quarta-feira, 19 de março de 2014

[Resenha] Seis coisas impossíveis, de Fiona Wood

Seis coisas impossíveis é daquele tipo de livro que lemos em uma sentada. Divertido, ele é um ótimo passatempo para quem quer uma leitura despretensiosa em um dia chuvoso. A narrativa nos apresenta Dan, um adolescente que vê a sua vida ruir diante de seus olhos, quando os negócios da família falem e seu pai se assume gay. Por conta da falência e da separação, Dan e sua mãe passam a morar em uma casa herdada de uma tia falecida. O lugar está mais para um museu - de tantas peças antigas que lá há - do que para uma residência; contudo, por causa de uma cláusula no testamento, Dan e sua mãe não podem vender as artes e assim fazer algum dinheiro.

É justamente este orçamento apertado que leva a mãe de Dan a querer abrir um negócio próprio: uma empresa de bolos de casamento. Tudo teria dado muito certo, se ela não resolvesse dar uma de psicóloga e fizesse com que as noivas desistissem de se casar. Irônico e divertido, podem ter certeza. Mas também um pouco trágico. Dan, vê tudo indo por água abaixo e ainda tem que lidar com todo o bullying que sofre na escola nova e com o amor que sente por Estelle, sua vizinha.

Página 11

Então, para tentar dar um jeito em sua vida, ele elabora a lista com seis coisas que quer muito fazer, mas que não sabe exatamente como. Nós, leitores, acompanhamos a sua aventura nesta busca pela realização e só conseguimos torcer para que tudo dê certo. No final da obra, alguns pontos ficaram abertos, o que dá asas a nossa imaginação, uma vez que podemos criar hipóteses sobre o que aconteceu. Já os assuntos da lista que a autora encerra, recebem um fim tão bacana, que não tem como não se emocionar.

Além de ser bem escrito, Seis Coisas Impossíveis tem um projeto gráfico muito bonito, que estimula o leitor. Como vocês puderam observar na foto acima, cada abertura de capítulo tem algumas ilustrações. Fora a capa em si, que é muito bonita. Esta é, sem dúvida, uma leitura que recomendo.

Livro: Seis Coisas Impossíveis
Título original: Six impossible things
Autora: Fiona Wood
Tradução: Ana Paula Corradini
Páginas: 272
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Dan Cereill levou um encontrão da vida: seu pai faliu, assumiu que é gay e separou-se de sua mãe, tudo de uma vez só. Enquanto isso, sua mãe recebeu de herança uma casa tombada pelo patrimônio histórico que cheira a xixi de cachorro, mas que não pode ser reformada... E, agora, Dan está vivendo em uma casa-relíquia que parece um chiqueiro, com uma mãe supertriste e sem conseguir falar com o pai — que ele ama muito. Suas únicas distrações são sua vizinha perfeita, Estelle, e uma lista de coisas impossíveis de fazer.
Booktrailer:


Sobre a Autora:
Fernanda RodriguesFernanda Rodrigues é bacharela em Letras (Português e Inglês) e licenciada no curso de Formação de Professores da USJT. Além de ser professora de Língua Inglesa, é louca por assuntos que envolvam a Literatura, as demais artes e o processo de ensino e aprendizagem. Escreve no Algumas Observações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...