segunda-feira, 17 de março de 2014

[resenha] O começo de tudo, de Robyn Schneider

"O começo de tudo" é o primeiro livro da autora americana Robyn Schneider e conta a história de Ezra Faulkner. Ele sempre foi considerado o garoto de ouro do colégio, líder do grêmio estudantil, capitão da equipe de tênis da escola e namorado de Charlotte, a líder de torcida mais popular da escola. 

Ezra acreditava em tragédias particulares e que cada um tinha a sua. O que ele não esperava era que sua tragédia particular o atingisse em forma de uma SUV, estraçalhando o seu joelho e seu pulso. Após seu acidente, toda sua vida toma um rumo diferente. Impossibilitado de jogar, Ezra se vê membro do clube de debates, reaproximando-se do seu melhor amigo, comendo com os supostos losers e conhecendo a misteriosa Cassidy Thorpe. 

 Sabe aqueles livros despretensiosos? Aqueles que você começa a ler e de repente está tão envolvido com a história que termina a leitura em poucas horas? Foi isso que aconteceu comigo em "O começo de tudo".

Apesar de não se aprofundar muito no universo adolescente, a autora consegue captar a realidade do protagonista. Ezra é o tipo de rapaz que, até então, não sabia que era um tanto “bobo”. Sua necessidade de aceitação era tão grande que foi capaz de abandonar o melhor amigo, Toby, para manter-se entre os populares da escola. 

A estrutura da obra é muito boa, ela tem início, meio e fim, e não tem como o leitor ficar perdido neles. O livro traz muita referência ao mundo nerd – Ezra se descobre um grande nerd – e isso me encantou muito. Acredito que a autora é muito fã de Harry Potter e Doctor Who, pois a cada dez páginas, umas cinco tinha piadas que faziam relação com Harry Potter, e eu achei o máximo, claro.

Referência a Doctor Who e a sua TARDIS.
Por vezes, durante a leitura, consegui ver um pouco de John Green na história, mais especificadamente “Quem é você, Alasca?”. Algumas vezes comparei o mistério que envolvia Cassidy ao mesmo que envolvia Alasca Young. São duas personagens atormentadas por segredos que as fazem se afastar de todos ao seu redor.

"O Começo de tudo" não tem a mesma intensidade de "Quem é você, Alasca?", porém tem suas particularidades: ela é bem leve nas suas intenções, o romance acontece de uma forma sutil. É algo muito mágico, as personagens são bem definidas e muito bem estruturadas e claro, a narrativa simples e fácil de ser compreendida e interpretada, tudo isso juntando a escrita de Robyn Schneider, tornou a obra ímpar em seu mundo e com suas particularidades é um dos melhores young adult que já li. 

A obra encantou-me de uma forma única e foi, com certeza, um ótimo ponta pé inicial para meu ano novo literário. A obra me transportou para o universo adolescente e para o meu universo adolescente. Sabemos que a necessidade de aceitação existe, e quantas vezes não fingimos ser outra pessoa apenas para sermos aceito? Um livro muito bem escrito, com uma leve pitada de romance. 

Ao contrário de muitos, aqui não tem um final feliz clichê, apenas mostra de uma maneira muito real, os altos e baixos da vida de um adolescente– e acredito que a ideia da montanha-russa na capa – que precisou quase morrer para se reencontrar.

2 comentários:

  1. Menina! Concordo inteiramente com você! Adorei a forma de escrita de Robyn e com certeza "O Começo de Tudo " foi um dos melhores livros que li ano passado! Mas de qualquer jeito se assemelhou muito a " Quem é você Alasca" , contudo ambos tem essências diferentes, Ezra é BEM diferente de Miles Halter!
    Abraços!

    http://portaldosculturosos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Menina! Concordo inteiramente com você! Adorei a forma de escrita de Robyn e com certeza "O Começo de Tudo " foi um dos melhores livros que li ano passado! Mas de qualquer jeito se assemelhou muito a " Quem é você Alasca" , contudo ambos tem essências diferentes, Ezra é BEM diferente de Miles Halter!
    Abraços!

    http://portaldosculturosos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...