domingo, 12 de maio de 2013

Concursos Literários #14


Mais uma leva de editais para os escritores de plantão! ;)

Inscrevam-se! ;)

2º Prêmio Literário Narciso de Andrade
Prazo: 15 de maio de 2013
Fonte:  Ed. Costelas Felinas
Informações:
a) concurso de poesias

Regulamento:
Enviar uma única cópia de 25 poemas de sua autoria (até 25 linhas) - espaços entre as estrofes contam. Tema livre. O trabalho não precisa ser inédito. (poemas digitados em fonte TIMES NEW ROMAN – tamanho 12 e impressos em qualquer tamanho de sulfite).
Atenção: Os trabalhos enviados não serão devolvidos. Dê um título para o livro – crie um pseudônimo Coloque os poemas em um envelope grande e dentro deste, em um envelope menor e lacrado coloque o título de seu livro, seu pseudônimo, seu nome e endereço completos.

Envie para: Cláudia Brino e Vieira Vivo
Cx postal 156 – Centro
São Vicente – SP – Brasil
11.310-971

Inscrição até dia 15 de maio de 2013 - valendo o carimbo postal do correio.

O resultado será publicado no  blog e no Face /claudia.brino no mês de junho de 2013.
Maiores informações: cacbvv@gmail.com
Conheça nosso trabalho visitando o blog e o catálogo da Ed. Costelas Felinas.

Concurso Literário Padre João Maia 2013 
Prazo: 16 de Maio de 2013



Informações: 
a) Concurso de Prosas e Poesias
b) Mote: Rota dos elementos: a água – fontes de mergulho e moinhos
c) Voltado a autores portugueses sem qualquer livro publicado

Premiação:
 I) € 75,00

Organização: Município de Vila de Rei
Contato e Dúvidas: geral@cm-viladerei.pt

Concurso Literário “Acordando as Palavras” - 115 anos de Agudos 
Prazo: 16 de Maio de 2013 

Informações: 
a) Concurso de Poesias
b) Restrito a residentes em Agudos - SP 
c) Categorias: Infantil (até 9 anos e 11 meses), Infanto-Juvenil (10 anos até 14 anos e 11 meses), Juvenil (15 anos até 20 anos e 11 meses), Sênior (21 anos até 24 anos e 11 meses) e Adulto (acima de 25 anos)  

Organização: Prefeitura de Agudos - SP 
Contato e Dúvidas: educacao@agudos.sp.gov.br 

Regulamento: A Prefeitura de Agudos, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, promove o Concurso Literário “Acordando as Palavras”, em comemoração aos 115 anos de Agudos, que serão completados no próximo mês de julho. O objetivo é incentivar e desenvolver a cultura da poesia no município, e publicar uma antologia poética. Todo agudense está convidado a participar. Basta escrever um poema sobre qualquer tema. Os inscritos serão divididos entre as categorias Infantil (até 9 anos e 11 meses), Infanto-Juvenil (10 anos até 14 anos e 11 meses), Juvenil (15 anos até 20 anos e 11 meses), Sênior (21 anos até 24 anos e 11 meses) e Adulto (acima de 25 anos). Cada autor pode enviar até dois poemas inéditos, sem ultrapassar uma lauda. Os textos devem ser entregues na Biblioteca Municipal “Professor Gama e Silva”, aos cuidados de Tino ou Mônica, das 8h às 12h e das 14h às 17h, entre 15 de abril e 10 de maio. O julgamento das obras ocorrerá no dia 16 de maio, às 19h, na biblioteca municipal. Os cinco primeiros classificados de cada categoria serão diplomados e terão seus poemas publicados na “Antologia Poética – Agudos, 115 anos”.

