quarta-feira, 11 de julho de 2012

[Resenha] Caminhos de Sangue: Dustlands: Livro 1

ESTA RESENHA PODE CONTER SPOILERS.

 
Num consigo falar. Num consigo respirar.
O LUGH FOI EMBORA.
EMBORA.
Meu coração de ouro foi embora.
Eu Ajoelho na poeira.
As lágrimas escorrem pelo meu rosto.
E uma chuva forte, vermelha, começa a cair.




Eu adoraria falar só coisas boas sobre esse livro, mas não vai ser bem a realidade dessa resenha, não é que só tem coisa ruim, mas como eu posso falar? Poderia ter sido bem melhor. Esse não é um dos livros que eu to morrendo de vontade de ler a continuação, se sair e não tiver nada de bom pra ler, até pode ser.

Quando recebi, fiquei pensando "Maravilha... esse livro deve ser MUITO BOM", mas a hora que eu comecei a ler, dei com os burros na água. Começamos com uma coisa que pensei que nunca iria reclamar: Narrativa em primeira pessoa, não tenho nada contra, porque quem leu As Crônicas Vampirescas, deveria estar bem acostumado, certo? Não.

Essa narrativa, foi a pior que eu li em meus 24 anos de idade, escrita errada, no decorrer do livro isso foi me dando nos nervos e quase desisti de ler esse livro, mas com muita força de vontade eu fui lendo.

A história gira em torno de Saba, Lugh e Emmi que são irmãos. Saba e Lugh são gêmeos, tem um amor doentio nessa história que chega a dar nojo. Saba só sabe olhar, viver, respirar Lugh. Chega a dar arrepio desse amor doentio. Emmi é a mais nova, que Saba gostaria que a irmã nunca tivesse nascido. O ponto critico acontece quando os Tontons (homens de preto que "colocam ordem no lugar" como se fosse a nossa policia) aparecem e sequestram Lugh, matam o pai deles e as deixam no Lago de Prata sozinhas. Saba promete que irá salvar Lugh, o seu sol. Doentio.

Ela tenta deixar Emmi com uma amiga de seus pais, porém a menina segue Saba e ai a "aventura" começa. Elas são sequestradas e vão acabar parando na Vila Esperança, que de esperança não tem nada. Saba acaba na Jaula e vira o Anjo da Morte. Basicamente, Saba tem que lutar com outras meninas e sobreviver. Nesse meio tempo aparece o Jack, e desperta em Saba uma paixão, só que ela não aceita esse amor e so quer saber de Lugh e seu amor doentio pelo seu irmão gemeo.

Após ela conhecer as Gaviãs Livres, elas conseguem fugir de Vila Esperança e vão para o Campo da Liberdade, no meio do caminho, muitas coisas acontece com eles e mais pessoas vao se juntando aos 3 para "salvar o irmão de Saba." Saba vai aceitando que está apaixonada por Jack, até que quando chegam no Campo da Liberdade eles realmente se beijam apaixonadamente, com Saba se entregando ao seu amor por Jack. Finalmente o amor doentio é deixado de lado.

Eles conseguem salvar Lugh, porém perdem Epona, uma das Gaviãs Livres que se juntou a aventura. Emmi é capturada pelo Rei e este resolve fazer uma troca. Emmi em troca da Anjo da Morte. Bom não preciso falar quem "ganhou" no final do livro. Ocorre algumas mortes que como sempre não achamos muito justo. Jack resolve que não pode ir junto pelo menos por enquanto com Saba, Lugh e Emmi para onde eles estão juntos. Mas promete ir atras dela.

"O Lugh vai primeiro, sempre primeiro, e eu vou atrás. E assim ta bem. É assim que tem que ser.
O Lugh vira. Sorri.
Ei, ele fala, o que está fazeno aí atrás? Eu num faço ideia de aonde a gente tá ino. Vem pra cá e guia a gente.
E é o que eu faço."

Ponto positivo? A história é interessante, só poderia ter sido melhor elaborada, daria um bom enredo prum filme, a la Jogos Vorazes, não li esse livro e nem vi o filme, só o trailer, mas estou me baseando nisso e acredito que Jogos Vorazes, tem uma escrita melhor.


Livro: Caminhos de Sangue: Dustlands: Livro 1
Autor: Moira Young
Editora: Intrínseca
Lançamento: 2011
Tradução: Fábio Fernandes



Sobre a Autora:
Camila Comparini Camila Comparini é Farmacêutica e Bioquímica formada pela Universidade Metodista de São Paulo. Adora ler, adora Literatura de Fantasia e Romance Policial e defende com unhas e dentes esse tipo de literatura. 

2 comentários:

  1. OMG, quem não leu o livro vai ter uma síncope com os spoilers que vc colocou na resenha. Mas como eu já li... HAHAHAHAHAHAHAHA

    Bem, concordo com vc. O livro é entediante. A história poderia ter dado certo, se a escritora se esforçasse. A parada com português errado me irritou profundamente tb. Ter um ou outro personagem falando assim, ok, mas logo a protagonista que narra a história? O_o

    Beijoooooos

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHHAHAHAH me esqueci desse detalhe rrsrsrsrs...

    Eu fiquei tão revoltada com o livro que quando eu fiz a resenha, esqueci completamente, que muitos dos leitores do blog, não leram o livro kkkkkkk.

    Nem me fala, Gleice. Essa narrativa me matou, fizesse a Emmi falando errado, ela é criança. Mas não todos e nem a protagonista da história. Dá nos nervos.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...