sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

[Resenha] Em Chamas, de Suzanne Collins

Demorou mais chegou! Desculpe pela demora em escrever/postar esta resenha, mas é que esta semana foi complicada e... Enfim, não estamos aqui para ler minhas desculpas e sim para saber o que achei do segundo livro da saga Jogos Vorazes

Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.
Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia, Em chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos e por 130 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times, a trilogia assinada por Suzanne Collins ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para março de 2012. Katniss e Peeta deveriam estar felizes. Afinal de contas, eles ganharam para si e para suas famílias uma vida de segurança e fartura. Mas há rumores de rebelião entre os distritos, e Katniss e Peeta, para seu horror, são a face da rebelião. A Capital está com raiva. A Capital quer vingança.
Aparentemente, tudo estava bem para Katniss: ela e seu companheiro, Peeta, haviam vencido os Jogos, tinham uma casa confortável e dinheiro, porém a visita do presidente tirou a calma da garota e ela percebeu que nem tudo estava bem. 

E não estava mesmo... 

Depois da vitória, o presidente “entendeu” que o ato inocente que fizera o casal vencer nos Jogos era, na verdade, uma forma de ir contra os interesses da Capital. Isso resultou em diversas mudanças no Distrito 12: pacificadores mais severos, assassinatos em praça pública, espancamentos e um inferno que se tornou a vida de Katniss e de seus familiares. 

Assim como Jogos Vorazes, Em Chamas me cativou nas primeiras linhas. Certa vez mencionei que não sou fã desse tipo de narrativa, ainda mais quando ela é no presente, e hoje reforço: acho cansativa e estranha. Entretanto Collins desenvolve muito bem o seu trabalho e, até para os mais céticos, a narrativa está incrível. 

A obra é toda surpreendente, desde o início até o seu final – e que final! Embora, eu tenha me irritado um pouco com Katniss nos últimos capítulos (que por sinal são extremamente torturantes), posso afirmar que o encerramento é espetacular! 

Mas, se é tão bom, por que perdi a paciência? Simples, nossa protagonista age como uma adolescente mimada, pensando que todos estão ali para prejudicá-la de alguma forma. O fato de ela se acometer por aquela síndrome que atinge a muitos heróis, a do “eu-vou-salvar-o-mundo-e-posso-fazer-isso-sozinho”, fez com que me irritasse, infelizmente. Por sorte, isso aconteceu apenas no trecho final. 

Ok, tudo bem que ela tinha todo o direito do mundo de ficar com raiva, ódio e não confiar em mais ninguém, mas o meu raciocínio foi o seguinte: Se você é a pedra angular de um levante, deve ao menos presumir que há mais pessoas envolvidas nisso, pessoas que querem lhe seguir e lhe ajudar de alguma forma, pessoas com os mesmos ideais... Tudo bem, aceito que ela estava desesperada demais para pensar nisso. 

Em Chamas é muito mais intenso que Jogos Vorazes e, sou ousada a dizer, é bem mais violento. Algumas cenas são descritas com tantos detalhes cruéis que, por muitas vezes, fiquei agoniada. Devo que dizer acho isso fantástico em Collins: sua capacidade de permitir que o leitor entre no livro de tal forma que seja capaz de sentir as dores dos personagens, sentir nojo de algumas cenas e até mesmo estar em Panem e lutar ao lado de Katniss. 

Estrito por Suzanne Collins, Em Chamas é o segundo livro da trilogia The Hunger Games, publicado no Brasil pela editora Rocco.

Livro: Em Chamas
Título Original: Catching Fire
Ano de Publicação: 2011
Número de Páginas: 416  
Série: The Hunger Games #2  
Editora: Rocco

Sobre a Autora:
Ana Caroline Ana Caroline é estudante de Letras Português Francês na Universidade Federal de Sergipe. Adora ler, é apaixonada por séries da Literatura de Fantasia e espera desenvolver um trabalho de pesquisa sobre esse tema na faculdade. Trabalha em uma livraria, onde o contato diário com os livros levou a desejar criar esse blog. Escreve no Loucuras de Caroline.

2 comentários:

  1. Como já tinha falado pra Carol, adorei a resenha. E somos dois: adoro Em Chamas.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Não é a primeira vez que eu vejo alguém comentando sobre essa "nova personalidade" da Katniss, mas eu não vejo isso como algo negativo. Em Mockingjay ela continua com os mesmos traços do final de Em Chamas, mimada, infantil, agindo por impulso, mas ainda acredito que isso tenha sido consequência do tempo que ela passou na arena. Muitas vezes, o impulso a salvou na primeira participação nos jogos e isso a mudou, de alguma forma. Talvez seja o meu amor pela saga falando, mas vejo essa mudança como algo positivo. Enfim, como eu disse, muito boa a resenha! xD

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...