segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Casa da Rosas, um espaço literário no coração de São Paulo

 
Foto por Milton Michida
Localizada no cento de São Paulo, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura é um lugar destinado à celebração literária, sobretudo, ao fomento da poesia. 

O espaço é composto por um casarão que fora projetado pelo famoso arquiteto Ramos de Azevedo para servir de escritório para Lúcia Ramos de Azevedo, que residiu ali com o marido, o engenheiro Ernesto Dias de Castro. A finalização da construção da casa data de 1935. 

Foi apenas em 1991 que este local passou a ser chamado de Casa das Rosas. Tal nome foi escolhido porque o casarão possui um jardim de roseiras que é considerado um dos mais bonitos da cidade. Já em 2004, por sua vez, a Casa das Rosas ganhou a alcunha Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, passando a ser administrado pelo poeta, crítico literário e professor de literatura brasileira, Frederico Barbosa.

Atualmente, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura abriga uma biblioteca – a primeira do país especializada em poesia -, que conta com acervo completo de livros e também alguns objetos pessoais do poeta Haroldo de Campos. Além disso, você também encontra uma livraria da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e salas destinadas a cursos, palestras e eventos relacionados à literatura. 

Como janeiro é mês de férias, a Casa das Rosas oferece a tradicional programação Verão de Poesia - já em sua oitava edição -, que conta com as comemorações do aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro, cursos gratuitos, sessões de filmes, saraus e teatro. 


Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 - Bela Vista
CEP.: 01311-902 - São Paulo - Brasil
(11) 3285-6986 / 3288-9447
contato.cr@poiesis.org.br
@casadasrosas

Um comentário:

  1. Seguido leio o teu blog, interessantes teus posts.
    Te escrevo para divulgarmos nosso blog, ainda está em processo de expansão. Se quiser nos acompanhar e dar umas risadas: www.o-cercadinho.blogspot.com
    Será um prazer te ter nos visitando lá. O que é O Cercadinho? Segue uma apresentação para te situares. Em cada relacionamento afetivo, os envolvidos ficam restritos a um espaço, O Cercadinho, onde acontecem as interações. Em algumas fases, está cheio de "queridas", mas em outros, quase vazio. O Cercadinho é o resultado das conquistas amorosas, onde cada um preenche à sua maneira e gosto. Pode ter o critério de cotas e uma de cada: loira, morena, mulata, ruiva e/ou japa. Com faixas etárias e tipos variados. Até monogâmico com apenas uma mulher selecionada.
    Neste blog, somos cinco homens escrevendo relatos e histórias, sem pretensão literária sobre O Cercadinho. Heitor faz o estilo confuso e rebuscado. Apaixonante e cafajeste, este é Wanderlei. Já Cebola faz o estilo 100% sincero e sem rodeios. Seco, objetivo e um pouco bagual com sentimentos, assim é Iberê. E Marcão, bom, esse é trash total. Entre no nosso Cercadinho e boa leitura.
    Iberê

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...