quarta-feira, 14 de março de 2012

Filha de Nelson Rodrigues lança livro com textos que dão voz ao autor

(via Extra)

Se estivesse vivo, Nelson Rodrigues, homenageado em Série do EXTRA esta semana, completaria 100 anos em 2012. O tempo verbal no passado talvez seja um erro. Mais do que nunca, Nelson se mostra atual e presente — condição que ganha fôlego com a celebração de seu principal instrumento: a palavra. 

 Com o intuito de preservá-la e apresentá-la a novas gerações, Sônia Rodrigues fez o livro "Nelson Rodrigues por ele mesmo", com textos do dramaturgo selecionados pela filha. — A ideia é deixar meu pai contar a vida dele e mostrar quem ele realmente foi, o que fez e como fez. Uma autobiografia póstuma — diz Sônia. O livro será lançado em abril pela Nova Fronteira, que renovou outros nove títulos do autor, incluindo a obra completa para teatro. 

A editora também vai lançar um selo comemorativo para o centenário, a ser escolhido pelo público. Visando promover internacionalmente a palavra de Nelson e alcançar leitores estrangeiros, a Funarte vai traduzir os livros do escritor para o espanhol e para o alemão. — Ele tem um jeito singular de escrever e um profundo avanço na alma humana. Precisa ser apreciado por outros públicos — diz Antonio Grassi, presidente da instituição. 

 As comemorações também farão parte do ano letivo da UERJ, dedicado ao escritor, que começa hoje e inclui leitura de suas famosas frases.

Principal referência

Obra fundamental que disseca a vida de Nelson Rodrigues, "O Anjo Pornográfico" foi lançado em comemoração aos 80 anos de nascimento do autor. Mesmo depois de tanto tempo, o livro escrito por Ruy Castro — que também fez a biografia de nomes como Carmen Miranda e Garrincha — continua sendo a principal referência para compreender a história pessoal do dramaturgo: seus conflitos e a repercussão do seus trabalhos. O livro, da Companhia das letras, está em sua sexta reimpressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...