domingo, 27 de maio de 2012

[Evento] 25 anos - o contexto histórico


Contexto histórico no Brasil é tema de debate da série promovida pela Editora Contexto, que celebra seus 25 anos

Tratando de questões como a distância que persiste entre a sociedade civil e o Estado e as transformações na história recente do país, evento faz parte de série comemorativa.



"25 anos - O contexto histórico"
Debatedores: Antonio Correa de Lacerda, José de Souza Martins e Marcos Napolitano
Mediador: Jaime Pinsky
Onde: Teatro Eva Herz da Livraria Cultura – Conjunto Nacional.
Av. Paulista, 2073. Bela Vista - São Paulo/SP. Tel.: (11) 3170-4033
Horário: das 19h às 21h
Dia: 4 de junho
Quanto: Entrada franca


Há 25 anos o Brasil estava transformando sua história política, econômica e social. Era um tempo em que o povo reaprendeu a ir às ruas e a se manifestar, que a inflação corroia as finanças e a economia patinava, que a democracia começava a ganhar força, que os brasileiros vislumbravam ter voz e poder para decidir os rumos da nação. Uma nova constituição foi escrita, a imprensa ganhou mais liberdade, um presidente foi eleito pela livre escolha dos cidadãos, que pouco tempo depois pintaram as faces de preto para pedir a saída do decepcionante chefe de estado. O povo foi ouvido e uma nova página foi escrita na história. Em vez de poupanças confiscadas, uma abertura dos mercados fez crescer a economia e (mais) uma nova moeda foi criada. A inflação foi minimizada, estabilizando e melhorando a vida dos cidadãos. O povo passou a ler mais, se informar mais, produzir mais, consumir mais.

Na nova sociedade que surgiu após o fim da ditadura, a participação cidadã não é mais um privilégio, mas uma importante e necessária ação. Todavia, por mais que o Estado brasileiro tenha propiciado uma ampla abertura de espaços participativos e democráticos, isso de fato tem sido aproveitado pela sociedade civil? A participação popular foi diminuindo a ponto de a concentração de poder pelo Estado ou por certos grupos empenhados em defender seus próprios interesses ter se tornado aceitável, sem gerar os protestos que eram comuns no passado? E o que pode ser feito para aproximar esses dois personagens?

Para falar sobre as transformações ocorridas nesses últimos 25 anos na história do país e debater o que ainda está por vir, a Editora Contexto reúne o sociólogo José de Souza Martins, o historiador Marcos Napolitano e o economista Antonio Corrêa de Lacerda para o debate “25 anos - O contexto histórico”, mediado pelo historiador Jaime Pinsky. O evento é destinado a profissionais da área, estudantes e interessados de uma forma geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...