terça-feira, 18 de dezembro de 2012

[Cursos] Programação da 9º edição do Verão e Poesia

Foto por Dirceu Rodrigues
(Informações e imagem via Casa das Rosas)

Em 2013, a partir de 12 de janeiro, a Casa oferece oficinas gratuitas de videopoesia, criação poética, elaboração de escrita para ficção e história do Haicai, parte da programação do nono Verão de Poesia. As inscrições devem ser feitas na recepção da Casa das Rosas a partir da quarta-feira, 19 de dezembro.

Todas as oficinas dão direito a certificado digital de participação para quem tiver mínimo de 75% de frequência. Com exceção da oficina “Videopoesia: Da teoria à prática”, que tem 15 vagas disponíveis, o número de vagas disponibilizadas para cada oficina é de 35 alunos.

Confira a seguir a programação.

VIDEOPOESIA: Da teoria à prática.
Por Donny Correia
Sábados, 12, 19 de janeiro e 2,16 e 23 de fevereiro, das 15h às 17h30.
O curso abordará conceitos históricos e estéticos do cinema de poesia desde suas origens nos anos 1920, passando pelo surgimento da videoarte, nos anos 1960, até os videoartistas britânicos dos últimos 30 anos. Paralelamente a esta etapa expositiva, os alunos formarão grupos de trabalho para conhecerem alguns conceitos práticos da realização de um videopoema, como ideia básica, roteiro, captação de imagem e tratamento. No final, cada grupo terá realizado um breve videopoema a partir de um tema comum discutido com o professor.
É desejável que o aluno tenha noções de qualquer software de edição.
Vagas: 15.

Donny Correia, poeta e cineasta, é gerente de programação da Casa Guilherme de Almeida.

POESIA, SAUDADE DA PROSA
Por Tarso de Melo
Terças-feiras, 15, 22 e 29 de janeiro e 5,19 e 26 de fevereiro, 19h30.
Uma oficina de criação poética em homenagem ao poeta português Manuel António Pina (1943-2012), dedicada a pensar sobre – e desafiar criativamente – o que é escrever poesia em nosso tempo, tendo como referência a leitura de um grande poeta, vencedor do Prêmio Camões 2011, que lidou de modo exemplar com as questões que se colocam para a poesia contemporânea.
Vagas: 35.

Tarso de Melo é autor de diversos livros de poesia, sendo o mais recente Caderno Inquieto (Dobra, 2012). É também advogado e professor universitário, mestre e doutor em Filosofia do Direito pela USP.

HAICAI – Um exercício de iluminação poética
Por Edson Cruz
Quintas-feiras, 17, 24 e 31 de janeiro e 7,21 e 28 de fevereiro, das 19h30 às 21h30.
Na Oficina, veremos alguns aspectos históricos do Haicai Clássico, sua forma original, como ele foi recepcionado e praticado no Brasil e qual é a essência de sua busca. Analisaremos alguns haicais clássicos, algumas traduções e exercitaremos a fatura de nossos próprios haicais com exercícios e jogos feitos em aula.
Vagas: 35.

Edson Cruz é poeta e editor do site Musa Rara (www.musarara.com.br).
A ESCRITA EM DIA
Por Paulo Nogueira.
Sábados, 19, 26 de janeiro, 2,16 e 23 de fevereiro e 2 de março, 10h.
As aulas fornecerão ensinamentos sobre como escrever uma obra de ficção (romance, conto, roteiro, peça). Será atribuída uma “lição de casa” entregue pelo aluno na aula seguinte, para a respectiva avaliação e discussão.
Vagas: 35.
Paulo Nogueira é escritor e tradutor, autor de oito romances e um volume de crônicas. Jornalista cultural e crítico das revistas Bravo!, Época e Piauí.

SERVIÇO
Programação Verão de Poesia – Oficinas gratuitas 
A partir de 12 de janeiro de 2013.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Av. Paulista, 37
De terça-feira a sábado, das 10 às 22 horas; domingos e feriados, das 10 às 18 horas
(passível de alteração, de acordo com a programação).
Tel.:             (11) 3285-6986       /             (11) 3288-9447      
E-mail: contato@casadasrosas.org.br.
Convênio com o estacionamento Patropi: Al. Santos, 74.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...