quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Lançamentos da Editora Unesp



Livro: A Coluna da Morte
Autor: João Cabanas
Sinopse: Esta obra apresenta, na íntegra, o relato clássico de João Cabanas (1895-1974) da sangrenta Revolução de 1924, que tomou de assalto a cidade de São Paulo entre 5 e 28 de julho, deixando um rastro de destruição e morte. Durante aqueles dias cerca de 400 mil pessoas deixaram a capital, então com 700 mil habitantes, para sair da mira de granadas, tiros de artilharia pesada e até bombardeios aéreos que acabaram por arruinar vários bairros, ferir mais de 500 pessoas e matar outras 5 mil. No texto, autobiográfico, Cabanas apresenta sua visão do episódio, de que foi um dos protagonistas de maior relevância ao comandar o destacamento destemido que ficaria conhecido como Coluna da morte. O relato do então 1º Tenente do Regimento de Cavalaria da Força Pública, que viria a ser a Polícia Militar, começa no momento em que ele recebe a primeira ordem do major Miguel Costa, para ocupar a Estação da Luz, em 5 de julho, e impedir as comunicações com o Rio de Janeiro. Cabanas descreve, a partir daí, com detalhes, o longo percurso geográfico e tático da campanha, as fugas espetaculares, os enfrentamentos com as tropas mais numerosas e preparadas do governo federal, os ataques dessas tropas contra a população. O relato segue até a queda do grupamento em Catanduvas, Paraná, seguida do encontro e união da Coluna Miguel Costa com a Coluna Prestes e seu deslocamento para o Paraguai. José de Souza Martins conta, na apresentação, que entre as armas de Cabanas estava seu forte carisma e uma possível identificação com personagens míticos do cinema, que despontava naquele momento: “Corria a notícia de que a capa preta que ele usava lhe fora dada por Satanás, o que o tornava invencível”. O sociólogo ainda atribui o sucesso do diminuto grupamento a uma estratégia não propriamente militar: “De trem, com sua minúscula Coluna, Cabanas percorreu localidades do oeste do estado, ao longo da divisa com Minas Gerais. Valeu-se da bravata como arma de intimidação e mesmo dissuasão, fazendo anunciar sua chegada por telegrama às autoridades locais do município da estação seguinte. Fez a coluna de 95 soldados parecer uma de 300 ou mais”. O livro inclui as conferências de Cabanas, proferidas em 1926 em várias cidades brasileiras, em defesa dos princípios da Revolução. Em vez disso, ele conta, teria preferido reunir-se às tropas da Coluna Prestes estacionadas no Paraguai, mas um problema de saúde o obrigou a voltar para o Brasil. Acabou preso, saiu sob fiança e passou a fazer as conferências, não sem, também nesse campo, enfrentar fortes resistências.

Livro: O homem diante da morte 
Autor: Philippe Ariès
Sinopse: Ariès investiga o comportamento humano diante da morte ao longo do último milênio nas sociedades ocidentais. Ele mostra que as atitudes em relação à morte, própria e dos outros, foram se transformando: da morte familiar e "domesticada" da sociedade cristã medieval à morte repelida, da Era Contemporânea.

Livro:  A ciência da linguagem 
Autor: Noam Chomsky 
Sinopse: Bons motivos justificam o interesse pela ciência da linguagem e o pensamento de Chomsky, o pensador que mais a aprofundou e cuja trajetória intelectual emerge de forma quase integral neste livro. Em suas páginas James McGilvray reproduz quatro entrevistas que fez com Chomsky em 2004 que revelam o que ele e os intelectuais que influencia descobriram sobre a linguagem, em especial nos últimos anos, e as implicações dessas descobertas sobre debates de interesse mais amplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...