domingo, 27 de maio de 2012

[Resenha] A filha da minha mãe e eu, de Maria Fernanda Guerreiro

Falar sobre esse livro foi complicado, mas se você está lendo isso é porque de uma forma ou de outra consegui escrever algo sobre ele. 

Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família. A filha da minha mãe e eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. 

A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas . 

Inicia-se, então, uma revisão do passado - processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contém a história de cada um. 

Certa vez, comentei em uma resenha que livros com plot que envolve relacionamento entre mãe e filha me emocionam muito e com A filha da minha mãe e eu não foi diferente. 

As primeiras impressões que o leitor tem da obra é de que será emocionante e sensível, a começar pela capa belíssima, que já nos deixa atentos sobre o conteúdo do livro. Nota-se também que a autora tem uma responsabilidade imensa de manter o nível da obra elevado e, desde as primeiras linhas, o papel é cumprido. 

A narração, em primeira pessoa, é vista com a perspectiva de Mariana, uma das personagens principais da história e ponto de partida da trama. Embora o foco seja o relacionamento conturbado entre mãe e filha, há espaço para outros personagens marcantes como Guga – irmão mais velho de Mariana – e Maria João – tia dos dois. 

Os personagens são complexos e reais; cada um com seus problemas, revelados de uma forma envolvente e simples. À medida que se avança na leitura, conhece-se, detalhadamente, a vida de cada um deles: suas dúvidas, seus medos, seus anseios, suas histórias... É impossível não identificar algo nosso em algum deles.

Uma das coisas que mais chama atenção é a sensibilidade com que foi escrito o relacionamento entre Mariana e Helena. É tão real que se confunde facilmente com o meu, o seu ou o de qualquer pessoa. Não é apenas a história das duas, é a história de uma família que passa por altos e baixos, mas que está sempre junta para o que der e vier. Valores como respeito, amor, amizade e cumplicidade estão exposto de uma maneira bem marcante. 

Foi difícil não ler e não confundir a história de Mariana com a minha. Acredito que este fora um dos objetivos da autora: fazer o leitor (re)pensar sobre o seu papel de filho(a) e levantar questionamentos sobre o relacionamento entre mãe e filhos. 

Rico, terno e real, A filha da minha mãe e eu retrata com delicadeza um dos temas mais emocionantes e verdadeiros que existem: a relação entre mãe e filha. Posso afirmar que há mais de nossa história nele do que um enredo distinto disso. 

 “Toda relação, mesmo entre pais e filhos, é uma via de mão dupla na qual se ensina na mesma medida em que se aprende”. 

Título original: A filha da minha mãe e eu 
Autora: Maria Fernanda Guerreiro 
Editora: Novo Conceito 
Páginas: 272

Sobre a Autora:
Ana Caroline Ana Caroline é estudante de Letras Português Francês na Universidade Federal de Sergipe. Adora ler, é apaixonada por séries da Literatura de Fantasia e espera desenvolver um trabalho de pesquisa sobre esse tema na faculdade. Trabalha em uma livraria, onde o contato diário com os livros levou a desejar criar esse blog. Escreve no Loucuras de Caroline.

5 comentários:

  1. Muita boa a sua resenha, acabei de me interessar nesse livro por causa dela!

    Beijos, Muel
    http://theworldofbooks7.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Quemuel,

      Obrigada pelo comentário! O livro é realmente lindíssimo! Fiquei apaixonada pela escrita da autora!
      Vale muito a pena ser lido!

      Beijo,

      Ana Caroline
      Nosso CLube do Livro

      Excluir
  2. Quando peguei o livro para ler, pensei que seria drama do começo ao fim, mas me surpreendi ao ver uma narrativa delicada, gostosa e até divertida do ponto de vista de Mariana, o livro não é chato e a leitura ótima.
    Supre recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamanete isso =D
      É lindo e real!

      Beijo

      Ana Caroline
      Nosso Clube do Livro

      Excluir
  3. Livro lindo. Eu também muitas vezes como você pensei estar lendo minha própria história.

    Mas bem, você já leu minha resenha hehehe

    Pausa Para um Café - Resenha de Livros

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...