinha?”. Uma obra que vale a pena ser lida - mesmo por quem já esteja em um relacionamento sério - afinal, sempre há alguém solteiro que precisa de um consolo!

Abaixo, seguem dois vídeos feitos pela autora, durante as suas pesquisas. O primeiro deles, gravado em Roma, Itália; o segundo feito no Rio de Janeiro, Brasil.

 


Livro: Como ser solteira
Título Original: How to be single
Autor: Liz Tuccillo
Tradutor: Alda Lima
Gênero: Chick Lit
Páginas: 434
Editora: Record
Sinopse: É simplesmente a pergunta mais irritante de todas e ninguém consegue fugir dela. Você vai ouvir em reuniões de família, casamentos e primeiros encontros. E você mesma vai se questionar sobre isso muitas vezes. É a pergunta que não tem uma resposta certa e que, quando param de fazer, você se sente pior ainda. Por que você está sozinha? 

Mas os tempos estão mudando e a tendência é que as pessoas continuem solteiras por períodos mais longos e se divorciem... Então, talvez a pergunta não seja mais “Por que você está solteira?” e sim “Como você está solteira?”. Há um admirável mundo novo lá fora e as regras estão sempre se alterando. ENTÃO ME CONTEM, MENINAS, COMO VOCÊS ESTÃO SOLTEIRAS?

5 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa, de início pensei que fosse um livro de auto- ajuda mas gostei de saber que se trata de um chick-lit rs'

    Adorei a resenha!

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty!
      É um chick-lit baseado em pesquisa e cultura! Vale a pena ler e levar a sério! hehehehe

      Feliz por você ter gostado! :)

      Beijokas,

      Excluir
  2. Também adorei a resenha e fiquei interessada pelo livro. Acho bastante irritante a pergunta "por que você está solteira", agora "como estou solteira" é bem mais fácil de responder. Faço as coisas que gosto, cuido de mim e das pessoas que amo, e só percebo que estou sozinha quando vem a perguntinha chata. Decidi não fazer da minha vida uma eterna busca pelo parceiro ideal, mas sim uma busca por viver da melhor forma com aquilo que tenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela!
      Sua opinião é a mesma que a minha! :)

      É muito melhor cuidar de si, e muito mais fácil responder isso também!
      Acho que você vai gostar do livro e dos "insights" que as personagens têm a esse respeito! ;)

      Beijos!

      Excluir
  3. Bom, graças a Deus eu não estou solteira! kkk
    Mas achei o livro super interessante... e a sua resenha está impecável, meus parabéns!

    Olá!
    Vim aqui para convidá-lo(a) a conhecer o meu livro que lançará agora em Setembro 2012. Peço mil desculpas pelo “spam”, mas é muito difícil divulgar livros, sobretudo aqui no Brasil. Nós, autores nacionais, ainda somos muito desvalorizados, mas continuamos na luta para que esse fato seja revertido!
    Sendo assim, gostaria que conhecesse a minha obra chamada “Meu Conselheiro de Luz”. Trata-se de um romance voltado para a literatura juvenil.
    Seria de grande ajuda que você adicionasse a obra em seu skoob:
    http://www.skoob.com.br/livro/257467
    E no facebook:
    https://www.facebook.com/MeuConselheiroDeLuz
    Desde já agradeço a sua atenção e tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...