22º Concurso Poemas no Ônibus e no Trem de Porto Alegre 
Prazo: 17 de Maio de 2013 

Informações: 
a) Concurso de Poesias 
b) Inscrições pessoalmente OU pelos correios OU pelo site 

Premiação: 
I) Publicação em antologia (30% dos exemplares a serem divididos entre os autores) II) Veiculação no transporte coletivo de Porto Alegre Organização: Prefeitura de Porto Alegre - SMC EPTC, Companhia Carris Porto-Alegrense, ATP e Trensurb Contato e Dúvidas: poemasonibus@smc.prefpoa.com.br 

Regulamento: 
1. DA FINALIDADE: Estimular e divulgar, de forma abrangente, a produção poética. Para tanto, o Município de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em parceria com a Companhia Carris Porto-Alegrense, a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) e a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A - Trensurb, propõem a 22ª edição do Concurso Poemas no Ônibus e 10ª edição do Poemas no Trem, que selecionará até 50 (cinquenta) poemas, de acordo com a demanda por parte das empresas de transporte coletivo, para veiculação na frota de ônibus de Porto Alegre e nos trens da Empresa Trensurb, ressaltando a soberania do Júri na seleção dos mesmos. 

2. DA ORGANIZAÇÃO: O concurso será organizado pela PMPA, através da Secretaria Municipal da Cultura. 

3. DA INSCRIÇÃO:
3.1. As inscrições podem ser feitas de 01 de abril a 17 de maio de 2013, e podem ser feitas de três formas: 3.1.1. INSCRIÇÃO NA COORDENAÇÃO DO LIVRO E LITERATURA (CLL): cada candidato deverá entregar 06 (seis) cópias do trabalho inscrito e trazer os dados para preencher sua ficha de inscrição (anexo 1). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Coordenação do Livro e Literatura / Editora da Cidade (Av. Erico Verissimo, 307 – Bairro Menino Deus. Porto Alegre - RS). 3.1.2. INSCRIÇÃO PELO CORREIO: cada candidato deverá enviar 06 (seis) cópias do trabalho inscrito e a ficha de inscrição preenchida (anexo 1). A postagem deverá ser efetuada até o dia 18 de maio (será considerada a data do carimbo dos Correios), para o seguinte endereço: 
Concurso Poemas no Ônibus e no Trem Edição 2012 
Coordenação do Livro e Literatura 
Av. Erico Verissimo, 307, Bairro Menino Deus Porto Alegre / RS CEP: 90160-181 
A confirmação da inscrição pode ser feita pelo telefone 0xx 51 3289.8074 ou pelo e-mail poemasonibus@smc.prefpoa.com.br 
3.1.3. INSCRIÇÃO PELA INTERNET: cada candidato poderá inscrever APENAS um poema, sob pena de anulação, que deverá ser enviado em formato Word junto com a ficha de inscrição, disponível no site da Prefeitura, preenchida com todos os dados solicitados nela: nome completo, endereço completo, telefone para contato, e-mail, profissão, como ficou sabendo do concurso, título do trabalho. Se não houver título, o autor deverá identificar o poema com o primeiro verso. As inscrições só poderão ser feitas até às 18h (horário de Brasília) do dia 17 de maio, depois desse horário, o acesso será bloqueado. Se por ventura o sistema aceitar o ingresso de inscrição, a mesma não será considerada válida após o horário estipulado acima. Os trabalhos inscritos no site serão impressos pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa). 
A confirmação da inscrição pode ser feita pelo telefone 0xx 51 3289.8074 ou pelo e-mail poemasonibus@smc.prefpoa.com.br. Site para inscrição: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smc/default.php?p_secao=172 
IMPORTANTE: Cada participante só poderá realizar uma única inscrição pela internet, mais de uma implicará na desclassificação automática do candidato no concurso. 
ATENÇÃO: quando for feito o anexo do arquivo do poema, o mesmo deverá conter apenas o poema e título, se houver. 
