sábado, 14 de julho de 2012

[Resenha - booktour] A menina que não sabia ler, de John Harding

A menina que não sabia ler chegou até mim por intermédio de um booktour, realizado pelo blog Dezesseis não é criança. Foi o primeiro BT que participei, por isso fiquei muito feliz quando ele chegou aqui.

1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. 

Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação? 

Eu já tinha observado esse livro na livraria. Achei a capa tão linda, tão bem bolada e, com o título desses, fiquei ainda mais convencida de que ele merecia ser lido. Não sei por que, mas histórias que envolvem livros e em como eles mudam a vida das pessoas me comovem.

Foi com essa impressão – de uma comovente história de uma garota, que descobriu outro mundo por meio da leitura – que entrei de cabeça na obra. Entrei para quebrar a cara, na verdade. 

O livro é dividido em duas partes: a primeira, conta a aproximação da protagonista com os livros – o que faz a narrativa ser exatamente da forma que eu imaginava: doce, terna e até um pouco ingênua. Acompanhamos Florence em sua busca por conhecimento na enorme biblioteca localizada no casarão em que mora, até o momento em que alcançamos a segunda parte e a mudança total da história. Florence, que era uma garota doce e até mesmo inocente, se mostra com um enorme problema psicológico; o que a torna uma personagem caráter ou esférica. 

(Explicando: personagens caráter são os que têm uma evolução brusca no decorrer da obra, ora os bons podem se tornar maus e vice-versa, sendo contraditórios, com comportamento imprevisível e enigmático.) 

Embora o autor faça questão de deixar claro o motivo da mudança repentina dela, essa alteração de perfil acontece de modo brusco, sem preparo do leitor para receber o impacto das ações da personagem. Por diversas vezes detestei a menina e isso me deixou muito perdida na história. 

Se fosse para traçar um perfil psicológico da garota, o resultado seria este: Florence, um psicopata em potencial. Seus atos tornam-se mais cruéis e completamente inaceitáveis, ainda que feitos por amor e instinto de proteção. 

O livro é narrado em primeira pessoa, no presente; logo, os medos dela passam a ser os nossos também. Lidas as entrelinhas, a fantasia – talvez provocada pela vasta leitura de Edgar Allan Poe – faz com que a mente da protagonista vá um pouco longe demais, em algumas situações.

O final da trama é surpreendente, e nos gera o questionamento: até onde você iria para proteger alguém que ama? O que você seria capaz de fazer para proteger essa pessoa? Dessas duas perguntas nasceu uma história que começa terna e termina tensa. E sim, eu ainda estou traumatizada com o final.

Nome: A menina que não sabia ler
Original: Florence and Giles  
Autor: John Harding
Páginas: 282
Editora: LeYa

Sobre a Autora:
Ana Caroline Ana Caroline é estudante de Letras Português Francês na Universidade Federal de Sergipe. Adora ler, é apaixonada por séries da Literatura de Fantasia e espera desenvolver um trabalho de pesquisa sobre esse tema na faculdade. Trabalha em uma livraria, onde o contato diário com os livros levou a desejar criar esse blog. Escreve no Loucuras de Caroline.

4 comentários:

  1. Nossa, não imaginava essa evolução no livro!
    Também me encantei pela capa e pelo nome, tenho muita curiosidade de ler esse livro! Fiquei com mais vontade sabendo melhor da história! =)
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leila a evolução é brilhante, mas ao mesmo tempo assustadora. Até agora não sei se gostei ou não do livro.
      Leia!

      Beijo
      Ana Caroline
      Nosso Clube do Livro

      Excluir
  2. Gostei desse livro! Não me pegou de surpresa pq no meio do livro já achava a menina esquisita, meio psicopata msm, rs. Mas acho que é o tipo de livro que daria um ótimo filme.

    Mas acho que pode desagradar algumas pessoas que esperam uma coisa ao começar a lê-lo e dps percebem que é outra completamente diferente.

    Boa resenha, linda.
    ;)

    Beijoooooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem verdade, Gleice! Eu fui achando que era uma coisa e acabei encontrando outra. Nunca achei que ela seria uma psicopata.

      Obrigada pelo comentário,

      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...