segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Indicações da semana #21 - Luis Fernando Verissimo

Olá pessoal!
Já todo mundo está comentando sobre o Luis Fernando Verissimo, resolvemos fazer as Indicações da Semana só com os livros dele! Cronista genial, os livros do autor gaúcho são ótimas companhias para quem quer fugir do tédio, dar boas risadas e refletir sobre a vida! 

Livro: Diálogos Impossíveis
Autor: Luis Fernando Verissimo
Páginas: 176
Editora: Objetiva
Sinopse: Drácula e Batman discutem no asilo. Robespierre tenta subornar o carrasco. Goya e Picasso conversam sob o sol da Côte d’Azur. Juvenal planeja matar a mulher, Marinei, que o despreza. A recém-casada Heleninha pede conselhos ao urso de pelúcia.
Qual um existencialista dotado de senso de humor, Verissimo persegue em suas crônicas o absurdo que marca a existência humana – salvo engano, a única que se preocupa com o seu propósito, o seu término e se alguém está falando demais na hora do pôquer. Em nenhum momento essa maldição se torna mais evidente do que na hora em que o homem abre a boca. Então, o que era para comunicar acaba é “estrumbicando”.
Tais constatações podem ser verificadas em seu novo livro, Diálogos impossíveis, seja no diálogo imaginário de Don Juan tentando seduzir a própria Morte ou na conversa cotidiana de um casal que se desentende na hora de dormir. Tanto faz. O homem – e, sejamos igualitários, a mulher – parece falar o que não deve e calar no fundamental. Para sorte do leitor, Verissimo está sempre por perto, registrando os hilariantes momentos em que o ser humano exerce sua vocação para a confusão:
– Não somos muito diferentes – diz Drácula.
– Somos completamente diferentes! – rebate Batman. – Eu sou o Bem, você é o Mal. Eu salvava as pessoas, você chupava o seu sangue e as transformava em vampiros como você. Somos opostos.
– E no entanto – volta Drácula com um sorriso, mostrando os caninos de fantasia – somos, os dois, homens-morcegos...
Batman come o resto do seu iogurte sob o olhar cobiçoso do conde.
– A diferença é que eu escolhi o morcego como modelo. Foi uma decisão artística, estética, autônoma. – E estranha – diz Drácula. – Por que morcego? Eu tenho a desculpa de que não foi uma escolha, foi uma danação genética. Mas você?
Nas crônicas reunidas neste volume, Luis Fernando Verissimo escreve sobre impossibilidade, incomunicabilidade e mal-entendidos. Escreve, enfim, sobre a vida.
Leia trecho do livro em pdf.

Livro: Aquele estranho dia que nunca chega
Autor: Luis Fernando Verissimo
Páginas: 238
Editora: Objetiva
Sinopse: Na crônica, ele é o craque maior da nossa seleção. Quando radiografa a família brasileira, revela, com sensibilidade única, as pequenas infâmias de todos nós. Plenamente identificados com seus personagens, rimos de suas fraquezas - e das nossas. Se o assunto é política nacional, é crítico implacável.
Com coragem, aponta a nudez do rei, desvelando as muitas faces do poder. Mas se o assunto é futebol, ele é o torcedor apaixonado que acompanha com sofrida teimosia a pátria de chuteiras. Claro que estamos falando dele: Luis Fernando Verissimo, que marca mais um gol de placa.
Aquele Estranho Dia que Nunca Chega faz parte de uma coleção de três volumes publicados simultaneamente com os melhores textos do escritor gaúcho sobre a vida íntima; política e economia; futebol, cinema e literatura. Ouro puro, um brinde de humor e inteligência aos leitores.


Livro: Todas as histórias do analista de Bagé
Autor: Luis Fernando Verissimo
Páginas: 80
Editora: Objetiva
Sinopse: Histórias deliciosas do personagem clássico de Luis Fernando Verissimo.  Ele recebe seus clientes de bombacha e pés no chão, nunca deixa de oferecer um chimarrão e o divã de seu consultório é coberto com um pelego.

Psicanalista da linha "freudiano barbaridade" é acusado de ser grosseiro e machista, mas se defende: "digo o que tenho que dizer, o último desaforo que levei para casa foi a minha mulher."

Assim é o Analista de Bagé um dos personagens mais marcantes de Luis Fernando Verissimo, que está de volta numa reedição atualizada com histórias deliciosas deste clássico do humor brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...