3.2. As inscrições SOMENTE serão efetivadas mediante a entrega do poema de acordo com as seguintes regras: 3.2.1. cada candidato poderá inscrever somente 1 (hum) único poema que deve ser inédito; entende-se como inédito o poema nunca antes publicado em QUALQUER veículo, seja impresso ou eletrônico (sites, blogs etc). 3.2.2. o poema deverá ter no máximo 14 (quatorze) versos (linhas), em Língua Portuguesa; 3.2.3. entregar 06 (seis) cópias do poema, quando efetuada a inscrição na CLL ou pelo Correios. A inscrição pela Internet obedecerá outra norma. 3.2.4 não serão aceitas cópias manuscritas; os poemas inscritos deverão ser entregues datilografados ou digitados em folha de papel A4 ou ofício, em fonte 12, espaçamento de linha 1,5, no formato vertical e sem imagens, contendo no máximo 45 toques cada verso. Leia-se toque qualquer tecla acionada no teclado no ato da digitação do texto: pontuação, espaço, etc. Não serão aceitas inscrições de poemas no formato horizontal da folha. 3.2.5 em cada cópia constará, além do poema, APENAS o título do trabalho. 3.2.6 no caso de inscrições pelos Correios e/ou pessoalmente, NÃO serão aceitos trabalhos que não estiverem estritamente de acordo com este REGULAMENTO e, em envelope anexo, o candidato deverá enviar a ficha de inscrição (anexo 1) preenchida com todos os dados solicitados: 
• Nome completo.
• Dados de documento de identidade (número, órgão expedidor, local de expedição); 
• Endereço completo; 
• Telefone para contato; 
• E-mail, se houver; 
• Profissão; 
• Como ficou sabendo do concurso e por que está participando; 
• Título do trabalho; se não houver título, o autor deverá identificá-lo com o primeiro verso. 
3.3. A organização do concurso não se responsabiliza por eventuais problemas de revisão de poemas cuja ficha de inscrição não apresente os dados completos (artigo 3.2.6) 3.4. Os poemas enviados que não estiverem de acordo com o REGULAMENTO terão automaticamente suas inscrições invalidadas. 3.5. As inscrições que não estiverem de acordo com o REGULAMENTO serão automaticamente invalidadas. Obs: Caso ocorra qualquer problema na inscrição do candidato pela internet , em hipótese alguma deverá ser enviado um novo trabalho, isso implicará numa nova inscrição, não permitida pelo REGULAMENTO. Neste caso, o participante deve procurar a organização do concurso pelos contatos: 51 3289.8074 ou pelo e-mail poemasonibus@smc.prefpoa.com.br 
4. DA PARTICIPAÇÃO: 
4.1. O Concurso é aberto a todos os interessados, exceto aos funcionários da PMPA, de acordo com a LC 133/85 (CC´s, estagiários, terceirizados e funcionários de autarquias), e dos parceiros da ATP, Carris e Empresa Trensurb. Essa exceção não se aplica aos aposentados. Os trabalhos inscritos não serão devolvidos. O ato da inscrição de todos os trabalhos implica automaticamente na cessão dos direitos autorais para publicação (adesivos, coletânea Poemas no Ônibus e no Trem e meios eletrônicos) ou utilização em qualquer outra forma de veiculação do Projeto, sempre que assim for decidido pela SMC. 
5. DA SELEÇÃO: 
5.1. A Secretaria Municipal da Cultura, através da Coordenação do Livro e Literatura (CLL), designará um júri composto por 5 (cinco) pessoas representativas da área da literatura, nomeado pelo Secretário Municipal da Cultura através de Portaria. A este júri confere-se o poder soberano de seleção de até 50 poemas. 5.2. A Comissão de Seleção terá como critérios: Criatividade, Ineditismo, Qualidade do Texto (ortografia, normas da língua oral e escrita, estilo). 5.2.1 A Comissão Julgadora atribuirá a cada trabalho pontuação na escala de 1 a 5 para cada critério supracitado, sendo que a nota mínima, 1, deverá ser atribuída ao critério que menos se adequar aos objetivos deste concurso e a nota máxima, 5, àquele que melhor se adequar ao mesmo. Os premiados serão aqueles que atingirem os maiores valores no somatório de pontos. 5.2.2. As pontuações não serão divulgadas. A decisão do Júri é soberana e estará alicerçada pelos critérios que balizam sua escolha. 5.3. A arte gráfica da matriz onde o poema será impresso é elaborada por uma equipe especializada e, uma vez inscrito o poema, o autor concorda com essa condição, isentando-se de qualquer questionamento quanto à apresentação gráfica da matriz. OBS: a disposição visual do poema será mantida tal qual o autor inscreveu no concurso. 5.4. O corpo de jurados receberá a título de cachê pelo trabalho de seleção dos poemas o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) a cada jurado. 
6. DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO: 
O resultado do Concurso será divulgado durante o mês de setembro de 2013, e pode ser conhecido através do telefone 156 (número de informações da PMPA), do site da PMPA (www.portoalegre.rs.gov.br, entrar em Secretarias, clicar em Cultura, depois em Literatura e Poemas no Ônibus) e terá publicação no Diário Oficial de Porto Alegre e em jornal de grande circulação na Cidade. Os autores selecionados serão avisados por telefonema ou e-mail, em momento oportuno. A coletânea dos poemas selecionados/2013 será lançada na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre. 
7. DOS RECURSOS:
7.1.Os interessados poderão impugnar este Edital/Regulamento até 05 (cinco) dias úteis antes da abertura das inscrições com base na Lei 8666/93, artigo 41. Os pedidos de impugnação devem ser protocolados na Coordenação do Livro e Literatura (haverá formulário específico a ser preenchido no local), mesmo endereço das inscrições. Perderá o direito de impugnar o presente Regulamento quem não o fizer no prazo previsto. Os inscritos, portanto, estarão, automaticamente, em concordância com os termos deste Regulamento. 7.2 Da decisão da Organização do Concurso que inabilitar as inscrições apresentadas, em razão de documentos exigidos ou apresentados em desconformidade com o exigido, caberá recurso administrativo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da publicação do resultado no DOPA e protocolados na Coordenação do Livro e Literatura. O recurso apresentado será julgado no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis. 
8. DA PREMIAÇÃO: 
O prêmio aos selecionados será a veiculação dos poemas nos ônibus de Porto Alegre e trens da Trensurb, e a edição e lançamento de livro com os poemas selecionados, mais uma cota de livros equivalente 30% do total da edição, valor a ser dividido entre os autores selecionados a título de quitação de direitos autorais. 
9. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: As despesas decorrentes do presente Concurso correrão por conta da dotação orçamentária n° 1003.2429.339036;1003.2429.339039;1003.2429.339031. 
10. DAS OUTRAS DISPOSIÇÕES: 
A inscrição dos trabalhos neste concurso implica conhecimento integral dos termos do presente Regulamento. Casos omissos serão resolvidos pela SMC, observada a legislação pertinente. 
11. DO CRONOGRAMA: 
11.1 Inscrições: de 01 de abril a 17 de maio de 2013. 11.2 Seleção: primeira quinzena de agosto de 2013. 11.3. Divulgação do resultado: segunda quinzena de agosto de 2013. 11.4. Lançamento do livro: em dia a confirmar, durante a 59ª Feira do Livro de Porto Alegre. INFORMAÇÕES e obtenção do inteiro teor do Regulamento. Coordenação do Livro e Literatura Centro Municipal de Cultura Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (Av. Erico Verissimo, 307; CEP: 90.160-181) e-mail: poemasonibus@smc.prefpoa.com.br; www.portoalegre.rs.gov.br/smc Telefone: 0xx 51 3289 8074 Horário: das 09h às 12h e das 14h às 18h. Porto Alegre, 27 de março de 2013. Roque Jacoby Secretário Municipal da Cultura 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...