segunda-feira, 15 de abril de 2013

[Resenha] A Seleção - Kiera Cass

Ganhei o livro de presente de aniversário de umas amigas e assim que vi a capa já sabia que iria ser mais um infanto-juvenil com um triângulo amoroso e história cheia de frufru. Eu só não adivinhei que ela iria me prender de um jeito que não sei nem explicar. É fato que eu não gosto desses tipos de livros, mas A Seleção me puxou pelas pernas e me derrubou de uma forma incrível. E olhe que não fui a única, viu? Muita gente também passou pelo mesmo que eu. 
O livro, que é o primeiro da trilogia de mesmo nome, conta a história de uma seleção tipo Big Brother para ver com quem o jovem príncipe de Illéa, Maxon, irá se casar. São trinta e cinco meninas e várias eliminatórias. Illéa é um país no futuro onde as classes sociais são divididas em castas. Claro que a personagem principal, America, é de uma casta menor (a cinco, de artistas) e sofrida, que no começo não quis se inscrever, olhava com desdém a seleção e já tinha um namorado, Aspen (só que ele era da casta quatro, e moças não podem se casar com rapazes das castas “abaixo”). Mas após muita insistência da família e de uma briga com Aspen, ela se inscreve e acaba sendo selecionada e indo morar no magnifico castelo e tendo regalias que ela nunca pensaria em ter. E claro, também, que o príncipe fica com os quatro pneus arriados por ela logo no começo da seleção e ela acaba ficando atraida por ele.
America é aquele tipo de personagem que muitas vezes dá raiva por ser tão indecisa ou teimosa demais (personalidade típica de protagonista desses livros). O livro é muito leve, não é atoa que li em menos de um dia. Você senta pra ler e de repente já acabou, e você não sabe o que foi que te atingiu. Todos os personagens são bem simples, nada confuso ou misterioso, as partes que deveriam ser tensas não causou tanto assim. Tem várias partes fofas entre Maxon e America, e várias partes que dá vontade de matar certos personagens. Enfim, mesmo sendo muito clichê, a história é boa, talvez seja porque é narrada em primeira pessoa e você acaba se colocando no lugar da personagem. Até porque, qual menina nunca quis ser uma princesa? 
A única coisa que me deixou realmente com raiva, apesar de ter sido uma ótima sacada da autora, foi que o livro termina de um jeito tão abrupto, que deixa a pessoa mega frustrada. Mas não tem nada não. Aumentou mais ainda a curiosidade de ler A Elite, segundo livro que será lançado em breve no Brasil. E pra você que está pensando que essa é mais uma história distópica, a la Jogos Vorazes, tire essa ideia da cabeça. As únicas coisas parecidas é que ela tem uma irmã mais nova, o processo de escolha é televisionado e elas se arrumam lindamente nas apresentações. 

Livro: A Seleção 
Autor: Kiera Cass 
Editora: Seguinte 
Lançamento: 2012 
Tradução: Cristian Clemente 
Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

Sobre a Autora:
Suelen DiasSuelen Dias é formada em Marketing e se aventura diariamente em sua segunda graduação, Jornalismo. Colunista do site Up!Brasil, juntou-se com as amigas para colaborar neste blog. Adora um bom chick-lit, romance e às vezes um drama ou aventura. Super encara, ou melhor, devora livros de banca sem preconceito.

3 comentários:

  1. Pois é, todo mundo falando super bem desse livros.
    Ele nem tinha despertado minha atenção, mas agora que o segundo saiu e está todo mundo lendo, comecei a saber mais da história e eu meio que quero e não quero ler.
    Eu meio que já tô cheia de história assim, mais essa tem uma coisas diferentes, acho que o lance da eliminação das concorrentes é legal pois a gente fica na expectativa para saber que vai sair. Ou se a concorrente que a gente torce que vai ganhar.
    Enfim, talvez futuramente lerei o livro. Gostei da resenha.
    Beijos....

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida um livro que me pegou desprevenida, não esperava gostar tanto da estória.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Sabe que eu vejo muitos pontos de Jogos Vorazes em A Seleção? É claro que enquanto THG é brutal A Seleção tenta mascarar tudo isso com príncipes e palacetes. A Elite nos mostra mais disso, nos deixa ver com mais clareza os pontos distópicos da história.

    Eu também achei que não ia curtir o livro, e quando eu vi estava presa do início ao fim e querendo mais e mais! Me apaixonei pelo Aspen, dai eu conheci o Maxon e esqueci o pobre Seis. Mas a vida é uma bitch e lendo A Elite acabei caindo de amores pelo Aspen mais uma vez. Sinto que vou sofrer amando ele, assim como sofri com o Gale, mas faz o que?

    E, por fim, deixo aqui um convite: também fiz uma resenha de A Seleção, no link http://migre.me/elZyt, que tal dar uma conferida? Gostaria de saber tua opinião sobre ela. :)

    Att.,
    Eduarda Henker
    Só mais um
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...