Antonio Tabucchi |
O escritor italiano, radicado em Lisboa, Antonio Tabucchi, faleceu hoje, aos 68 anos. Considerado um dos maiores nomes da literatura italiana, Tabucchi também era professor de Língua e Literatura Portuguesas na Universidade de Siena.
Nascido na cidade Italiana de Pisa, estudou filosofia e línguas, antes de se aventurar pela Europa. Na França, mais precisamente em Sorbonne, se apaixonou pela obra de Fernando Pessoa. Fato que o levou a querer estudar a língua e a literatura lusitana e a adotar Portugal como seu país.
Tabucchi foi vencedor do Prêmio Médicis, com a obra Notturno Indiano, e do Prêmio Campiello, com Afirma Pereira. Este último, fora adaptado ao cinema, tendo Marcello Mastroianni como protagonista. Ele também escreveu: Pequenos equívocos sem importância, Une baule pieno di gente, Os últimos três dias de Fernando Pessoa, A cabeça perdida de Damasceno Monteiro e Está a fazer-se cada vez mais tarde. Seu último romance, O Tempo Envelhece Depressa, será editado pela editora Dom Quixote.
Antonio Tabucchi estava internado no Hospital da Cruz Vermelha e seu funeral está previsto a para próxima quinta-feira, em Lisboa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário